Buscar

Avaliação Cinética Funcional (Joelho)

Prévia do material em texto

JOELHO
Ana Gabriela C. Baessa
Ingrid Emanuelle
Larissa
Pedro Alberto
Wilian Baessa
Avaliação
Cinética
Funcional
AMPLITUDE DE MOVIMENTO
A amplitude de movimento  (ADM) é um componente importante na avaliação física, pois identifica as limitações articulares, bem como permite aos profissionais acompanharem de modo quantitativo a eficácia das intervenções terapêuticas durante a reabilitação.
FUNÇÃO MOTORA
O joelho possui função de estabilizar o joelho em extensão, impedindo o deslizamento anterior da tíbia, rotação externa anormal, executar movimentos finos dessa articulação, controlar, a hiperflexão, a hiperextensão, a rotação interna e mobilidade lateral em flexão e extensão.
Mecanicamente, ao mesmo tempo em que deve possuir uma grande estabilidade, há também a necessidade de uma grande mobilidade.
DESEMPENHO MUSCULAR
Desenvolvimento da musculatura, endurance e flexibilidade da musculatura, como se desenvolve os músculos, o que fazer para ter músculos flexíveis.
Quando um músculo se encurta ao levantar uma carga constante, a tensão desenvolvida em uma determinada amplitude de movimento depende do comprimento do músculo, do ângulo de tração do músculo sobre o esqueleto e da velocidade do encurtamento. Força muscular e endurance (resistência) podem ser muito aprimoradas com programas de exercícios corretamente planejados e cuja resistência é representada por pesos.
TESTES ESPECIAIS ESPECÍFICOS
Teste de Lanchman: Instabilidade anterior do joelho.
Teste da Gaveta Anterior: Integridade do ligamento cruzado anterior (LCA).
Jerk-Test e Pivot Shift: Diagnóstico da lesão do ligamento cruzado anterior (LCA). É também o único teste que se correlaciona com a probabilidade de desenvolvimento de osteoartrose em joelhos com instabilidade rotacional persistente, após a reconstrução do LCA.
Teste de Estresse em Varo: Avaliar a integridade do ligamento colaterial lateral. e Valgo: Avaliar a integridade do ligamento colateral medial do joelho (LCM).
Teste de Apley: Avalia a lesão do menisco com o paciente em decúbito ventral. 
Teste de McMurray: Avalia lesões no menisco.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Norkin CC, White DJ. Medida da amplitude de movimento articular: um guia para goniometria. Philadelphia: FA Davis Co; 1995.
Dvir Z. Isocinético: Avaliações musculares, Interpretações e Aplicações clínicas. 1ª ed. São Paulo: Manole; 2002.
Kendall FP, Mccrery EK, Provance PG. Músculos: provas e funções. 4Ş ed. São Paulo: Manole; 1995. p. 34.
Kokron, A.: "Patologia osteocondral", in Camanho, G.L.: Patologia do joelho, São Paulo, Sarvier, 1996.
LIPPERT, Lynn. Cinesiologia Clínica para Fisioterapeutas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

Continue navegando