Buscar

Tics 15 - manchas na piscina - certo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Gabriela Luiza Magro
Período: 3º período - T7 - Turma A
Data de envio: 16/05/2022
1. Caso clínico: Criança de oito anos com manchas claras coalescentes (máculas descamativas coalescentes hipopigmentadas) na pele da região posterior do tronco. Ao se estirar a pele entre dois dedos, visualizava-se descamação (Sinal Zileri). Qual a principal hipótese diagnóstica? Trata-se de uma doença contagiosa? Como propor um tratamento? A pigmentação retorna de imediato?
 A hipótese diagnóstica é que trata-se de uma ptiríase versicolor (tinea versicolor) hipopigmentada, é uma infecção fúngica, causada pela levedura malassezia (benigna). É uma infecção considerada leve e não contagiosa. O tratamento é feito por antifúngicos azólicos tópicos (cremes, loções e sprays) como clotrimazol, miconazol, oxiconazol; e também soluções em xampu com cetoconazol; o tratamento oral é utilizado para casos extensos por meio de fluconazol e itraconazol. Sobre a pigmentação é possível que a pele não volte ao normal, mesmo após meses depois da infecção, mas costuma voltar a coloração normal 3 a 4 meses após.
Referências:
TROPE, Beatriz Moritz; ASSIS, Tânia Ludmila de; MARQUEZ, Antônio de Souza. Pitiríase versicolor: atualizaçäo bibliográfica. An. Bras. Dermatol, p. 159-65, 1992.

Continue navegando