Buscar

AD1 Práticas Repressivas e Segurança Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense
Tecnólogo em Segurança Pública e Social
Práticas Repressivas e Segurança Pública
AD1- Avaliação a Distância 1
Allan dos Santos Nunes
Campo Grande
20113150299
Com base nas leituras obrigatórias e nos materiais didáticos de apoio da aula 2, escolha
apenas duas das três questões abaixo para responder:
1) Em que consiste o mandato policial em sociedades democráticas?
R: É atuação do Estado, gratuita, para legalmente e modernamente ela retrata salvaguardando a lei e a ordem pública. Onde também a sociedade dá para a polícia um a aprovação para que uso da força como meio de coerção a pessoas ou associações que estão com comportamentos em desconformidade com os que são aprovados naquele meio social e para preservação de garantias individuais ou coletivos.
2) Reflita sobre a centralidade do uso potencial e concreto de força no mandato policial, seus efeitos e implicações.
 A centralidade acontece quando apenas o estado pode realizar essa atribuição de uso da força para preservação de direitos e do bem comum, o uso potencial quer dizer no trabalho mais coercitivo e os efeitos conseguintes a ação e no caso do uso potencial visa responder a forma mais preventiva onde a avaliação e para impedir que ocorra novos casos apenas com a presença policial e traz a sensação de segurança para o cidadão.
3) Reflita sobre os efeitos dos problemas oriundos da indefinição do mandato policial, em diálogo com a realidade brasileira.
As indefinições do mandato policial começa quando não se tem um aplicação e organização nas políticas de segurança pública, onde se vive numa situação de desvirtuação e escândalos em diversos setores e com isso retiram a legitimidade do governo . Efeitos como : Discriminação, Preconceito e Exclusão; Baixa aderência às exigências legais; Baixa institucionalidade; Ineficácia e ineficiência; e Descrédito público. Consequentemente isso impacta nos cidadãos que delegaram a função a polícia da sua própria defesa e da sociedade.

Continue navegando