Buscar

Relação da Escola com a Cultura e Estudos Culturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tradicionalmente, de que forma a escola se relacionou com as culturas?
Você acertou!
B. 
A escola se caracteriza historicamente como um universo monocultural: assume como "correta" a cultura dos grupos dominantes - passando pelos saberes, até as maneiras como se conversa, como se organiza o espaço, como se utiliza o corpo, etc.
Qual das alternativas a seguir melhor explica as instabilidades, tensões e resistências, por parte dos alunos, observadas no cotidiano escolar da atualidade?
Você acertou!
A. 
Muitas das novas tensões e conflitos no cotidiano escolar podem ser relacionadas com o distanciamento entre a cultura da escola e a cultura do aluno. Uma das características da cultura escolar é que ela se aproxima de um tipo de cultura particular, homogênea em termos de identidade, e associada à cultura de elite, fazendo pouco sentido para um grande grupo de alunos.
De que maneira estudos de representações sociais podem auxiliar no entendimento de questões educacionais, como o fracasso escolar?
E. 
As representações sociais podem servir para que se entenda como realidades como o fracasso escolar são significadas e produzidas de formas particulares a partir do senso comum. Ajudam a demonstrar uma esfera cultural de produção para além da produção relacionada aos condicionamentos econômicos.
Qual das alternativas a seguir apresenta uma possibilidade concreta de tornar a escola um ambiente mais democrático culturalmente?
 
O educador pode sempre repensar sua própria trajetória a partir de algumas perguntas ou exercícios - e isso pode ser feito no coletivo de professores. Estes podem retomar seus próprios históricos, perceber suas evoluções teóricas e desafios em termos de aumentar a democracia cultural da escola.
 
Qual das alternativas apresenta uma contribuição dos estudos culturais, a partir de Stuart Hall, para repensar a sociedade com um foco na cultura?
Você acertou!
A. 
No pensamento social, não passa mais a prevalecer, na vida das pessoas, apenas a determinação da economia em última instância – como se a posição econômica determinasse quem o sujeito é e qual é sua cultura e ideologia, de forma absoluta. Com uma centralidade na cultura, se percebe como ela, junto à economia, determina a sociedade e as formas como os sujeitos lidam com suas vidas.

Outros materiais