Buscar

SISTEMA INTEGRADO GESTAO - THAMARA BERNAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso ASESP: Sistema Integrado de Gestão de negócios e controle de riscos.
Atualmente, a grande maioria dos ambientes corporativos e empresariais se dispõe de softwares categorizados como Sistemas de informação, os quais tem como objetivo trazer diversas vantagens como automatização de processos, redução de custos, auxílio no tratamento de dados e nas tomadas de decisões entre outros benefícios. (VANDERLEI, SANTANA E COROSIA, 2021, p. 2)
No caso da ASESP - associação sem fins lucrativos voltada a servidores públicos com o intuito de oferecer um pacote de serviços e benefícios – o software escolhido não se via suficiente para atender as demandas dos associados e possibilitar a completa digitalização dos serviços oferecidos, sendo assim, percebeu-se a necessidade de investir em um Sistema Integrado de Gestão que possibilitasse a realização de todos os processos de forma online, como associação, alteração de informações pessoais, etc, como também a realização de uma ponte entre as informações dos outros sistemas já existente anteriormente.
Os Sistemas Integrados de Gestão (ERP) têm como objetivo a padronização e organização das informações coletadas no ambiente organizacional, possibilitando seu acesso em tempo real e a formação de uma base de dados eficiente.
Definida a necessidade de implantação de sistema ERP, o supervisor do projeto deve ter como pauta da reunião, a apresentação do plano do projeto aos integrantes da equipe de TI, tendo como base o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), guia de boas práticas, diretrizes e definições relacionadas à gestão de projetos. (TOTVS, 2021).
Conforme Garay (2014), o PMBOK é usado por empresas de todos os portes e setores da economia e se aplica a qualquer tipo de projeto, podendo também ser aplicado em TI, uma vez que lida com conceitos abrangentes, podendo ser organizado em cinco grupos: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Durante a reunião, deverá ser definido o escopo do projeto, ou seja, os recursos e etapas necessárias para que seja atingido o objetivo do projeto, o cronograma e o orçamento da implantação. Deverá ser planejado a qualidade, os recursos humanos (funções e responsabilidades de cada integrante do projeto), as comunicações, bem como o gerenciamento dos riscos, uma vez que a preservação da integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados é um fator primordial para a proteção dos ativos da organização.(TELIUM NETWORKS, 2018)) Para minimizar os riscos em ambientes de TI, podemos empregar frameworks baseados em COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) (PEREIRA, 2018, p. 2 apud MARK, 2013, p. 56).
Além dos frameworks COBIT, a associação poderá integra-lo ao Gerenciamento de Serviços do ITIL (Information Technology Infrastructure Library), que fornece um conjunto de boas práticas operacionais visando assim a melhoria de funcionamento de seus setores e garantia de sua eficiência.
REFERÊNCIAS
VANDERLEI, D. B.; SANTANA, J. W. Estudo de caso sobre implantação de sistema de infraestrutura de redes e gestão de assinantes em empresa do setor de telecomunicações. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de Mococa, Mococa, 2021. 
PEREIRA, W. O uso de melhores práticas de gerenciamento de riscos em um projeto de implantação de sistema ERP em uma empresa de manufatura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Governança de Tecnologia da Informação) – Faculdade do Sul de Santa Catarina, 2018. Disponível em:<https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/12194/1/TCC_Wagner_Pereira_Unisul.pdf > Acesso em: 15 mai. 2022 
TELIUM NETWORKS. Confidencialidade, integridade e disponibilidade: os três pilares da segurança da informação. Gestão de Processos, 14 set. 2018. Disponível em: < https://www.telium.com.br/blog/confidencialidade-integridade-e-disponibilidade-os-tres-pilares-da-seguranca-da-informacao > Acesso em: 15 mai. 2022
EQUIPE TOTSV. PMBOK: Conceito, importância, vantagens e implementação. Blog Gestão de Negócios, 7 set. 2021. Disponível em: < https://www.totvs.com/blog/negocios/pmbok/> Acesso em: 15 mai. 2022

Continue navegando