Buscar

doença de Parkinson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doença de Parkinson
A doença de Parkinson é uma enfermidade crônica e progressiva do sistema nervoso central, é caracterizada pelos sinais de rigidez, bradicinesia, tremor e instabilidade postural.
A classificação ocorre em duas formas;
- Idiopática: tem o início tardio, onde o indivíduo tem mais de 40 anos e não possui uma causa especifica.
- Familiar; tem o início precoce, onde o indivíduo tem menos de 40 anos e pode estar relacionada a causa genética.
As manifestações clinicas são;
- Rigidez: é definida como um aumento de resistência aos movimentos passivos. Onde são identificados dois tipos, a rigidez em roda dentada, que é quando o membro vai cedendo o movimento aos poucos e a rigidez cano de chumbo, onde o membro vai cedendo normalmente o movimento.
- Bradicinesia; é definida como uma lentidão e dificuldade na manutenção dos movimentos. É o sintoma mais incapacitante, com a lentidão e o tempo prologando nos movimentos.
- Tremor: é uma oscilação involuntária de alguma parte do corpo, além de ser um tremor em repouso. Aparece nas mãos, antebraço, tronco, mandíbula e língua.
- Instabilidade Postural: é o estreitamento da base de apoio e competição pela atenção e provoca uma dificuldade na desestabilização dinâmica.
O diagnóstico é feito com base na história e na avaliação. O tratamento é feito com medicamentos, geralmente são utilizados a terapia neuroprotetora (selegilina) e a terapia sintomática (l-dopa).
Há uma alteração na marcha, que é chamada de Marcha Festinante, onde a pessoa terá passos cada vez mais rápidos, porém cada vez menores.

Outros materiais