Buscar

administração de medicamentos

Prévia do material em texto

2
 A administração de medicamentos é uma das funções assistenciais exercida, na maioria das vezes, pela equipe de enfermagem, decorrendo da implementação da terapêutica médica. Uma falha pode ter consequências irreparáveis, pois uma vida que foi perdida, naturalmente é irrecuperável. As atividades da enfermagem estão intimamente relacionadas com respeito à dignidade do ser humano, impregnadas de consideração pelo semelhante.
 Ao realizar a terapia medicamentosa com responsabilidade, este fazer necessita ser encarado como um ato de extrema consciência social, humana, mais que uma atribuição técnica profissional. Não há como abordar esta responsabilidade sem se reportar a conceitos éticos e morais já que são termos utilizados frequentemente, que exigem transparência em seus significados.
 No sistema Cardiovascular, os fármacos que atuam, são antiarrítmicos, que compreendem um grupo diverso de medicamentos que afetam a condução de impulsos elétricos no coração; anti-hipertensivos, são uma classe de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão que ocorre por seus efeitos sob a resistência periférica e/ou débito cardíaco; antianginosos, são os fármacos usados no tratamento da angina pectoris, uma afecção dolorosa do peito devido a isquemia cardíaca (cuja causa mais frequente é a aterosclerose); digitálicos, são substâncias que derivam de plantas da família da dedaleira (Digitalis sp.), apresentam alta eficácia no tratamento da Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) e remodelagem cardíaca. Alguns cuidados são importantes no preparo e na administração dos medicamentos, reforçando a segurança na sua administração.
 Para cada medicamento pode ter cuidados de enfermagem específicos, antes é necessário fazer a dupla chegam do medicamento, conferir se é medicamento certo, dose certa, paciente certo, via certa e hora certa, para cada medicamento preparado; administrar medicamento somente com prescrição médica; não administrar medicamento sem rótulo ou sem identificação; verificar data de validade antes da administração; não administrar medicamento preparado por outro profissional; ter conhecimento sobre o medicamento que será administrado, sua reação adversa, pois quando estas reações ocorrem, a dose deve ser diminuída ou interrompida por alguns dias, uma dose letal pode causar morte incompatibilidade com  outros medicamentos e formas de apresentação, controle de pulso e pressão antes e após a administração do medicamento, Quando administrada por via EV aplicar lentamente;
 A Enfermagem é ciência, arte e profissão, pois o enfermeiro utiliza-se de conhecimento específico e de outros saberes que ancoram o desenvolvimento de raciocínios, julgamentos clínicos, tomadas de decisões, sensibilidades e profissionalismo, para que consiga sustentar com argumentos consistentes suas decisões e ações aos seus pares e à equipe de saúde. Enfim, a prática do cuidado é manifestada pelo enfermeiro com significativa importância, mediante ação efetiva, humana, calcada em conhecimentos específicos, visto que é oferecida aos doentes, seres integrados e integradores, ativos e com sentimentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1. http://www.corensc.gov.br/wpcontent/uploads/2016/05/Administra%C3%A7%C3%A3o-de-medicamentos.pdf.
2. https://ictq.com.br/varejo-farmaceutico/914-farmacoterapia-e-fisiopatologia-do-sistema-cardiovascular.
3. Cavalcanti ACD,Coelho MJ. A linguagem como ferramenta do cuidado do enfermeiro em cirurgia cardíaca. Esc Anna Nery Rev Enferm 2007 jun; 11 (2): 220-26.

Continue navegando