Buscar

Copia de UNIVERSIDADE ESTACIO DE SA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prof. Walyson Costa
Disciplina: Histologia/ Embriologia
Relatório 
Nome: Thayna Rayane Magalhaes Gonçalves Vitorio 
Matricula: 202203369717 
Curso: Fisioterapia / Noite 
Reprodução Assistida
De acordo com as pesquisas e com o que foi estudado, a reprodução assistida é o conjunto de técnicas médicas, como a inseminação artificial e a fertilização in vitro, que possibilitam a reprodução humana de maneira assistida. Contribuindo para a diminuição do risco de doenças genéticas, de casos de infertilidade, idade avançada, casais homoafetivos, gestação independente e planejamento familiar. Portanto, a reprodução assistida inclui todo processo reprodutivo com o auxílio da medicina que envolve a manipulação “in vitro” de óvulo, espermatozóides e embriões, com o propósito de estabelecer uma gravidez.
Sendo assim, o processo da reprodução assistida é divido em baixa complexidade ou alta complexidade. A baixa complexidade é quando a fecundação ocorre no aparelho reprodutivo feminino, como nas técnicas de Inseminação Intrauterina. E a alta complexidade é quando a fecundação ocorre no laboratório e os embriões resultantes são colocados no útero materno, como nas técnicas de fertilização “in vitro”. A fertilização “in vitro” é a técnica mais complexa da reprodução assistida que promove a união do óvulo ao espermatozoide em ambiente laboratorial. Os embriões formados são cultivados e selecionados para, em seguida, serem transferidos ao útero da mulher. 
Temos também, a técnica conhecida como Fiv convencional, onde os espermatozóides são colocados em contato com os óvulos sem manipulação do embriologista por 24 horas para que a fertilização ocorra de forma “natural”. Após 24 horas, o embriologista faz uma limpeza nos óvulos e verifica se houve a fertilização ou não. Os embriões formados são cultivados até o quinto ou sexto dia de desenvolvimento para, então, serem congelados ou transferidos ao útero da mulher. Antes da transferência, é possível realizar uma biópsia, onde algumas células do embrião são retiradas para estudo de viabilidade genética. Por fim, a inseminação artificial ou inseminação intrauterina seria a técnica simples de reprodução assistida que processa os espermatozóides (sêmen) em laboratório previamente à introdução no trato genital feminino.
Tendo em vista as vastas possibilidades criadas com a descoberta das técnicas de reprodução assistida, percebe-se que ainda existem incertezas e inseguranças sobre a utilização da técnica de fertilização “in vitro” por gestação de substituição gera, e das novas situações envolvendo casais homoafetivos. É de fundamental importância, que se crie uma legislação específica, que não só regulamente a gestação de substituição, como também todas as técnicas de reprodução assistida, para conferir segurança às pessoas que delas se utilizarem para realizarem um sonho de conceber um filho.
Referência: Palestra de Maira https://www.tuasaude.com/reproducao-assistida/

Continue navegando