Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR SEMANA CULTURAL


Continue navegando


Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
UNIDADE CAJAMAR
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL
ALEXANDRA MIGUEL 
RA 26346348
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR: SEMANA CULTURAL
Projeto apresentado à Anhanguera Educacional - polo em Cajamar, como requisito parcial para o aproveitamento das Atividades Interdisciplinares.
SÃO PAULO
2022
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO …………………………………………………………………. 03 
DESENVOLVIMENTO …………………………………………………………. 04
CONSIDERAÇÕES FINAIS ………………………………………………….. 07
REFERÊNCIAS ………………………………………………………………… 08
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda o tema proposto nas Atividades Interdisciplinares sobre a elaboração de uma proposta de Projeto Interdisciplinar que viabiliza a realização de uma Semana Cultural a ser vivenciada com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, contribuindo assim com a convivência de diferentes manifestações artísticas, culturais, possibilitando a experiência diversificada dos alunos no âmbito escolar, agregação da cultura e ajuda na formação do profissional na área de educação.
O projeto Semana Cultural tem como propósito a oportunidade de apresentar seus trabalhos em arte, dança, música, interdisciplinar a arte com outras matérias. Também iremos apresentar a importância da tecnologia na educação e a importância da arte, pois é através dela que o aluno consegue se expressar melhor e também ensina o docente a ser mais criativo.
2. DESENVOLVIMENTO
 
Após a análise da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação Problema, a qual professores e alunos retornaram às aulas presenciais há dois meses e a professora Gabriela notou que os alunos estão desmotivados e cansados da rotina escolar, além de notar que as relações culturais e artísticas estão sendo pouco exploradas no contexto de ensino e aprendizagem. A mesma apresentou uma proposta de realização de uma Semana Cultural à coordenadora, que por sua vez aprovou a ideia e todos os professores se reuniram para a construção do Projeto Interdisciplinar para a realização da Semana Cultural.
Uma educação interdisciplinar é importante no processo de formação dos alunos, pois ensinam a relação entre diferentes áreas de conhecimento. O foco está em provocar os alunos por meio de temáticas interdisciplinares ou apresentar problemas que levam a necessidade de diálogo entre diferentes componentes curriculares, como enfatizados por Fazenda (2016, p. 92). Segundo a autora, “um projeto interdisciplinar parte da dúvida, da pergunta, das indagações, do diálogo, da troca, da reciprocidade”. Tudo isso pode ser favorecido no momento em que buscamos realizar uma atividade que permita vincular diferentes áreas do conhecimento em torno do estudo de um tema instigante e que leve os alunos a buscar conhecimentos.
Nos estudos do material complementar da disciplina conclui-se que a Arte contribui para o desenvolvimento da capacidade de interpretar e integrar, além da inteligência e do raciocínio, o aspecto afetivo e o emocional, segundo Ana Mae Barbosa. As linguagens artísticas complementam a linguagem verbal e permitem novas formas de expressão. Pode-se usar a linguagem verbal e a científica para expressar algo, mas é possível apropriar-se da linguagem representacional, que é própria da Arte, seja pelo caminho das artes visuais, do teatro, da dança ou da música. A arte funciona como veículo.
Para a sociedade como um todo, a Arte expressa o contexto cultural de um povo. Conhecer e reconhecer essa pluralidade é importante para ampliar as percepções e as compreensões acerca do mundo (BARBOSA, 2016).
Colocar “teoria” e “prática” em campos distintos, como se não fizessem parte de uma unidade necessária à teoria pedagógica ainda acontece, tanto nas escolas como nas instituições formadoras. Muitas vezes, os docentes utilizam instrumentos pedagógicos ou propõem “atividades” sem refletir sobre a intencionalidade da proposta. No entanto, é preciso verificar se uma proposta didática está adequada à natureza do conteúdo a ser trabalhado e às condições intelectuais e sociais de quem vai aprender. É importante compreender a teoria pedagógica, ao modo de Saviani, numa perspectiva dialética, mediada pela realidade concreta que gera uma unidade indissociável entre o fazer, em si, e os motivos do fazer.
Enfim, dando continuidade ao Projeto da Semana Cultural, os professores se movimentaram e por cinco dias realizaram a Semana Cultural. Tiveram de tudo um pouco, atividades, apresentações dos alunos, jogos e gincanas, e para completar muitas oficinas de expressões culturais, além de uma bela festa sobre a Cultura do Brasil.
As crianças começaram a semana com várias apresentações culturais e todas as salas apresentaram suas manifestações artísticas e conteúdo estudado ao longo do semestre para os pais e professores, com atividades de língua portuguesa, leitura, rimas, matemática, história, geografia e ciências.
Confira na próxima página um dos planos de aula:
	Tema do Projeto
	Festas Tradicionais e Cultura do Brasil.
	Público-Alvo
	1° ao 5° ano.
	Justificativa
	Mostrar a diversidade cultural que existe em nosso País.
	Objetivo Geral
	- Evidenciar a amplitude do Brasil;
- Valorizar a cultura brasileira;
- Mostrar a pluralidade da cultura brasileira;
- Promover o respeito à cultura de todas as regiões do nosso País;
- Desenvolver a criatividade.
	Objetivos Específicos
	- Conscientização, respeito e conhecimento de culturas diferenciadas;
- Reflexão e valorização.
	Metodologia
	- Iniciar a aula colocando para tocar uma música referente a alguma festa tradicional mais conhecida, em seguida fazer uma roda para que os alunos possam dialogar sobre as festas tradicionais que conhecem, culturas, músicas, danças, comidas típicas etc.;
- Separar um momento para falar sobre as festas típicas que ocorrem na sua região, mostrar imagens à turma e por fim propor aos estudantes que criem uma festa tradicional e que relatem ou desenhem sobre ela, dependendo da turma;
- Realizar a festa juntamente com os demais professores da escola, segundo a direção (normalmente é realizada a Festa Junina).
	Recursos Didáticos
	- Lousa, giz;
- Computador, telão, imagens;
- Rádio, pendrive;
- Folha de sulfite, lápis.
	Avaliação
	- Participação, envolvimento.
	Referências
	http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1652
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Às vezes, pensamos a cultura como algo distante de nós, como se a víssemos através de uma vitrine. Mas a cultura nos atravessa todos os dias, é parte do que fomos, do que somos, do que fazemos, de como nos comportamos, nos relacionamos e transformamos o meio. A arte é expressão da ordem estética, a partir da vivência, angústia, alegria e sensações vindas deste lugar de intersecção entre o indivíduo e sua cultura.
Por exemplo, as festas tradicionais de cada região são a sabedoria popular manifestada e repassada de geração em geração através de lendas, mitos, provérbios, danças e costumes. A cultura abarca a arte e as festas, mas é também por elas transformada. Assunto complexo, mas que, experimentado desde cedo pelas nossas crianças, em todas as etapas de aprendizagem, contribui para a formação das diferenciações dos saberes.
Enfim, neste trabalho foi falado sobre a aprendizagem interdisciplinar, sobre a arte e como ela é importante para a cultura brasileira, pois é através dela que os alunos desenvolvem o senso crítico, reflexivo e criativo. Abordamos no plano de aula, tecnologias e ferramentas que auxiliam em sala de aula, deixando a aula mais atrativa e produtiva em ambas as partes alunos/professor.
Finalizando assim o projeto interdisciplinar do qual visa passar o conhecimento para o aluno fazendo do mesmo a sua participação.
4. REFERÊNCIAS
SAVIANI, D. A Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Binacional Brasil Argentina. Vitória da Conquista, v. 3, n. 2, p. 11-36, dez., 2014.SAVIANI, D. Escola e Democracia. 43ª ed. Campinas: Autores Associados, 2018.
SAVIANI, D. Pedagogias contra-hegemônicas no Brasil. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n.2, p. 11-28, 2008
ALVARENGA, V.; SILVA, M. Formação Docente em Arte: percurso e expectativas a
partir da Lei 13.278/16. Educação e Realidade, Porto Alegre, vol.43, n.3, p 1009-1030, jul/set, 2018.
BARBOSA, A. M. A imagem no ensino de Arte. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARBOSA, A. M. A importância do ensino das artes na escola – Entrevista. Revista Época. 5 mai 2016. Disponível em
<HTTPS://epoca. globo.com/ideias/noticia/2016/05/importancia-do-ensino-das-artes-na-
escola.html>.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2016.
PLANO DE AULA: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1652