Buscar

prova op

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ   –    2021.2      
Curso: Psicologia          Disciplina:  Orientação Profissional        Professora: Nara Machado         
Nome do(a) aluno(a): Ariel de Medeiros Oliveira   
 
A prova tem a duração da aula e deve ser entregue pelo TEAMS. Não serão consideradas as avaliações entregues fora do prazo e por outros canais. 
A interpretação da questão compõe parte da prova. Expresse seus conhecimentos de forma coerente, estruturada, lógica e com conteúdospertinentes à disciplina.
Plágios de qualquer natureza não serão avaliados.Máximo de 15 linhas para cada questão, as linhas excedentes não serão consideradas para avaliação.
BOA OPORTUNIDADE
1- A disciplina Orientação Profissional tem como objetivo: ” Capacitar o aluno a propor estratégias de intervenção em Orientação Vocacional/Profissional conforme contextos específicos:. promoção de saúde, prevenção de problemas, atendimento a problemas existentes”.(Plano de Ensino)
Explique aos calouros do curso de Psicologia como se processa a prevenção de problemas na Orientação Profissional. Exemplifique com uma situação cotidiana.(2.0)
Os jovens estão entrando em conflito consigo mesmo pela escolha profissional, que acaba gerando uma insegurança e pode acarretar em um trauma, o que leva à terapia. Exemplo: o jovem sai da faculdade e logo é exigido que ele já escolha uma profissão e ingresse na faculdade o mais rápido possível, ocasionando dúvidas e fazendo com que tenha possibilidade dele abandonar os estudos no meio, por não de identificar com a escolha. 
 
2- “A OP deve dar maior ênfase não à teoria ou à técnica, mas à busca do desenvolvimento de aportes diferenciados, adequados a populações específicas, revelando modos mais sensíveis de abordar o problema da escolha profissional, e subordinando-a ao diagnóstico que aponte qual teoria e qual técnica seriam mais relevantes no trabalho com essa ou aquela situação”. 
Tendo como referência o trecho acima, fundamente de que forma :
a) Os objetivos, as habilidades e o mercado de trabalho interferem e propiciam escolhas profissionais. Explicite-os e exemplifique-os separadamente. (2.5) 
 Objetivos: Estimular o autoconhecimento; Conscientizar o Orientando de todos os fatores que interferem na escolha de sua profissão; Facilitar o acesso às informações sobre profissão e esclarecer as exigências do mercado de trabalho, como a empregabilidade. Exemplo: escolher um emprego cujo você se identifique e esteja dentro dos requisitos. 
Habilidades: todas as pessoas nascem com habilidades ou desenvolvem durante a vida, a ideia é se concentrar em uma dessas habilidades e escolher uma profissão que combine com elas.
Exemplo: escolher área da engenharia/matemática se você é bom e gosta de cálculos. 
Mercado de trabalho: o mercado precisa ser vigiado, por causa da mudança constante dele, isso causa novas oportunidades e renovações nos quadro de profissões. Exemplo: devido à grande demanda de casos novos de adoecimento psicológico, o curso de psicologia tem sido mais requisitado nos dias atuais.
 
3- O mundo do trabalho é versátil, e influenciado sistematicamente pelas concepções históricas, sociais, culturais... Os modos de produção e os modelos de Gestão definem comportamentos  e procedimentos organizacionais, implicando em contextos diversos e paradigmas distintos. Explicite ao colaborador operacional da organização X, a evolução e diferenciação do universo do trabalho e da orientação profissional em 2 contextos diferentes na linha do tempo (evolução histórica) (3,0)
 
Antes da revolução industrial, o modo de produção era feudal, cujo a maioria eram camponeses e eram responsáveis pelo trabalho nas terras. Eles trabalhavam em regime de servidão e se submetiam às exigências do senhor feudal. Não existia liberdade de escolha profissional. 
Nos anos 70 foi criado o modelo Toyotista, para solucionar uma crise. Nesse modelo, o trabalhador era gerente de si mesmo e a mão de obra era multifuncional (o trabalhador exercia várias funções ao mesmo tempo) e qualificada. Foi pregado o sistema de não prezar mais a quantidade e sim a eficiência. A terceirização aumentou quando esse modelo foi adotado, assim como o direito trabalhista diminuiu. Nessa época, aconteceu a inauguração do ciclo da psicologia do trabalho e da saúde do trabalhador. A orientação profissional acontecia no modela da inserção e reinserção no mercado de trabalho. 
4- Compreendendo a Orientação Profissional como um espaço de passagem e de transformação; explicite esta concepção nas vertentes de Bohoslavsky e Parsons, separadamente.(2,5)
 
Parsons apontava que o profundo autoconhecimento era a chave que abriria as portas do mercado de trabalho. Ele desenvolveu 3 pontos principais para a orientação e disse que todo jovem necessita de ajuda nesses pontos para realizar essa decisão. Ele fez um trabalho que consistia em 2 etapas. Na primeira, o jovem passa por um questionário e o questionário é analisado por um orientador. Na segunda etapa é discutido com o orientando o questionário anterior através de uma entrevista, podendo ser aplicado alguns testes. 
Já Bohoslavsky acreditava que era preciso conhecer a fundo todas profissões. Segundo ele, a orientação deve levar o orientando a ter contato com as profissões mais relevantes na região em que ele vive e saber a importância de cada para aquela sociedade, ele deve entender a diferença entre profissão, função e ocupação; ele também acredita que o orientando deve entender que o caminho pela profissionalização é longo, porém vale a pena lutar pela profissão.

Outros materiais