Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
1. Para que a atuação do designer seja atuante na sociedade, não basta estar atualizado com as últimas descobertas tecnológicas, deve haver uma aproximação entre as pessoas envolvidas em um projeto e o acessos a essas inovações técnicas. Quais são os recursos necessários para a atuação positiva do designer na sociedade?
	
	a.
	 Frequentar diariamente as redes sociais como Instagram ou Facebook.
	
	b.
	 Estar atualizado nas mais diversas áreas de conhecimentos das áreas técnicas e humanas.
	
	c.
	 Saber desenhar e fotografar.
	
	d.
	 Estar atualizado com a última versão do software de computação gráfica.
	
	e.
	 Conhecer e saber aplicar os conhecimentos de desenho geométrico em todos os trabalhos.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. O saber tradicional é uma das grandes riquezas de todos os povos. Hoje, as comunidades tradicionais têm um grande desafio: viver com o resultado da comercialização de seus produtos dentro do mercado consumidor globalizado. Estratégias de Design e Sustentabilidade podem ser utilizadas para viabilizar negócios, com base em conscientização e mobilização da sociedade para o consumo consciente.
De acordo com o texto, classifique as afirmações abaixo como V para verdadeira e F para falso:
I – O conjunto de ações, descrito no texto, leva ao desenvolvimento de projetos estáticos e inflexíveis, em que a intuição e o respeito não possuem relevância, pois são características desnecessárias nas próprias comunidades.
II – Como estratégia, podemos adotar a valorização dos recursos naturais, da cultura e das técnicas artesanais de cada região, empregando um mínimo necessário de recursos tecnológicos para fazer a ponte com novos mercados consumidores.
III – Deve-se não considerar no projeto questões atreladas a utilização consciente de materiais e procedimentos de montagem, pois isso poderá não mobilizar as pessoas para o uso do poder transformador dos seus hábitos de consumo como instrumento de construção da sustentabilidade.
Classifique as afirmações acima na sequência correta:
	
	a.
	 V, F, V
	
	b.
	 F, V, F
	
	c.
	 V, V, F
	
	d.
	 V, V, V
	
	e.
	 nenhuma das anteriores é a classificação correta
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. Assim como a arte, o design pode interferir na cultura, refletindo-a e, portanto, estabelecendo e aperfeiçoando padrões, ou confrontando-a, destruindo, recriando e alterando definições. No primeiro caso, ajuda a definir o que é considerado “de bom gosto”, aceitável e desejável esteticamente. No segundo, questiona as acepções de “bom”, “ruim”, “adequado”, privilegiando a personalidade e a relevância.
Nesse aspecto, alguns dos pontos mais importantes são o reconhecimento, a qualificação e a valorização do saber tradicional.
PORQUE
Estabelece um preço justo ao consumidor e a uma remuneração justa da comunidade, bem como do próprio designer.
Sobre essas duas asserções, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	 as duas proposições são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	b.
	 as duas proposições são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	c.
	 a primeira proposição é verdadeira e a segunda proposição é falsa.
	
	d.
	 a primeira proposição é falsa e a segunda proposição é verdadeira.
	
	e.
	 as duas proposições são falsas
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Um projeto desenvolvido com responsabilidade, tanto na área ambiental, quanto social, demanda conhecimentos além do que está diretamente ligado à área de design. Um profissional sozinho provavelmente não terá um resultado efetivo, onde o resultado poderá ser limitado. Para isso, uma equipe multidisciplinar é imprescindível. Nas alternativas abaixo, qual não faz parte de um design colaborativo?
	
	a.
	 equipe multidisciplinar.
	
	b.
	 definição do problema a ser resolvido.
	
	c.
	 abertura a críticas de todos da equipe.
	
	d.
	 criar tudo antes, para apenas receber a aprovação ou não com a equipe.
	
	e.
	 espaço onde a equipe possa se concentrar para criar conceitos sem interrupções
PERGUNTA 1
1. Victor Papanek no livro Design For The Real World (1971), que veio a ser um dos marcos importante na história na relação entre design e artesanato, propôs que os designers voltassem a sua atenção prioritariamente para a solução de problemas sociais em favor de uma abordagem mais solidária, encorajados a abandonar a política de design pelo lucro.
“O design deve se tornar uma ferramenta inovadora, altamente criativa e multidisciplinar, que responda às reais necessidades do homem. Deve ser mais orientada por pesquisas (sendo que) temos a obrigação de parar de encher a Terra com objetos e estruturas mal projetados.” (Papanek, 1971) Dar visibilidade à trabalhos que tem o objetivo de uma ação social nem sempre é fácil. Qual é o sistema de certificação que valoriza os trabalhos de design com responsabilidade e justiça social?
	
	a.
	 Fair Trade (Comércio Justo).
	
	b.
	 FSC (Forest Stewardship Council).
	
	c.
	 LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).
	
	d.
	 ISO 14000.
	
	e.
	 Pegada Ecológica.
0,25 pontos   
PERGUNTA 2
1. Uma associação de artesãos produz peças utilizando o sisal com tingimento natural como matéria-prima. Entre as peças produzidas pela associação, há jogos americanos e bolsas. Após implantar uma metodologia de projeto de design, a associação tornou-se uma empresa com linha de produção, incluindo, em sua produção, critérios de qualidade percebida nos produtos/valor agregado, adequação ao meio ambiente, além de adequação cultural, ergonômica e econômica dos produtos. Com isso, a associação organizou o trabalho dos artesãos e melhorou a qualidade dos produtos fabricados, o que contribuiu para ganho na geração de renda de seus trabalhadores e ajudou a preservar a tradição cultural do trançado com o sisal da região. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Na metodologia de projeto implantada pela associação de artesões, foram consideradas características do mercado para o desenvolvimento dos produtos e o requisito essencial foi a busca pela inovação.
PORQUE
II. Na intervenção da metodologia projetual no desenvolvimento dos produtos da associação de artesões, são considerados critérios de dimensão social, econômica e ambiental, com o objetivo de serem propostas adequações em seu processo produtivo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	a.
	 As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	b.
	 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	c.
	 A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
	
	d.
	 A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	 As asserções I e II são proposições falsas.
0,25 pontos   
PERGUNTA 3
1. Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. A empatia envolve três componentes: afetivo, cognitivo e reguladores de emoções. O componente afetivo baseia-se na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros. O componente cognitivo refere-se à capacidade de deliberar sobre os estados mentais de outras pessoas. A regulação das emoções lida com o grau das respostas empáticas. A partir do texto acima, O que não é base para um design empático centrado na pessoa?
	
	a.
	 Observação do usuário.
	
	b.
	 Captura e análise dos dados.
	
	c.
	 Brainstorming com o objetivo de reunir o maior número possível de ideias.
	
	d.
	 Busca de referências e tendências do que já foi feito pelo mundo.
	
	e.
	 Desenvolvimento de protótipos de possíveis soluções.
0,25 pontos   
PERGUNTA 4
1. Um projeto desenvolvido com responsabilidade, tanto na área ambiental, quanto social, demanda conhecimentos além do que está diretamente ligado à área de design. Um profissional sozinho provavelmente não terá um resultado efetivo, onde o resultado poderá ser limitado. Para isso, uma equipe multidisciplinar é imprescindível. Nas alternativas abaixo, qual não faz partede um design colaborativo?
	
	a.
	 equipe multidisciplinar.
	
	b.
	 definição do problema a ser resolvido.
	
	c.
	 abertura a críticas de todos da equipe.
	
	d.
	 criar tudo antes, para apenas receber a aprovação ou não com a equipe.
	
	e.
	 espaço onde a equipe possa se concentrar para criar conceitos sem interrupções

Mais conteúdos dessa disciplina