Buscar

Relatorio Aula Pratica Quimica Analitica Quantitativa - Aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA– AULA 1
	NOME: Wanderleya Micaely do Nascimento Silva
	MATRÍCULA: 01325830
	CURSO: Farmácia
	POLO: Carpina / PE
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): Fernanda Carolina Gomes Barbosa
	TEMA DE AULA: CALIBRAÇÃO DE MATERIAL DE VIDRO VOLUMÉTRICO 
OBJETIVOS / DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ACIDEZ NO VINAGRE / PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO DE HCL 0,1 MOL/L
RELATÓRIO:
1ª) Qual a importância da calibração das vidrarias para a química analítica quantitativa?
Bons resultados de um laboratório dependem da manipulação correta dos equipamentos a serem utilizados. Um dos procedimentos de suma importância é a calibração, a qual deve ser feita periodicamente em vidrarias volumétricas e graduadas como pipetas, buretas, provetas, balões volumétricos, entre outros usados no laboratório. A calibração tem como finalidade verificar se a medida obtida por um equipamento é compatível com o esperado, a fim de corrigir qualquer tipo de erro, reduzindo, de forma considerável, custos com desperdícios e retrabalhos. A má calibração ou não calibração destas vidrarias pode apresentar resultados não confiáveis.
2ª) Como as vidrarias podem ser divididas segundo a classificação analítica?
Podem ser divididas em volumétricas e não volumétricas. E são classificadas de acordo com o seu: 
• Tamanho
As vidrarias laboratoriais podem ter diversos tamanhos e essa característica, em geral, está relacionada à sua capacidade.
• Capacidade
A capacidade de uma vidraria para laboratório se refere à quantidade de volume suportada. Nesse sentido, a variedade pode ser muito grande desde poucos mililitros até alguns litros.
• Função
As vidrarias para laboratório são geralmente utilizadas para armazenamento de líquidos. Entretanto, sua função não se restringe somente a isso, elas podem ser usadas para medir um volume específico de fluído, ale de serem úteis na preparação de soluções, reações, na pipetagem e no processo de solubilização de um composto. Desse modo, cada vidraria para laboratório possui sua peculiaridade e é destinada a um papel.
3ª) Qual a forma correta de se armazenar uma vidraria quantitativa sem que ela perca sua calibragem inicial? E para que se deve ter esse cuidado?
O armazenamento de forma segura de vidrarias minimiza possíveis danos as peças. Deve-se tampar as vidrarias ou cobri-las com papel alumínio. Antes de guardar deve-se generalizar de maneira correta para evitar contaminação e alteração de resultados de possíveis experimentos.
4ª) Para a análise química quantitativa a medida correta dos materiais é importante por qual motivo?
A precisão e a exatidão são extremamente importantes dentro de um laboratório, pois ajudam a garantir que os dados conquistados durante os testes são verdadeiros e representam a verdade sobre o que está sendo pesquisado. Ao utilizar esses conceitos, o profissional acaba conquistando mais credibilidade e garantindo que o trabalho está seguindo na direção correta. 
5ª) Quais os procedimentos básicos para se determinar a acidez de um material? 
Pela passagem da corrente elétrica que passa pela solução, relacionada a quantidade de íons H+ livres de líquidos, quanto mais íons H+ livre, maior o caráter ácido, para essa medição pode ser usado um pHmetro ou fitas de pH que usa indicadores para indicar pH aproximado da solução.
6ª) Por qual razão essa determinação é uma análise quantitativa?
Pois ocupa-se inicialmente em evidenciar a presença de determinado componente, e encarrega-se de determina-lhe a composição exata de seus constituintes. Utilizando-se de processos mais refinados na determinação da estrutura de substâncias incógnitas. 
7ª) Como é feito o procedimento de análise volumétrica? 
Análise volumétrica ou volumetria é um processo que serve para determinar a quantidade de soluto em uma solução pela medição do volume de uma segunda solução de concentração conhecida que reage com a primeira ao se colocar a segunda solução ácida da qual se tem conhecimento da volumetria, a base contida na primeira solução básica sem com conhecimento da volumetria, a base contida na primeira solução irá reagir com o ácido da segunda solução e é possível descobrir a quantidade de base na primeira.
8ª) Qual o tipo de volumetria realizada e qual a importância desta análise para a analítica?
Volumetria por neutralização
A análise neste caso ocorre entre um ácido e uma base. Se for usada uma base como solução problema, a concentração da solução é determinada pela adição de um ácido. Agora, se for um ácido a solução problema, a solução padrão precisa ser básica para chegar a concentração final. Exemplo: essa análise é usada para determinar a concentração de NaOH (hidróxido de sódio) que é uma base, através de uma solução padrão de H2 SO4 (ácido sulfúrico) que é ácida. 
9ª) A volumetria pode ser empregada na farmácia?
Sim, já que análise volumétrica é um procedimento laboratorial em que utilizamos certo volume de uma solução de concentração conhecida para determinar a concentração de outra solução. O volume da solução de concentração conhecida será determinado quando ela reagir completamente com a solução de concentração desconhecida, ou seja, as soluções envolvidas devem reagir entre si. 
10ª) Qual o procedimento correto para se realizar o preparo de uma solução?
Para a preparação da solução, inicia-se com a separação dos matérias incluindo as vidrarias. O primeiro seria o balão volumétrico e o ácido clorídrico concentrado. Deve-se usar água destilada para fazer a diluição do ácido que se encontra concentrado. Com o ácido com concentração a 37% e de densidade 1,19 g por ml. Inicia-se colocando a água destilada no balão volumétrico, em seguida coloca-se 2,1 ml de ácido, e em seguida para encher o balão com o limite demarcado com água destilada. 
11ª) Se a pesagem ou medida volumétrica realizada ao prepara a solução não estiver analiticamente correta a solução terá a concentração desejada?
Não, pois se o soluto ou solvente não forem de fato colocados nas proporções corretas a diluição e a concentração da solução não será a desejada.
12ª) Por qual motivo se deve padronizar uma solução antes de se utilizar?
Através do processo de padronização, é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada. Diante disso as soluções de padronização são utilizadas para que erros não sejam cometidos.
Referências Bibliográficas 
http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2/
http://www.manualdaquimica.com/quimica-geral/vidrarias-laboratorio.htm

Continue navegando