Buscar

metodologia e conteudos basicos de historia e geografia 3 didcursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1Na obra intitulada "A geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra", o autor Yves Lacoste sofreu críticas por alguns que compreenderam que o texto contemplaria o informado no título. Contudo, os críticos não perceberam que o livro apontava que os conceitos de geografia serviam também para organizar uma guerra. Disserte sobre a relação do estudo da geografia com a organização das estratégias de guerra. FONTE: LACOSTE, Yves. A Geografia: Isso Serve, em Primeiro Lugar, para Fazer a Guerra. 10. ed. Campinas: Papirus, 2005.
Resposta esperada
O conhecimento a respeito da geografia serve para fins militares quando aponta sobre as condições de poder, da luta de classes, enquanto conhecimentos estratégicos. Assim, a geomorfologia destaca os aspectos pertinentes ao território geográfico e a geopolítica aponta os elementos de poder.
Minha resposta
O conhecimento sobre geografia serve também para fins militares quando se pensa sobre as condições de poder, de lutade classes, disputas por terras, enquanto conhecimentos estratégicos. Assim, a geomorfologia destaca os aspectos pertinentes ao território geográfico e a geopolítica aponta os elementos de poder.
2As teorias do currículo apresentam como questão central a busca por saberem qual os conhecimentos que devem ser ensinados. Assim, as discussões abordam questionamentos com perguntas sobre 'o que', 'o que eles ou elas devem ser' e ainda 'o que eles ou elas devem se tornar', referindo ao trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas com relação ao desenvolvimento dos alunos. Descreva as características principais da teoria pós-crítica.
Resposta esperada
As teorias pós-críticas estenderam as discussões sobre o processo de compreensão das relações de dominação. Abrangeram inclusive as relações que envolvem os estudos de gênero, etnia, raça e sexualidade, com as relações sociais dominantes.
Minha resposta
As teorias pós-críticas desconfiam de qualquer postulação que tenha como pressuposto uma situação finalmente livre de poder. Para as teorias pós-críticas o poder transforma-se, mas não desaparece. Nas teorias pós-críticas, o conhecimento não é exterior ao poder, o conhecimento não se opõe ao poder.As teorias pós-críticas também estenderam a compreensão dos processos de dominação a partir da dinâmica de poder, envolvendo as relações de gênero, etnia, raça e sexualidade, completo e complexo das relações sociais de dominação do que aquele que as teorias críticas, com sua ênfase quase exclusiva na classe social, tinham anteriormente oferecido.

Continue navegando