Buscar

Avaliação PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0241_AV1_PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
	Tipo de Avaliação: AV1
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Cód.: 30897)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Piaget, o estágio inicial do desenvolvimento cognitivo é chamado sensório-motor e ocorre, em média, de 0 a 24 meses. Esse período se caracteriza por não haver capacidade de abstração e pela atividade intelectual de natureza sensorial e motora. A criança percebe o ambiente e age sobre ele. Piaget denominou este período da vida de estágio da:
		
	 
	inteligência prática.
	
	inteligência emocional.
	
	inteligência predominante.
	 
	inteligência intuitiva.
	
	inteligência abstrata.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 30686)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o diálogo abaixo que ocorre na sala dos professores entre três colegas de trabalho que estão corrigindo as provas de seus alunos:
Cristina, ao completar a correção da prova de Marcelo, mostra-se feliz com o resultado e exclama: - "É o que eu sempre digo: o que é bom, já nasce feito!"
Mara, ao ouvir a fala da colega, imediatamente responde: "Sinto muito, mas não concordo! Se o que é bom já nasce feito, então qual é o papel da escola? Precisamos lembrar que o ambiente tem poder decisivo no desenvolvimento humano, já que o aluno é controlado e condicionado pelos estímulos de nós professores".
Ricardo, após ouvir suas colegas,  comentou: "Bem, acho que não concordo com vocês! Penso que o desenvolvimento humano se dá a partir da interação entre o organismo e o meio, pois ambos se influenciam mutuamente. Sendo assim, acredito na construção do conhecimento como um processo que envolve as interações dos alunos com o mundo físico e social".
De acordo com a situação apresentada, podemos afirmar que as concepções de desenvolvimento dos professores são, respectivamente:
		
	
	inatista, interacionista e construtivista.
	
	construtivista, inatista e interacionista.
	 
	inatista, comportamentalista e interacionista.
	 
	inatista, construtivista e interacionista.
	
	construtivista, comportamentalista e interacionista.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 30694)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Num curso para formação em serviço, a palestrante explica às educadoras da creche as características do estágio de desenvolvimento sensório-motor, de acordo com a abordagem de Jean Piaget. Assinale a alternativa em que todas as características fazem parte desse estágio do desenvolvimento.
		
	 
	Reflexos, Reações circulares e distinção de meios e fins.
	
	Egocentrismo, Imitação, Fala Interior e Acomodação.
	
	Acomodação, Egocentrismo, Reflexos e Conservação de Massa.
	 
	Reflexos, linguagem oral, imitação e reações circulares.
	
	Egocentrismo, Imitação, reflexos e reações circulares.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 30492)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A professora afirmou que a baleia é um mamífero. Inconformado, Pedro argumentou: "Mamífero é vaca, gato, cachorro, cujos filhotes mamam. A baleia vive dentro d'água, tem nadadeiras, é um peixe". A maioria dos colegas concordou com Pedro, mas todos começaram a mudar de ideia ao assistir a um filme em que apareciam baleias pequenas sendo amamentadas. Pedro começou a perceber que morar fora d'água não é algo que defina os mamíferos, e que ter rabo de peixe, nadadeiras e morar na água não são características apenas dos peixes. A aprendizagem de Pedro foi gerada, segundo a teoria piagetiana, pelo processo de:
		
	
	comparação entre informações contrastantes e o reforço do conhecimento anterior.
	 
	desequilíbrio, por conflito cognitivo, e acomodação do novo conhecimento ao anterior.
	
	anulação do conhecimento anterior e substituição deste por conteúdos novos e diferentes.
	
	condicionamento, visto que a aprendizagem é resultante de objetivos e estímulos comportamentais preestabelecidos.
	
	associação de novos conteúdos àqueles que já faziam parte da sua estrutura cognitiva.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 30692)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Marque a alternativa que corresponda corretamente ao conceito de Acomodação na obra de Jean Piaget:
		
	 
	Mudanças na estrutura cognitiva do sujeito para incluir novas informações.
	
	Após algum empenho cognitivo, demonstrar fadiga, tornar-se acomodado e, por conseguinte, ter prejuízo acadêmico.
	
	Déficit cognitivo existente entre o sujeito do conhecimento e os demais sujeitos que interagem na sala de aula.
	
	Mostrar-se resistente à mudança de ponto de vista, conservando o egocentrismo intelectual e, sobretudo, a imaturidade cognitiva.
	
	Tornar-se um sujeito bastante acomodado e pouco interessado em novas construções cognitivas.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 30707)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Carl Rogers inaugurou uma nova perspectiva de pensar a educação ao criar uma abordagem humanista. Nela, o conceito de empatia é chave para o sucesso das interações entre professores e alunos. Marque a alternativa em que há no episódio uma situação de empatia do professor para com os alunos.
		
	
	O professor ficou bastante irritado, pois toda a turma estava agitada e se recusava a fazer a prova de português. Como punição, deu nota zero para todos e deixou toda a turma em recuperação.
	
	A professora da educação infantil estava bastante fatigada neste dia e deixou as crianças brincarem livremente por toda a manhã. Para ela, o seu cansaço ia interferir na qualidade da atividade programada para aquele dia.
	
	O professor de matemática sabia que parte da turma estava de recuperação e esses alunos se mostravam muito preocupados com a prova. Para descontraí-los, o professor chegou na sala, não cumprimentou os alunos, revistou todas as carteiras para procurar cola e demorou a entregar a prova.
	 
	Ao chegar à sala de aula e perceber que os alunos estavam agitados, o professor observou seus comportamentos e parou para conversar. Descobriu que um dos alunos da turma tinha se acidentado e os demais não tinham condição de fazer a prova. A prova foi remarcada para outro dia.
	
	Uma professora de literatura passou um livro clássico para ser lido e avaliado na prova bimestral. O resultado das avaliações foi péssimo, sem falar no número de alunos que "colaram" do livro. A professora chamou a turma de preguiçosa por não ter lido o livro.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 30477)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com Piaget, a relação de cooperação é necessária ao desenvolvimento das operações mentais e tem seu início na infância. Uma vez iniciada a cooperação pela convivência com iguais, a criança tenderá a exigir cada vez mais e de todos que se relacionem com ela dessa forma, contanto que na sociedade em que vive sejam valorizadas as noções de igualdade e respeito mútuo. Das escolhas didático-pedagógicas a seguir relacionadas, assinale aquela que, num contexto democrático, responde ao que aponta Piaget.
		
	
	No planejamento das aulas, os professores não se preocupam com atividades e materiais didáticos específicos e diferenciados.
	
	Para envolver a comunidade nas questões da escola, a equipe docente planejou um projeto de leitura para os pais, que denominou Comunidade Leitora.
	
	As atividades são planejadas incentivando a competição, pois o mundo atualmente valoriza os alunos pela lógica do mérito.
	
	Nas salas de aula foram organizados os cantinhos de leitura e dos brinquedos para que a criança se ocupe, ao terminar suas atividades, enquanto aguarda a conclusão das tarefas pelos colegas da classe.
	 
	As atividades didáticas planejadas incluem projetos interdisciplinares a serem desenvolvidos por grupos de crianças, envolvendo a produção de jornais, confecção de maquetes, construção de jogos matemáticos etc.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 54876)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Questão adaptada do TJPE, 2009). Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados. Assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, à luz de JeanPiaget, a alternativa INCORRETA:
		
	
	crescimento orgânico
	
	Fatores internos
	 
	Condições econômicas
	
	Maturação neurofisiológica.
	
	hereditariedade
	
	
	 9a Questão (Cód.: 30921)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pedro tem 4 anos de idade e está profundamente interessado pelo mundo das princesas da Disney. Seus pais estão muito preocupados, pois realizaram um julgamento de valor segundo o qual esse gosto era inapropriado para meninos, e ele devia se interessar pelos príncipes. Ao procurarem a orientadora educacional da creche para conversarem sobre esse assunto, ela explicou-lhes que esse interesse faz parte da descoberta inerente à fase de desenvolvimento da sua sexualidade. De que fase a orientadora está se referindo, levando em consideração a teoria freudiana?
		
	
	Fase Genital
	 
	Fase de Latência
	
	Fase Oral
	
	Fase Anal
	 
	Fase Fálica
	
	
	 10a Questão (Cód.: 30924)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um importante conceito da Psicologia Humanista, elaborado por Carl Rogers e adotado como premissa de uma teoria de aprendizagem, é a empatia. Assinale a única alternativa em que o professor se mostra empático na situação de aprendizagem.
		
	
	Ao término da prova de matemática, os alunos saem bastante revoltados, pois duas questões não faziam parte do conteúdo trabalhado. O professor ouve a turma, não concorda com a argumentação dos alunos e não anula as questões.
	
	Ao perceber que os alunos saíram da prova de matemática mais cedo para ouvirem um programa de música funk no corredor da escola, o professor desqualifica aquele tipo de música e corrige com mais exigência as provas dos referidos alunos.
	 
	No momento em que o professor vai apresentar as notas da prova de matemática, ele chama individualmente cada aluno em sua mesa, mostra a nota e apresenta os erros no raciocínio do aluno para que ele possa aprender a forma correta de usar as fórmulas.
	
	Durante a prova de matemática, um aluno pergunta se pode utilizar a calculadora, e o professor responde para ele com uma pergunta: "O que você acha?"
	
	Ao final da prova, a turma pede para saber o gabarito da prova de matemática, pois muitos passaram a semana estudando e estão bastante ansiosos. O professor é enfático ao responder que o resultado só seria dado somente no dia seguinte.

Continue navegando