Buscar

A história de um casamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O longa conta a história de Charlie e Nicole, respectivamente, diretor de peças teatrais e atriz, que estão nos estágios iniciais de um processo de divórcio, disputando seus bens, mas especialmente, a custódia do filho Henry.
O filme História de um Casamento nos narra esse longo e desgastante processo de separação com todos os empecilhos que acontecem no meio do caminho.
Á historia se inicia com o psicólogo do casal pedindo para que ambos façam uma carta com as qualidades que um vê no outro, almejando que esse fato ajude os de maneira positiva no processo de divorcio que está por começar.
Nicole e Charlie se casam no estado natal dela e vão viver em Nova Iorque, onde tem um filho único, Henry. Depois de anos de convívio O amor no caso do casal é interrompido especialmente porque Nicole anseia por liberdade (ela quer saber quem é, procura ser mais independente, deseja caminhar sozinha nos seus próprios projetos profissionais).
Ao longo dos anos, por exemplo, Nicole deixa claro que quer experimentar ser diretora, algo que o seu então marido - o diretor da companhia - nunca permitiu que acontecesse.
Ao passo que ele viveu a vida que sempre quis (optou por viver na cidade onde gostaria de morar, seguiu a carreira que escolheu), Nicole sentiu que fez tudo por Charlie e que ele nunca fez grandes esforços por ela. Charlie se negou, por exemplo, a viver um ano com ela em Los Angeles.
Outro elemento que abala e decreta o fim da relação é o fato de Nicole suspeitar (e depois confirmar) que Charlie foi infiel em uma ocasião. Ela se dá conta que o marido pulou a cerca com uma contra-regra, a infidelidade a magoa e se transforma em muita raiva contida que vem à tona durante o processo da separação.
Nicole começa a gravar uma serie e então se muda, com o filho, para Los Angeles. Estado onde mora a família. 
No inicio a intenção era de não incluir advogados, não seria um divorcio extrajudicial. Ambos estavam decididos á não se desgastarem, já haviam decididos sobre a partilha de bens. Mas o fato de terem filhos pequenos, e, também após consultar uma advogada indicada pela diretora da peça em que ela iria participar a história muda o rumo.
Nora, a Advogada contratada por Nicole, a convence pedir pela guarda total do filho. Que ela e o filho ficassem morando em los Angeles e que Charlie teria que se adaptar. O fato de Nicole já ter matriculado o filho na escola em Los Angeles, o processo ter iniciado La, eles terem se casado por La tbm, beneficiaria Nicole e dificultaria para Charlie provar que eles moravam em Nova Iorque. 
Charlie ainda não havia conseguido um advogado, pois o que ele foi consultar no inicio, levava muito em consideração o que ele pensava sobre todo o processo, fugiu demais dos planos de Charlie de como deveria funcionar o processo de divorcio. 
A advogada de Nicole intima Charlie para apresentar resposta em 30 dias, comunica que se ele não apresentar resposta que o pedido seria presumido de revelia, Charlie teria que ceder a todos os pedidos delas.
Charlie então começa a procurar um advogado, mas Nicole já havia consultados todos os advogados da região, para dificultar que Charlie encontrasse um, já que o fato dela ter procurado o advogado e apresentados os fatos pelo seu ponto de vista, proibia o mesmo aceitar defender a outra parte no mesmo processo. Charlie então consegue um advogado, indicado pela sua sogra. Ele então auxilia Charlie e mostra que ao partir do pressuposto que o divórcio judicial demora para ser concluído, em ambos os casos, é possível afirmar que o processo extrajudicial é a melhor opção. Menos traumático e mais amigável, sendo a melhor via para todos a conciliação, alem de ser mais barato.
 Mas, já Na audiência de conciliação não acontece o acordo, Charlie não aceita ceder e vir morar em Los Angelis e nem Nicole aceita ir para nova Iorque. Então o processo de divorcio passa a ser Litigioso. 
Charlie então troca o Advogado pelo que ele havia consultado no inicio do processo, ambos os advogados usam de todas as armas na hora da audiência, deixando o processo estressante e saindo totalmente do formato combinado inicialmente. 
É muito explicito o quanto os advogados mudaram o curso do divorcio, eles conseguiram transformar o que seria um processo de divorcio judicial amigável em um processo de divorcio litigioso. A situação fugiu total do controle dos litigantes, ate arrisco dizer que , em um determinado momento, parecia que os advogados estavam apenas tentando alimentar os próprios egos, que haviam desligado totalmente da proposta do cliente e iniciado uma guerra entre eles mesmo. 
Conseqüências 
No decorrer do processo, Charlie se muda para Los Angeles, perde a oportunidade de apresentar sua peca na broadway, por conta do tempo que ele passava fora de nova Iorque por conta do divorcio. Nicole precisa da ajuda da mãe para conseguir arcar com todos os custos. Os dois se reúnem e acordam entre si e resolvem dar um tempo, pois ambos já perderam muito dinheiro. Acontece uma calorosa discussão, mas ambos se abraçam ao final, 
Acabei não mencionando, mas Durante o processo de divórcio, no entanto, o casal tenta ao máximo preservar o filho (especialmente Nicole tenta compensá-lo com presentes). E, apesar dos conflitos que tem com Charlie ao longo da separação, após a poeira baixar, há uma preocupação mútua com o bem estar do ex-parceiro.
Esse cuidado pode ser lido em uma das cenas finais quando Nicole amarra o cadarço desamarrado de Charlie. Essa é uma maneira simbólica dela cuidar para que ele não tenha problemas no caminho, até porque ele segura o filho do casal. A cena é carregada de significado e demonstra a delicadeza que permanecem sentindo com o outro.

Continue navegando