Buscar

atv 3 reprodução

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Paulo e João estão casados há mais de 05 anos e resolveram que era o momento de terem um filho. Eles procuraram uma clínica de fertilização para viabilizarem o seu desejo. Após a coleta dos gametas, eles esbarraram em dois problemas: eles não sabiam qual dos dois seria o doador do sêmen e quem seria o útero solidário, uma vez que ninguém na família se ofereceu para assim o fazer. Responda as questões abaixo:
a) Quais as alternativas que o casal tem em relação a quem irá gestar a criança, pautados nos princípios éticos da legislação brasileira?
A reprodução assistida para casais homossexuais masculinos tem maior complexidade, uma vez que é necessário o procedimento ser realizado com o auxílio do útero de substituição, carinhosamente denominado de barriga solidária.
Para estes casais, a mulher que doará temporariamente o útero para receber o embrião e gestar deve pertencer à família, podendo essa ligação familiar ser de até quarto grau, ou seja, pode ser barriga solidária mãe, irmã, avó, tia, ou prima de um dos envolvidos.
Os óvulos devem ser obtidos por ovodoação, ou seja, é necessário adquirir esse material genético feminino em clínicas de reprodução humana. A escolha dessa doadora — que é anônima, o casal não pode ter acesso a essa mulher — respeitará as características físicas desses parceiros, sendo que um deles será o progenitor, ou seja, o sêmen de apenas um será utilizado no processo de Fertilização in Vitro.
Identificado qual dos parceiros é apto, o material biológico é colhido e o óvulo doado será fertilizado em laboratório e posteriormente transferido para a mulher que será o útero de substituição.
Todo esse processo envolve autorização junto ao CFM, pois, o Conselho é responsável por verificar se o tratamento respeitou as normas de reprodução assistida, sendo elas: material biológico oriundo de ovodoação e útero de substituição sem nenhuma transação financeira.
No exterior a barriga de aluguel é regulamentada, sendo que a mulher que gera a criança é contratada pelo casal e recebe por isso. No Brasil, tal situação é proibida, desta forma, todo esse processo deve ocorrer de forma altruísta, permitido por lei com parentesco de até 4º grau entre os envolvidos.
b) Após resolver essa questão, discorra sobre quais os testes pré-implantação deverão ser feitos para garantir a viabilidade do embrião.
Seus embriões podem ser testados em busca de anormalidades antes de eles serem transferidos para o útero. Isso se chama teste genético pré-implantacional. Isto é realizado usando a fertilização in vitro.
Uma ou mais células de cada embrião são enviados ao laboratório de genética onde são analisados. Os embriões geneticamente saudáveis são então transferidos para o útero, onde eles deverão se fixar e implantar produzindo uma gravidez.
Qual teste genético pode ser feito?
Células dos embriões podem ser testadas para um único gene que pode produzir uma doença específica. Isto irá mostrar se um embrião é normal (sem a doença) ou afetado (com a doença). Além disso pode mostrar se o embrião carrega a doença, mas não é afetado por ela. Um embrião não afetado, mas carregando a doença pode passar a doença para seus filhos, mas não irá apresentar nenhum sinal da doença. O cariótipo é outro tipo de teste genético que avalia os cromossomos. É realizado durante a gravidez por biópsia dos vilos coriônicos ou por amniocentese. Este teste mostra se o feto tem alguma mais ou menos cromossomos do que o usual 46. Ter mais ou a menos cromossomos pode acarretar em desordens como por exemplo a Síndrome de Down (trissomia do 21) ou Síndrome de Patau (trissomia do 13). O teste de cariótipo também pode identificar quando existem cromossomos fora de ordem, isso é chamado de translocação, e pode causar problemas de crescimento e funcionais.
O número de testes genéticos aumenta a cada ano.
O que é Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD)?
PGD envolve testar o embrião antes da implantação para uma doença genética específica e já conhecida. O PGD ao ser utilizado permite identificar os embriões não afetados (normais) pela  doença, que, por  sua vez, podem ser transferidos para o útero gerando bebes saudáveis.
O que é Screening Genético Pré-implantacional (PGS)?
PGS envolve testar o embrião antes da implantação para alguma anormalidade cromossômica desconhecida. Muitos embriões com alterações cromossômicas não proporcionarão gravidez ou causarão abortamento. Todas as mulheres terão alguns óvulos com anormalidades cromossômicas. Todos os homens terão alguns espermatozoides com anormalidades cromossômicas. A porcentagem dos embriões afetados por essas anormalidades depende de diversos fatores, incluindo idade, e histórico de saúde dos pais.
Como o teste genético é realizado?
Uma ou mais células são retiradas (biopsiadas) de cada embrião e enviadas para o laboratório de genética enquanto o embrião permanece em cultura ou é criopreservado no laboratório de FIV.  O teste pode ser realizado em diferentes estágios por diferentes técnicas. Atualmente as técnicas mais eficientes são a de Hibridação Genômica Comparativa (CGH) e o Sequenciamento de Nova Geração (NGS).
Fontes de pesquisa: https://www.clinicaconceber.com.br/publicacoes-cientificas/teste-genetico-pre-implantacional/

Continue navegando