Buscar

PROVA N2 - LITERATURA INFANTIL

Prévia do material em texto

PROVA N2
LITERATURA INFANTIL
QUESTÃO 1
Leia o excerto a seguir:
“Durante a Idade Média, [...] a escola era uma instituição precária, desorganizada, demasiado subjectiva e instável, vulnerável à transmissão de crendices, superstições e ideias fantasistas variadas. [...] Além das escolas eclesiásticas medievais, estabelecidas inicialmente com o desígnio de formar clérigos, existiam somente certos cursos inconsistentes, assegurados por professores e mestres-escola, livres de determinar os seus próprios curricula arbitrariamente. Nesta época, poucas eram as crianças que iam à escola e as que iam também não permaneciam aí por muito tempo”.
FONTES, O. M. Literatura Infantil:Raízes e Definições. Cadernos de Estudo 14, Escola Superior de Educação de Paula Frassinettil. Disponível em: <http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/download/134/103.>. Acesso em: 02 abr. 2019.
 
Com base no excerto apresentado e considerando o conteúdo estudado sobre a educação, em especial, a infantil, do período medieval, analise as afirmativas a seguir.
I. A criança era vista como um adulto em miniatura.
II. Não havia uma literatura destinada, especificamente, para crianças.
III. A criança podia participar de todas as esferas da vida adulta.
IV. Na Idade Média, a escola era aberta a toda a população.
Estão corretas:
RESPOSTA: I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2
A aprendizagem, por meio da pesquisa-ação, em literatura insere o estudante no papel de produtor de conhecimento - cientista da linguagem -, por esse viés as atividades passam a fazer sentido, pois há uma finalidade: a promoção da aprendizagem coletivamente. Além disso, por ser realizada em etapas e por meio de processos, o estudante tem confiança para expor sua pesquisa.
Dito isso, qual a idade correta para aplicar a pesquisa ação no ambiente escolar? Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: Pode ser aplicada desde o primário até o stricto sensu.
QUESTÃO 3
Conforme Juvino (2010, p. 25), “nos contos de fadas modernos, é possível observar que há uma tendência a retomadas de temas e recursos antigos, ou seja, presente e passado se fundem para gerar novos processos. Nessas narrativas, a efabulação é iniciada de imediato, os fatos narrados nem sempre obedecem à linearidade, contando muitas vezes com o uso de flashbacks. As personagens reaparecem através de uma pesquisa satírica e crítica”.
 
JUVINO, A. S. A relação entre os contos de fadas tradicional e o moderno. 2010. 51 p. Monografia (Licenciatura em Letras) - Departamento de Letras e Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
 
Considerando a citação apresentada a respeito do conto moderno, sobre as suas principais características, é correto afirmar que:
 
I. A raiz do conto moderno é de tradição oral.
II. O tempo das narrativas modernas pode ser histórico ou sem determinação.
III. Há uma alternância entre o realismo e a fantasia.
IV. Os problemas são resolvidos por meio do trabalho em equipe.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: II, III e IV
QUESTÃO 4
A pesquisa precisa fazer parte das ações de um professor. O mesmo se aplica para a Literatura Infantil. Um dos pontos fundamentais para uma pesquisa é o método. Em relação a isso, analise as afirmações a seguir:
 
I-          Método, em pesquisas, seja qual for o tipo, é a escolha de procedimentos sistemáticos para descrição e explicação de um estudo. No desenrolar da pesquisa, podem aparecer várias formas de métodos
 
PORQUE
 
II-         É o método que direciona uma pesquisa, primeiro é preciso definir os métodos e em seguida define-se o tema, a pergunta de pesquisa e sua delimitação.
 
A partir da relação entre as duas asserções é correto afirmar que:
RESPOSTA: A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
QUESTÃO 5
A citação a seguir aponta o crescimento da publicação dos quadrinhos para crianças.
 
“Um grande número de recontos e adaptações de textos já consagrados pela crítica ganhou o mercado nos últimos anos. Da narrativa oral africana para a escrita, de obras da literatura universal para produções com texto mais enxuto, voltadas para o leitor menos experiente, de romances mais atuais para histórias em quadrinhos, sem falar em filmes que saíram das telas e ganharam as páginas do livro, são inúmeras as adaptações. Se verificarmos esse percentual nos últimos anos, esse dado fica ainda mais claro ao observador que se depara com o crescimento de textos que ganharam a roupagem dos quadrinhos. Aproximadamente, 1300 títulos de literatura infantil e juvenil produzidos em 2011, foram inscritos pelas editoras para concorrer ao Prêmio Anual da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sem contar os outros livros publicados”.
 
RICHE, Rosa Cuba. Literatura e quadrinhos: linguagens em diálogo. XVI CNLF. Rio de Janeiro: CiFEFiL, p. 2226-2239, 2012.
 
A partir dos nossos estudos, responda: como deve ser visto esse crescimento dos quadrinhos para crianças? Assinale a alternativa que traz a resposta mais completa para esse questionamento:
RESPOSTA: Deve ser visto com otimismo, pois representam mais obras sendo oferecidas para crianças.
QUESTÃO 6
Um ponto de encantamento e um grande diferencial da obra infantil de Lobato está na construção de seus personagens. Emília, Visconde, Rabicó, Pedrinho, Narizinho são personagens muito bem construídos que encantam e desafiam a Lógica infantil.
 
Em relação às personagens infantis de Lobato, analise as afirmações a seguir:
 
I-             Tia Nastácia é a avó de Pedrinho e Narizinho e representa a sabedoria popular brasileira.
II-            Quindim é um porco atrapalhado e metido muito comilão que é obrigado a casa com Emília.
III-           Emília é uma boneca de pano falante, atrevida, contestadora, metida. Considerada o alter ego do autor.
IV-          Visconde de Sabugosa é um sabugo de milho falante, atrevido, esperto, corajoso, gosta de viver aventuras e vive enfrentando a autoridade dos adultos e das convenções.
 
Assinale a alternativa que aponta as assertivas verdadeiras:
RESPOSTA: É verdadeira apenas a assertiva III.
QUESTÃO 7
Leia a seguinte citação:
“A produção dos contos de Andersen não se restringiu a coleta e reconto das narrativas da cultura popular, como foi o caso de Perrault e dos Irmãos Grimm. Hans Christian criou a maioria dos contos que escreveu”.
 
VAGULA, V. K. B.; SOUZA, R. J. A morte na literatura infantil de Hans Christian Andersen. Caderno Seminal Digital, ano 21, n. 23, v. 1, jan./jun, 2015, p. 324.
 
A respeito da produção contística do dinamarquês Hans Andersen Christian, analise as afirmativas a seguir:
 
I. Apesar do reconhecimento como contista, a primeira publicação de Hans Christian Andersen foi um romance.
II. O romantismo influenciou a produção de Andersen, pois é possível observar amores platônicos, decepções amorosas e grande emotividade em seus contos.
III. A vida pessoal de Andersen refletiu em seus contos, sendo possível perceber uma atmosfera trágica e triste, em decorrência de sua infância.
IV. Os contos de Andersen são de sua autoria, a partir de sua imaginação e de suas vivências.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: V,V,V,V
QUESTÃO 8
“Ou Isto ou Aquilo
 
Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
 
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
 
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
 
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
 
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
 
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
 
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
 
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo”.
 
MEIRELES, Cecília. Isto ou Aquilo. São Paulo: Melhoramentos, 1990, p. 13.
 
A partir da leitura do poema, analise as seguintes assertivas:
 
I Pela forma breve sabemos que é um poema, um forma que é manifestação do gênero literáriolírico, o que chamamos de poesia. O poema é considerado um poema para crianças pois há rimas, musicalidade e imagens que fazem parte do universo de brincadeiras da criança.
 
II Em um poema temos o mínimo de palavras e a construção de uma narrativa. No poema que lemos percebemos o diálogo de várias crianças que estão divididas em várias dúvidas: elas precisam decidir se fazem isso ou aquilo.
 
III No poema, o leitor precisa relacionar o seu conhecimento de mundo com as informações que o texto apresenta. Assim, ao ver a palavra dinheiro vai mobilizar o significado que dinheiro apresenta na nossa cultura: e assim entenderá o impasse do verso: comprar um doce ou guardar dinheiro.
 
IV É um poema sobre escolhas. Ele brinca com o fato de que todo ser humano sempre irá se deparar com escolhas, escolhas nem sempre fáceis ou óbvias. Escolhas que nos acompanham em todas as fases da vida, até mesmo quando crianças.
 
Assinale a alternativa que apresenta todas as alternativas verdadeiras:
RESPOSTA: São verdadeiras as assertivas I, III e IV
QUESTÃO 9
Leia o excerto a seguir:
“[...] o
lançamento da coletânea dos irmãos Grimm, chamada de Kinder-und Hausmärchen, foi o momento decisivo para que o conto fosse revestido com o sentido de forma literária determinada. [...] os diversos desdobramentos que essa narrativa pode apresentar, tais como contos de fadas, de magia e fantasmagoria, narrativas para pequenos e grandes, histórias e anedotas”.
 
JOLLES, A. Formas simples. São Paulo: Cultrix, 1976, p. 181.
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a produção literária dos Irmãos Grimm, é correto afirmar que:
1. Os contos popularescos que circulavam em aldeias e cidades pequenas da Alemanha foram reunidos e compilados.
2. Jacob Grimm e Wilhelm Grimm são contistas populares do universo infantil, sendo importantes pela compilação de histórias alemãs passadas de geração em geração.
3. As histórias dos Irmãos Grimm trazem por mote as contradições, ansiedades e fantasias de seus produtores.
4. Na França de Luís XIV, os contos oriundos da cultura popular foram compilados com o intuito de satisfazer as necessidades do período.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: I e II
QUESTÃO 10
Leia a citação a seguir:
“Embora em quase todos os contos haja o happy end, seu conteúdo propriamente dito refere-se a uma realidade terrivelmente séria; a iniciação, ou a passagem através de uma morte ou ressurreição simbólicas, da ignorância e da imaturidade para a idade espiritual do adulto”.
 
ELIADE, M. Mito e Realidade. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1986, p. 174.
 
 
Considerando que as vivências comuns aos seres humanos aparecem nos contos de tradição oral, conforme Vladimir Propp, há algumas fases que os protagonistas das histórias costumam enfrentar. Sobre isso, analise as afirmativas a seguir.
1. Saída para uma “viagem”, em que há uma luta pela autorrealização.
2. Presença de mediação, corresponde aos auxílios que recebe ao longo da jornada.
3. Desígnio (aspirações) em busca da autorrealização.
4. Há o surgimento de obstáculos ao longo da “viagem”.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: I, II, III e IV

Continue navegando