Buscar

AVA 2 Direito aplicado a Gestão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: Omar Mohamad
Professora: Kamila Dutra Pena
Trabalho AVA 2 Direito Aplicado a Gestão
Fato Gerador
 
Prezados, considerando os mais diversos debates travados ao longo da disciplina, selecionou-se uma atividade, que, de alguma forma, aborda um dos elementos mais significativos abordados, nos permitindo o alcance de nossa proposta. Abaixo seguem as informações complementares.
 
Situação Problema:
Lançamento é ato privativo da Fazenda Pública, e, segundo o art. 142 do CTN, é o procedimento administrativo vinculado que verifica a ocorrência do fato gerador, identifica o surgimento passivo da obrigação tributária, determina a matéria tributável, aponta o montante do crédito e aplica, se for o caso, a penalidade cabível. Desse modo, em quais modalidades de lançamento ocorre primeiramente a participação do sujeito passivo, explique como ela se dá.
 
Resposta:
Segundo meus estudos com o conteúdo anexado no sistema e com minhas pesquisas, existem 3 modalidades de lançamento que ocorrem primeiramente, a participação do sujeito passivo, são elas: Lançamento de Oficio, Lançamento Misto e Lançamento por Homologação.
Lançamento de Oficio – Previsto no Art. 149 do CNT
É o lançamento realizado direto pelo Fisco, sendo assim dispensado o auxílio do contribuinte, uma vez que já dispõe de dados suficientes, calculando o montante do tributo devido, identificando o sujeito passivo e, eventualmente, propor a aplicação cabível. Como por exemplo o IPTU e o IPVA, em que o contribuinte não presta nenhuma informação especifica ao Fisco, mas recebe em casa seu carnê do IPTU com um valor determinado pela administração pública. 
‘’ Espécie de lançamento levada a efeito exclusivamente pela Administração Pública, de tal forma que, concluída a apuração e determinado o seu montante, é expedida a notificação do lançamento. ’’ (Retirado do conteúdo do sistema CANVAS).
Sendo assim um lançamento emitido exclusivamente pela parte administrativa, e o envolvimento do sujeito passivo mínima, por isso chama-se lançamento de oficio, uma vez que a administração simplesmente envia a cobrança para o contribuinte pagar.
Lançamento Misto ou por declaração – Previsto no Art. 147 do CNT
No lançamento Misto ou por declaração, o fisco e o contribuinte exercem uma ação conjunta. O fisco não dispondo de dados suficientes para realizar o lançamento, conta com a ajuda do contribuinte que supre a deficiência da informação por meio de prestação de uma declaração, o contribuinte apresenta a declaração e o Fisco, com os dados da declaração, apura o tributo a ser pago e expede a notificação ao contribuinte para que ele pague, um exemplo é o IR, no imposto de importação sobre bagagem, ITBI. 
Segundo o Art. 147 do CNT, ‘’O lançamento é efetuado com base na declaração do sujeito passivo ou de terceiros, quando um ou outro, na forma da legislação tributária, presta à autoridade administrativa informações sobre matéria de fato, indispensáveis à sua efetivação. ’’
Sendo assim, uma ação conjunta do fisco e do contribuinte, onde o contribuinte informa à parte administrativa os dados sobre o fato gerador da cobrança.
Lançamento por Homologação – Previsto no Art. 150 do CNT
Nesse lançamento o contribuinte faz a maior parte do trabalho, apurando a obrigação, o valor devido, e efetua seu pagamento, sem uma previa analise da Administração Pública que, todavia, tomando conhecimento da atividade tributada, homologa o lançamento.
Isso significa que o contribuinte tem o encargo de valorar os fatos à vista da norma aplicável, determinar a matéria tributável (base de cálculo), identificar-se como sujeito passivo, calcular o montante do tributo e efetuar o recolhimento, sem que a autoridade precise tomar qualquer providência, ao menos até esse momento.
Um exemplo é o IRPF, a pessoa física presta as informações, fazendo assim o cálculo e recolhendo o tributo.
Segundo Art. 150 do CNT, “O lançamento por homologação, que ocorre quanto aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, opera-se pelo ato em que a referida autoridade, tomando conhecimento da atividade assim exercida pelo obrigado, expressamente a homologa”. 
Referencias utilizadas:
Aula 3 Hipótese de incidências e formas de lançamento do credito tributário – Conteúdo do sistema CANVAS 
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10572239/artigo-147-da-lei-n-5172-de-25-de-outubro-de-1966
https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10571726/artigo-150-da-lei-n-5172-de-25-de-outubro-de-1966
https://www.legjur.com/legislacao/art/lei_00051721966-149
https://allanmunhozgomes.jusbrasil.com.br/artigos/536248506/o-lancamento-tributario-e-suas-modalidades

Continue navegando