Buscar

UNIFACVEST - PROVA(PRESENCIAL) - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1De acordo com a LDB, Lei n. 9.394/1996, a quem será destinada a Educação de Jovens e Adultos?
a) Àqueles que não se sentiam preparados e resolveram voltar para a escola e refazer seus estudos.b) Àqueles que não foram alfabetizados na idade própria, mas já finalizaram seus estudos.c) Àqueles que completaram o ensino fundamental, mas não o ensino médio na idade própria.d) Àqueles que decidiram fazer um supletivo para conseguir a comprovação de seus estudos.e) Àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio naidade própria.
QUESTÃO 2O que significa a sigla EJA?
a) Educação de Jovens e Adultos.b) Ensino Supletivo para Jovens e Adultos.c) Educação ao longo da vida.d) Educação de Adultos.e) Ensino para Jovens e Adultos.
QUESTÃO 3De acordo com a LDB e as Diretrizes Operacionais para EJA, qual é a idade mínima para ingressarou realizar os exames no ensino médio na modalidade EJA?
a) Ser emancipado.b) 21 anos completos ou mais.c) 18 anos completos ou mais.d) 14 anos completos ou mais.e) 15 anos completos ou mais.
QUESTÃO 4Como a EJA é abordada na Base Nacional Comum Curricular?
a) Como uma modalidade de educação básica que tem suas especificidades e características, assimcomo as demais.
b) Como uma modalidade fora da educação básica que tem diferenças substanciais por não se tratarde educação de crianças.
c) Como uma modalidade de educação básica que possui um currículo aligeirado, já que na EJA énecessário resgatar o tempo perdido.
d) Como uma modalidade fora da educação básica que tem questões curriculares diversas devido àdiversidade de atendimento ao seu público.
e) Como uma modalidade fora da educação básica que tem privilégios por seus alunos já teremconhecimentos da vida cotidiana.
QUESTÃO 5São princípios de uma avaliação formativa:
I. Considerar a aprendizagem um amplo processo.II. Evidenciar aspectos de êxito nas aprendizagens.III. Diagnosticar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.IV. Interpretar os erros como manifestação de um processo de construção.Assinale a alternativa correta.
a) Todos os princípios citados estão corretos.b) Apenas II e III.c) Apenas I, III e IV.d) Apenas III e IV.e) Apenas I e II.
QUESTÃO 6Referente à alfabetização de jovens e adultos, um dos programas de alfabetização mais difundidosfoi o Mobral.
Sobre esse programa, é possível afirmar que:
a) era voltado à alfabetização de jovens e adultos em ordem nacional na época de ditadura.b) foi responsável por alienar uma grande quantidade de brasileiros.c) priorizou promover a formação de professores alfabetizadores, os quais fariam a alfabetização demaneira autônoma.d) tinha por objetivo alfabetizar todos os brasileiros em idade escolar.e) foi uma campanha nas rádios brasileiras, com o intuito de difundir a cultura nacional e promover aleitura.
QUESTÃO 7Assinale a alternativa que traz um exemplo de avaliação diagnóstica.
a) Um questionário padronizado com perguntas e respostas.b) A aplicação de provas e testes.c) A produção de textos para analisar letra e ortografia.d) A realização de atividades para a verificação de erros.e) A sondagem inicial dos saberes que os educandos já trazem consigo.
QUESTÃO 8A partir de que idade é possível realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências deJovens e Adultos (ENCCEJA), que substitui os antigos exames de Suplência?
a) A partir de 15 anos completos.b) A partir de 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.c) A partir de 18 anos completos para o ensino fundamental e 21 anos completos para o ensino médio.d) A partir de 18 anos completos.e) A partir de 21 anos completos.QUESTÃO 9
De acordo com a categorização do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), os níveis dealfabetização são divididos em cinco categorias. Quais são elas?
a) Analfabeto funcional, alfabetizado elementar, alfabetizado intermediário, alfabetizado proficiente ealfabetizado acadêmico.
b) Analfabeto, analfabeto funcional, alfabetizado funcional, alfabetizado intermediário e alfabetizadoproficiente.
c) Analfabeto, analfabeto rudimentar, alfabetizado elementar, alfabetizado intermediário e alfabetizadoproficiente.
d) Analfabeto, analfabeto funcional, alfabetizado elementar, alfabetizado intermediário e alfabetizado.
e) Analfabeto, analfabeto funcional, alfabetizado elementar, alfabetizado intermediário e alfabetizadofuncional.
QUESTÃO 10Qual é a diferença entre os conceitos de analfabetismo e analfabetismo funcional?
a) Analfabetismo refere-se à pessoa que nunca foi à escola, enquanto analfabetismo funcional dizrespeito à pessoa que ainda está em período escolar.
b) Analfabetismo refere-se ao estado de analfabetismo absoluto, enquanto analfabetismo funcionaldiz respeito ao uso social que a pessoa faz das habilidades de leitura e escrita.
c) Analfabetismo refere-se à pessoa que não sabe ler e escrever, enquanto analfabetismo funcionaldiz respeito à pessoa que sabe ler e escrever.
d) Analfabetismo refere-se ao analfabetismo absoluto, independentemente de ter frequentado a escolaou não, enquanto analfabetismo funcional diz respeito à pessoa que não possui habilidades manuais.
e) Analfabetismo refere-se a quem é alfabetizado, mas não sabe ler e escrever, enquantoanalfabetismo funcional diz respeito a quem não é alfabetizado.
QUESTÃO 11A Resolução CNE/CEB n. 1, de 5 de julho de 2000, que estabelece as Diretrizes CurricularesNacionais para a Educação de Jovens e Adultos, identifica que a EJA se pautará pelos princípios de:
a) equidade, diferença e proporcionalidade.b) acesso, proporção e igualdade.c) equidade, igualdade e acesso.d) igualdade, semelhança e proporcionalidade.e) igualdade, diferença e proporcionalidade.
QUESTÃO 12Sobre Paulo Freire, um dos principais entusiastas da EJA no Brasil, pode-se afirmar que:
a) ele continua sendo referência na área, dando voz e vez ao educando.b) suas teorias são apenas teorias e não se aplicam à prática.c) ele criou um método de alfabetização que é usado por todos.d) ele trata de fundamentos ideológicos que não se aplicam à realidade.e) seus conceitos são ultrapassados para a realidade brasileira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais