Buscar

Produção de textos de diferentes tipos através de estratégias discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. De que forma as estratégias discursivas podem auxiliar na compreensão de um texto em língua inglesa?
B. As estratégias discursivas contribuem para uma melhor compreensão a respeito da estrutura de textos em diferentes gêneros, considerando sua natureza interacional.​​​​​​​
As estratégias discursivas são os vestígios que o discurso deixa na linguagem e estão relacionadas à natureza interacional do discurso. Dependendo do tipo ou gênero textual que se mobiliza, pode-se utilizar diferentes estratégias, a fim de envolver o interlocutor e de construir uma real situação de comunicação. É a partir do uso do gênero (notícia, carta, poema, crônica, artigo acadêmico, entre outros) que pode-se passar a produzir uma estrutura vocabular, sintática, discursiva e retórica, a qual deve condizer com o gênero em questão.
2. Do ponto de vista da estrutura vocabular, qual das alternativas a seguir apresenta uma característica do abstract?
A. Conceitos e termos técnicos ou especializados. Exemplos: language learning, multimodality, computer-mediated communication (no campo de estudos sobre Educação).
Os pronomes de 1.ª pessoa, a linguagem informal e os adjetivos devem ser evitados na produção de abstracts,pois quebram a objetividade e a impessoalidade características dos textos acadêmicos. O tempo privilegiado nos abstracts costuma ser o simple present (por vezes o simple past) e não o past perfect, o qual se refere ao passado do passado. 
3. Do ponto de vista retórico-discursivo, qual das opções a seguir representa uma forma de persuadir o leitor em um artigo de opinião?
D. O uso de pronomes de 1.ª pessoa (I, me, my, mine, we, us, our, ours) e de 2.ª pessoa (you) procura envolver o leitor no texto a fim de persuadi-lo.
Estão incorretas as alternativas que falam em evitar a citação de fatos históricos e adjetivos, pois esses elementos costumam fazer parte da produção de artigos de opinião. Também está incorreta a alternativa que afirma que “temas como política e ciência costumam ficar de fora”, pois as estratégias de persuasão podem ser utilizadas no tratamento de qualquer tema, especialmente se forem polêmicos. No capítulo, vimos que a variante linguística do artigo de opinião é mais formal; portanto, não se pode abrir mão totalmente da linguagem formal. Resta-nos a alternativa que coloca o uso de pronomes de 1.ª e 2.ª como uma forma de persuasão do leitor.
4.Ao escrever um texto em língua estrangeira, o uso das estratégias pode contribuir para a compreensão a respeito do nível de formalidade nos diferentes gêneros textuais.
Qual a importância da observação do nível de formalidade para a produção textual em língua estrangeira?
C. Ao observar o nível de formalidade, adequamos a linguagem à situação comunicativa em que estamos inseridos, evitando mal-entendidos e problemas de comunicação.
O nível de formalidade (informal/formal) deve ser observado em todos os textos, não importa se simples ou complexos. Isso também não dispensa o conhecimento gramatical. Tampouco podemos limitar sua observação à escolha vocabular. A alternativa “A observação do nível de formalidade é importante porque ajuda o autor a observar as regras gramaticais mais rígidas usadas nos textos escritos” está errada, pois o fato de o texto ser escrito não quer dizer que as regras gramaticais sejam obrigatoriamente rígidas, vai depender do gênero mobilizado. Ficamos então com a alternativa que corretamente define a observação do nível de formalidade a partir da natureza interacional da comunicação e as necessidades de adequação a cada situação.
5. Do ponto de vista retórico, a produção de um abstract costuma seguir a sequência: objetivos, metodologia, descrição dos resultados e conclusões.
Que estratégia pode ser usada na escrita dos objetivos?
C. Por se tratar de um elemento introdutório, uma estratégia possível é iniciar a descrição do estudo com verbos como review, aim, describe, present, consider. ​​​​​​​
A linguagem subjetiva não é característica do abstract. Portanto, o uso de expressões como I believe that, I think e de pronomes de 1.ª pessoa, não é recomendável. Os conectivos finally, to sum up, in conclusion são mais adequados na escrita das conclusões. Além disso, o abstract deve utilizar conceitos e termos técnicos e especializados para situar o leitor no contexto da pesquisa, não termos genéricos. Ficamos então com a alternativa que apresenta verbos frequentemente utilizados nos objetivos de abstracts (review, aim, describe, present, consider).

Outros materiais