Buscar

1 Prova Presencial Organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1° Prova Presencial Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil 
Questão 1
"O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereça meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes".
Leia as afirmações relacionadas ao atendimento educacional especializado, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) Os alunos matriculados em todas as etapas de ensino, inclusive na educação infantil, devem ter garantidas as condições para sua aprendizagem.
(   ) O AEE tem o papel de identificar, elaborar e estruturar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras que impedem o processo de ensino e de aprendizagem dos educandos.
(   ) As atividades realizadas pelo atendimento educacional especializado costumam ser desenvolvidas no contraturno escolar.
A sequência correta é: B)V, V, V.
Questão 2
"A legislação da educação pode ser considerada como o corpo ou conjunto de leis referentes à educação, seja ela estritamente voltada ao ensino ou às questões à matéria educacional, como, por exemplo, a profissão de professor, a democratização de ensino ou as mensalidades escolares".
Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta:
I.As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil reúne fundamentos, princípios e procedimentos que propiciam a efetivação das práticas na educação infantil.
II.As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil refere-se a um documento que apresenta um direcionamento quanto a padronização da organizações pedagógicas.
III.As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil aborda a importância da relação entre família e escola sobre a educação e cuidado com as crianças, com promoção de igualdade de oportunidade, para que todas as crianças tenham acesso ao saber.
Está correto o que se afirma em: E) I e III, apenas.
Questão 3
São quatro os estágios de desenvolvimento da criança segundo Piaget.
O estágio em que o bebê constrói uma compreensão do mundo a partir da coordenação entre as experiências sensoriais e motoras, que se estende até aproximadamente os 2 anos de idade é chamado de: D) Sensório-motor.
Questão 4
Historicamente, no Brasil, o atendimento à criança na Educação Infantil originou-se com caráter assistencialista e se estendeu dessa forma durante longa data. Foi a partir da década de 1980 que se começou a reconhecer que a educação em creches e pré-escolas é um direito da criança e, portanto, um dever do Estado. O que representou, também, uma mudança na concepção do trabalho realizado nessas instituições, pois, ao reconhecer o seu caráter educativo, rompeu-se com a visão assistencialista, levando à definição de propostas pedagógicas que consideram as particularidades dessa faixa etária. Analise as afirmativas a seguir quanto ao conceito de infância, criança e ao trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças na atualidade:
I - A criança é um sujeito cultural, com potencialidades que precisam ser desenvolvidas, que agem num determinado contexto, sendo por ele também determinadas.
II – Crianças são seres que pensam e não apenas pessoas que virão a ser alguém algum dia.
III – O educar e cuidar são aspectos indissociáveis no trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças da Educação Infantil.
IV – As crianças precisam ser educadas realizando tarefas iguais às realizadas pelos adultos, pois podem ser reconhecidas como adultos em miniaturas.
Estão corretas apenas: C) I, II e III.
Questão 5
O desenvolvimento das habilidades motoras ocorre de forma diferenciada entre as crianças e estas são decorrentes da maturação neurológica, do ambiente e dos estímulos que a criança recebe. Analise as afirmativas abaixo sobre o movimento das crianças e considere V para verdadeiras e F para falsas.
( ) Os primeiros movimentos que a criança realiza são os reflexos e se manifestam desde o nascimento, sendo que alguns desaparecem enquanto outros novos aparecem.
( ) Comumente os reflexos são organizados em reflexos primitivos, reflexos posturais e os reflexos locomotores.
( ) Os reflexos primitivos são involuntários enquanto os reflexos posturais são considerados como os precursores dos
movimentos voluntários e estão ligados à postura ereta.
( ) Os reflexos locomotores estão ligados aos movimentos de locomoção, seja o rastejar ou a marcha.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
C) V, V, V, V.
Questão 6
A escola de educação infantil, em sua proposta curricular, deve definir como serão as formas de interação com os pais ou responsáveis pelas crianças. Gonzales-Mena e Eyer (2014) estabeleceram três estágios que emergem da relação entre professores e pais. De acordo com os autores, quando os professores têm dificuldade em reconhecer o ponto de vista dos pais e sua importância, assumem o papel de: ______________.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: E) Cuidador como superior aos pais.
Questão 7
"A Psicologia do desenvolvimento tem como finalidade observar, descrever e explicar as principais mudanças vividas pela criança durante seu desenvolvimento".
Leia as afirmações relacionadas ao desenvolvimento infantil, de acordo com Piaget, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) Para Piaget, o docente precisa se responsabilizar pelo ensino, conhecendo os pontos fortes e os limites de seus alunos.
(   ) Para Piaget, o professor deve entender as singularidades dos educandos e respeitar sua fase de desenvolvimento.
(   ) Para Piaget, os alunos não precisam do suporte para que suas potencialidades sejam trabalhadas.
A sequência correta é: D) V, V, F.
Questão 8
As crianças pequenas não nascem com conhecimentos prontos para perceberem os estímulos do ambiente, assim a percepção depende do aprendizado uma vez que possuir os sentidos não significa que a criança compreenda os estímulos deles decorrentes, somente com o tempo e as vivências é que os bebês aprendem a conferir significado às sensações obtidas. Dentre os diferentes tipos de modalidades sensoriais, ___________ permite reconhecer os sons do ambiente sendo este um aspecto importante, porém ela também é fundamental para o processo de comunicação entre as pessoas, de tal forma que sua perda interfere profundamente no aprendizado da língua falada.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna: D) A audição.
Questão 9
A professora Marta organizou uma situação de aprendizagem a ser realizada com sua turma. Levou as crianças até à horta de temperos, para que pudessem sentir o cheiro de alguns deles. Desse modo podemos dizer que a atividade proposta pela professora está contribuindo para o desenvolvimento da _________________ das crianças.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: E) Percepção olfativa.
Questão 10
Na teoria de Piaget, os processos cognitivos são necessários para compreender como a criança se desenvolve e destaca os seguintes como fundamentais: esquemas, assimilação, acomodação, organização e equilibração. Piaget (1975 apud FERREIRA; LAUTERT, 2003, p. 548) explica que _______________________ diz respeito à integração de novos elementos à estrutura já existente ou construída, seja ela inata, como no caso dos reflexos no recém-nascido, ou adquirida a partir das modificações do conteúdo da estrutura inata inicial.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: C) A assimilação.
Questão 11
Gonzales-Mena e Eyer (2014), citando Gerber, sistematizaram dez princípios que devem orientar as práticas desenvolvidas com bebês e crianças, apresentando a proposição de um currículo com base no respeito à criança. Sobre esses princípios e suas manifestações práticas, estabeleça a correta relação entre as colunas:
Coluna 1
I. Envolver os bebês e as crianças nas coisas que lhes dizem respeito.II. Não subestimar a capacidade da criança em se comunicar.
III. Ser modelo do comportamento que deseja ensinar.
IV. Pensar no desenvolvimento da personalidade dos bebês e crianças de forma integral, não com foco apenas no aspecto cognitivo.
Coluna 2
( ) Ao observar uma cena de briga entre duas crianças, o professor deverá realizar a intervenção com delicadeza e explicar o que está acontecendo, agressividade, mesmo quando observa a atitude agressiva de uma das crianças. Sua presença dá segurança para as crianças, evitando uma ação violenta, reforçando a atitude mais adequada.
( ) Durante o momento da alimentação, a professora conversa com a criança e solicita a atenção para o que estão fazendo, interagindo com ela, pois seu objetivo é envolvê-la ao máximo nessa tarefa, para que possa compreender o que está acontecendo.
( ) Em uma determinada Instituição de Educação Infantil, as crianças só são colocadas em pé após aprenderem a se
sentar, só caminham com apoio de um adulto quando conseguem ficar em pé por si mesmas e a escola define programas para a turma toda sem deixar de considerar o que cada um pode fazer sozinho.
( ) Enquanto interage com os bebês a professora Rita se expressa por meio da linguagem corporal ou oral e procura
interpretar a reação das crianças. Evita falar indiscriminadamente, ou utilizar um linguajar infantil, mas procura ser clara e coerente no que expressa, evitando dubiedade na sua comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
A) III, I, IV, II.
Questão 12
Dentre os estágios de desenvolvimento da criança estabelecidos por Piaget. o período ______________ é aquele em que o bebê constrói uma compreensão do mundo a partir da coordenação entre as experiências sensoriais e motoras, que se estende até aproximadamente os 2 anos de idade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: 
C) Sensório-motor.

Continue navegando