Buscar

av 3 história medieval

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1Einhard (770-840) foi um erudito e servo incumbido de biografar a vida e os feitos do governo de Carlos Magno, filho de Pepino Breve. Einhard fez seus escritos entre os anos de 817 e 829. Nos escritos de Einahrd, em especial no capítulo XXIX, constam as principais reformas que foram implementadas por Carlos Magno: "[...] foi depois de ter recebido o título imperial que, descobrindo que as leis de seus povos eram muito defeituosas (os francos tinham duas séries de leis muito diferentes em muitas particularidades), ele determinou adicionar o que faltava para reconciliar as discrepâncias e corrigir o que estava errado, e incorretamente citado nelas. Contudo, com relação a esse assunto, ele não fez nada além de suplementar as leis com algumas capitulares imperfeitas. Fez com que as leis consuetudinárias de todas as tribos, que estavam sobre seu governo, fossem compiladas e reduzidas para a escrita; fez com que os velhos e grosseiros cantos que celebravam os atos e as guerras dos antigos reis fossem escritos para serem transmitidos para a posteridade; começou uma gramática de sua língua nativa; deu o nome dos meses em seu próprio idioma, substituindo o latim e os nomes bárbaros, que eram conhecidos antigamente entre os francos [...]". Levando em consideração os feitos de Carlos Magno, disserte sobre os principais feitos do imperador no campo político e cultural. FONTE: Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2017.
Resposta esperada
Foi responsável por estabelecer a união entre os povos francos e a Igreja, travou inúmeras batalhas contras os inimigos estrangeiros, os povos bárbaros, que constituíam reinos rivais, o arianismo, o avanço muçulmano, bem como os cristãos ortodoxos que almejavam exercer hegemonia no Ocidente. Como reconhecimento pelos seus feitos e lealdade demonstrada, foi coroado, pelo papado, como imperador romano. Dividiu o império em condados e marcas, nomeando condes e marqueses com amplos poderes em suas regiões. Criou um sistema de fiscalização imperial e organização monetária, cujos operantes ficaram conhecidos como "missi dominici". Carlos Magno trouxe estudiosos (em sua maioria religiosos) para sua corte em Aachen e copiou muitos manuscritos antigos usando a recém-criada caligrafia carolíngia. Seus estudiosos instituíram os currículos do trivium (gramática, lógica e retórica) e do quadrivium (aritmética, geometria, música e astronomia) e criaram obras literárias originais em latim medieval.
Minha resposta
Para administrar melhor o seu reinado o imperador dividiu o império em condados, e nas fronteiras as marcas, e nomeou condes e marqueses e deu-lhes vários poderes em suas regiões.Tentou criar o "missi dominici", que foi um sistema criado para a fiscalização e atuação dos nobres. Durante o seu reinado foi responsável por estabelecer a união entre os povos francos e a Igreja,através disso travou inúmeras batalhas contra os entrangeiros, os povos barbáros que constituíam reinos "rivais",o cristianismo ariano e mulçumanos. Durante seu reinado surgiu o Renascimento carolíngio que era um movimento cultural e intelectual, nesse periodo trouxe estudiosos (maioria religiosos) para sua corte em Aachen e copiou muitos manuscritos antigos usando a caligrafia carolíngia. Esses estudiosos instituiram os currículos do Trivium e do Quadrivium e criaram obras literárias originais em latim medieval.
2O sistema corporativo que se estruturou ao longo da Idade Média apresentava hierarquizações que tanto apresentavam elementos comuns como diferenciações peculiares a cada setor e ramo de atividades que abarcavam desde a produção, o exercício da profissão, a comercialização dos produtos e até vínculos sociais entre os integrantes de cada guilda. Como se dava o funcionamento das corporações de ofício e o seu alcance na vida dos participantes?
Resposta esperada
Originaram-se das caravanas de comerciantes que se formavam e que pretendiam obter segurança diante de possíveis furtos e saques, assim como obter facilidades em impostos. Com o tempo, as corporações deixaram de ser de comerciantes e passaram a ser de produtores. Cada corporação de ofício se reunia em torno de uma determinada profissão, com códigos, regulamentos e sistemas de organização próprios. No interior das guildas, ocorriam as distinções de mestres, oficiais e aprendizes, o período de aprendizagem variava de 2 a 10 anos. Os integrantes das guildas mantinham controle uniforme sobre os preços e monopólio sobre a concorrência, bem como previam punições a quem abusava dos preços ou adulterassem informações sobre mercadorias. As guildas têxteis incorporavam os produtores de lã, os comerciantes de linho, cânhamo, fiadores, fiadores de seda, tintureiros, alfaiates, tosquiadores. Era proibida a prática da profissão fora da guilda, o artesão deveria submeter-se às regras e regulamentos de sua guilda. Somente os produtos dos membros da guilda eram vendidos nas feiras.
Minha resposta
As corporações de ofício originaram-se das caravanas de comerciantes que se formavam e que pretendiam obter segurança diante de possíveis furtos e saques,assim como obter facilidade sem impostos ,mas ao passar do tempo,as corporações deixaram de ser de comerciantes e passaram a ser de produtores -os integrantes das guildas mantinham controle uniforme sobreos preços do monopólio sobre a ocorrência bem como punições para adulteração e abuso dos preços; -As guildas têxteis incorporavam os produtores de lã ,os comerciantes de linho,cânhamo,fiadores de seda,tintureiros,alfaiates,tosquiadores: -Era proibida a prática da profissão fora das guildas: -Somente os produtos dos membros das guildas eram vendidos nas feiras.

Continue navegando