Buscar

01 atividade INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resposta:
 A chance de existir uma caixa de leite com peso for das normas será determinada pelo uso de um estimador que represente o conjunto de cálculos e estatísticas aplicadas para estimar o parâmetro populacional.
Esta estimação pode ser pontual, quando a estimativa for um valor exato, ou intervalar, quando pertencer à uma faixa possível de valores.
1. Conforme o material estudado, a inferência estatística fornece ferramentas capazes de fornecer conclusões referentes à população com base apenas em uma amostra. Em http://www.de.ufpb.br/~luiz/ temos: As principais vantagens da inferência estatística sobre o censo é que a primeira é feita sobre uma parcela e não com todos os elementos de uma população economizando assim tempo dinheiro, uma vez que facilita a coleta de dados. A vantagem do censo é que fornece dados exatos com relação à população, enquanto a amostragem são valores aproximados, contendo então margens de erro que, em muitos casos, são chamados de risco e tem, portanto, confiabilidade menor que 100%. Existe aqui um trade off entre precisão vs custo/tempo. A inferência estatística dá suporte para se trabalhar com o mínimo de risco possível, desde que sejam coletados através de um plano amostral bem elaborado. Segundo Calyampudi Radhakrishna (C.R.) Rao, um dos maiores estatísticos do século, a estatística põe der descrita pela equação:  CONHECIMENTO INCERTO + CONHECIMENTO SOBRE A INCERTEZA = CONHECIMENTO ÚTIL. A Inferência Estatística é responsável por um processo de generalização dos resultados obtidos a partir da Estatística Descritiva.
2.  A ferramenta é a distribuição amostral da média, sendo que neste caso a média em questão é a da tensão (em unidades de força) aplicada no momento de ruptura da peça que estará em conformidade com a lei se tiverem uma margem de erro limitada a 2% a partir da tração considerada na lei para aquele tipo de aço. O plano de amostragem será o de Aleatória Simples com várias amostras com números pequenos de elementos, mas do mesmo tamanho . As técnicas de amostragem aleatórias são aquelas em que todos os elementos da população de tem igual probabilidade de serem sorteados e todas as amostras selecionadas são igualmente prováveis. A vantagens das AAS são: critérios de seleção rigorosamente definidos para atingir alta representatividade em relação às características da população; não permite a subjetividade do pesquisador e possibilidade de determinar matematicamente o tamanho da amostra. Mas, apresenta as desvantagens em relação à não aleatória com custo, tempo, dificuldade na coleta dos dados e obtenção de cadastros/listas.
3.  Para se avalizar se os novos produtos de novos fornecedores têm qualidade superior à dos antigos fornecedores pode se usar a simples comparação das margens de erro respectivas (das amostras antigas e novas), os que apresentarem menores “riscos” são do fornecedor com mais qualidade, pois o número de peças que serão descartadas/perdidas com o pior fornecedor será maior aumentando assim o custo da produção.
4. O estimador é a estatística empregada para inferir determinado parâmetro. No caso do estimador para o parâmetro “tração” deverá ser usado uma estimação pontual onde o parâmetro “tração” será a média populacional a ser estimada e o estimador será o “x barra” dado pela média das médias amostrais ((x1+x2+...x3) /n). No caso da variação deste parâmetro (variância populacional) devemos usar o estimador pontual “variância amostral” que é o desvio quadrado médios amostrais elevado ao quadrado. Para a análise da estimativa da “variância populacional” também pode-se usar o conceito de “estimativa intervalar” construindo um intervalo de valores com certa probabilidade de conter o verdadeiro parâmetro. E, de acordo com o material fornecido e ainda quando o objeto de estudo for a variação dos valores pode-se usar a distribuição Qui-Quadrado que pode ser usada tanto para inferir sobre a variância de uma amostra quanto para comparar o comportamento de duas distribuições.

Continue navegando