Buscar

Aprendizagem segundo Watson

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aprendizagem segundo Watson:
Aprendizagem ocorre a partir de um condicionamento das conexões estímulo-resposta herdadas pelos seres humanos chamadas reflexos. Novas conexões estímulo-resposta podem ser construídas através do condicionamento clássico pavloviano. Segundo Watson, o meio ambiente exerce uma grande influência sobre o indivíduo.
Aprendizagem segundo Skiner:
	
 
	O behaviorismo de Skinner fundamenta-se no fato de que a aprendizagem é basicamente uma mudança de comportamento que ocorre através de reforços imediatos e contínuos a uma resposta emitida pelo sujeito. Fortalecidas por sucessivas aproximações, as respostas serão emitidas cada vez mais adequadamente, até chegar ao comportamento desejado.
Aprendizagem segundo Bandura:
Bandura propôs a Teoria da Aprendizagem Social, segundo a qual, uma boa parte das aprendizagens que um indivíduo adquire decorre da imitação ou modelagem. O ponto forte da Teoria da Aprendizagem Social é o facto de ela reconhecer e combinar elementos das teorias comportamentalistas e cognitivistas. Para Bandura, as estruturas cognitivas, o comportamento e o meio interagem entre si, sendo cada uma destas influenciadas e influentes sobre as outras. Nesta perspectiva, as pessoas são o produto do seu meio, mas escolhem e moldam este meio por um processo de interacções que tem influências recíprocas. Nesta teoria emerge o conceito de Modelagem, segundo o qual, as pessoas podem aprender através da imitação do comportamento dos outros.
Como se processa a aprendizagem na perspectiva de Bandura?
Através da socialização que decorre desde o nascimento até a morte do individuo. 
Reforço Pimário: Os reforços primários são aqueles naturalmente satisfatórios para o organismo. Ser aliviado de um choque, ou então receber alimento são exemplos deste tipo de situação
Reforço Secundário: Reforço obtido com a satisfação das necessidades secundárias ou sociais (aprendidas) tais como simpatia, honras, prestígio, afagos, dinheiro, bens materiais, etc
Reforço positivo - Satisfação provocada por uma gratificação ou com a obtenção de uma situação desejada.
Uma operação básica de reforço envolve o processo de acrescentar algo bom ou desejável ao ambiente. A técnica de acrescentar algo bom contingente a comportamento desejado tem avantagem nítida de fazer com que a pessoa e a situação associada com aquele reforçador se tornem reforçadores secundários.  
Reforço negativo - Processo de retirada de algo mau contingente a comportamento desejável 
Outra forma de reforçar uma conduta é quando determinado comportamento põe fim a uma situação desagradável. O reforço negativo tem a desvantagem de resultar em comportamento de fuga ou esquiva. Faz com que a pessoa e a situação associada com a situação se tornem punitivas. O importante a ser lembrado é que quer o reforço positivo, quer o negativo resultam em aumento do comportamento que seguem. Muitos cientistas evitam fazer uma distinção entre eles e evitam rotulá-los como reforço positivo e negativo porque muitas pessoas confundem o último como punição.
Condicionamento Clássico: É um tipo de aprendizagem em que o organismo aprende a responder a um estímulo neutro que antes não produzia essa resposta. Diz respeito às relações entre estímulos e resposta. Ele serve para explicar o comportamento involuntário e as reações emocionais condicionadas. (Pavlov)
Condicionamento Operante: Procura explicar outros aspectos do comportamento humano. Estão nesse caso nossos atos ou comportamentos voluntários, que algumas vezes dependem de atos involuntários. As diferenças entre condicionamento respondente e operante são dadas porque ajudam a distinguir quanto aos modos como diferentes comportamentos são aprendidos.O condicionamento operante ou instrumental ocorre quando uma resposta operante é reforçada. ( mecanismo de repetição é chamado)
Memória declarativa: memória declarativa refere-se à aquisição de fatos, experiências e informações sobre eventos; é a memória diretamente acessível à consciência, podendo ser "declarada".
Memoria Episódica: Acontecimentos específicos(data de aniversário, cena da novela)
Memória semântica: Lembranças de aspectos gerais (conhecimento em matemática, português…) 
A memória não-declarativa: refere-se a várias formas de memória não diretamente acessíveis pela consciência (ou seja, circunstâncias nas quais a memória é expressa por meio de desempenho e não "declaração"). Inclui procedimentos motores (como andar de bicicleta, desenhar com precisão ou quando nos distraímos e vamos no "piloto automático" quando dirigimos). Essa memória depende dos gânglios basais (incluindo o corpo estriado) e não atinge o nível de consciência. Ela em geral requer mais tempo para ser adquirida, mas é bastante duradoura.
Memória de trabalho:não deixa traços nem produz arquivos.Serve para manter durante alguns segundos, no máximo minutos a informação que está sendo processada naquele momento.(número de tel.)
Sistemas mnemonicos: 
São os processos mnemônicos, que induzem a nossa mente a nos lembrarmos mais facilmente. Esses métodos se baseiam em associações, visto que a nossa memória é ativada por reações eletroquímicas (sinapses) associadas. Assim, quanto mais forte for a impressão dessas associações em nosa mente, mais fácil nos lembraremos do que desejamos. Quanto mais insólita (absurda) a imagem mental que associamos, mais fortemente ela é gravada por nosssa mente e, desta associação recuperaremos facilmente a informação desejada. Por exemplo. Se associarmos um elefante rosa de tromba verde a um número, sempre que passarmos este elefante para a nossa mente, ele nos devolverá rapidamente o número associado.

Continue navegando