Buscar

WladimirCourte_TICs2_AVC_ParalisiaFacialPeriferica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WLADIMIR COURTE - 2 Período - 2021/2
FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos
TICs 02 
	AVC E PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA 
	FÓRUM DA SEMANA
1. Quais as manifestações iniciais habituais de um Ataque Isquêmico Transitório? 
O AIT decorre da alteração do fluxo de sangue ao cérebro. Responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AIT pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular isquêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico. Os sintomas de um acidente vascular cerebral ou acidente isquêmico transitório ocorrem de repente. Eles variam dependendo da localização exata da obstrução ou sangramento no cérebro, mas nas maioria das vezes se manifesta com fraqueza ou formigamento em face, braços ou pernas; alterações na visão (uni ou bilateral); confusão, alterações na fala e/ou compreensão; alteração do equilíbrio e/ou coordenação; tontura; alterações na marcha; cefaleia súbita e intensa (mais relacionada com AVCh). A grande diferença entre o AIT e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas.
2. Qual a diferença da apresentação clínica de uma PARALISIA FACIAL causada por um "Acidente Vascular Cerebral" e por uma "Paralisia Facial Periférica"? Qual a explicação anatomo-funcional dessa diferença?
A paralisia facial periférica refere-se ao acometimento do nervo facial (VII nervo craniano) em qualquer ponto de seu trajeto, que se inicia a partir de seu núcleo, localizado na ponte, e vai até as suas ramificações mais distais. Em disfunção total, a musculatura facial está completamente paralisada, com presença de boca caída e incapacidade de fechar o olho do lado afetado. Já no AVC, pode haver a chamada paralisia facial central. Nesse caso, há uma lesão por falta de irrigação sanguínea na parte do cérebro responsável pela movimentação do rosto. Clinicamente a paralisia facial manifestar-se-á apenas como dificuldade de mexer a boca ou sorriso torto. A movimentação da testa e fechar os olhos mantêm-se normais. Além disso, muito provavelmente outros sintomas estarão associados: dormência ou fraqueza em braços ou pernas; dificuldade de enxergar; alteração para andar ou equilibrar-se; confusão mental; dificuldade de fala; etc.
Referências: 1. MOORE, K. L.; DALEY II, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 7ª.edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2014.
	TAREFA DA SEMANA
Por que os acidentes vasculares cerebrais isquêmicos podem se manifestar de diferentes formas? Quais são as correlações anatomo-funcionais? 
R: O acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico é a ocorrência súbita de déficits neurológicos focais que geralmente estão relacionados à diminuição do fluxo sanguíneo cerebral. Um AVC isquêmico geralmente é causado por embolia em uma artéria cerebral calibrosa. A principal característica de um AVC é o início súbito de sintomas neurológicos. O círculo arterial do cérebro é um importante recurso para a circulação colateral no caso de obstrução gradual de uma das principais artérias que formam o círculo. A oclusão súbita, mesmo que apenas parcial, acarreta déficits neurológicos. Em pessoas idosas, muitas vezes as anastomoses do círculo arterial são inadequadas quando há oclusão de uma grande artéria (p. ex., a artéria carótida interna), mesmo que a oclusão seja gradual (quando há algum comprometimento funcional). Os AVC espontâneos, como trombose cerebral, hemorragia cerebral, embolia cerebral e hemorragia subaracnóidea são os mais comuns. 
Referências: 1. MOORE, K. L.; DALEY II, A. F. Anatomia orientada para a clínica. 7ª.edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2014.

Outros materiais