Buscar

AP1 - SISTEMA DE TRANSPORTES

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: VIRTUAL A – SISTEMA DE TRANSPORTE 2022/1 
PROF: MANUEL OLIVEIRA LEMOS ALEXANDRE 
ALUNO: JONATHAN NASCIMENTO RODRIGUES / MATRÍCULA: 2020102046
TRABALHO – AP1
1 - APRESENTE O CONCEITO E OS PRINCIPAIS MEIOS DA UNITIZAÇÃO
Referente a unitização, o principal objetivo consiste em reunir, o maior número de volumes, de forma eficiente, de modo que eles estejam unidos no menor espaço possível.
Dessa forma, as cargas, de modo geral, se tornam uniformes, ainda que contenham elementos de pesos, volumes e tamanhos diferentes.
Há, basicamente, 3 métodos de unitizar uma carga: paletização, pré-lingagem e conteinerização. 
A paletização envolve a organização uniforme de volumes sobre o espaço de pallets de madeira, algo comumente utilizado em depósitos e armazéns. Como muitas empresas empregam esse recurso para transportar cargas e armazená-las, é fundamental saber otimizar esse processo.
Na pré-lingagem, os volumes são colocados juntos e envolvidos por uma rede que pode ser de náilon ou de corda. Assim, é possível que guindastes e outras máquinas manuseiem as cargas com maior praticidade.
Já na Conteinerização, que particularmente, considero o procedimento mais simples tem o seu seguinte procedimento: alocar os volumes dentro de contêineres, reunindo-os de forma eficaz e aumentando a praticidade do transporte a partir de um controle mais apropriado da equipe de logística.
2 – ANALISE OS EXEMPLOS RELACIONADOS ABAIXO:
É essencial identificar quais estratégias são eficazes para reduzir os custos dos congestionamentos e melhorar a acessibilidade, além de como isso pode impactar positivamente a qualidade de vida e a produtividade. O planejamento consiste na determinação de objetivos e metas de um empreendimento, bem como a coordenação dos meios e recursos necessários para atingi-los. 
Sendo assim, o planejamento configura-se como um processo de gestão relacionado com a preparação e organização de recursos, concertados para o alcance dos objetivos dados.
Analisando os exemplos relacionados, é notório que cada um, adota uma estratégia diferente. 
A afirmativa apresentada é verdadeira, todavia, cada qual, com seu cenário, deve implementar melhores condições para que mantenham um bom resultado. Para melhor dimensionamento ou adequação da frota precisaríamos saber: raios de entregas, tempos de preparos, tempos de abastecimento do material nos veículos, tempo de preparo da mercadoria. Faz sentido e traduz uma boa prática, o planejamento. 
 
3 - APRESENTE UMA VANTAGEM E UMA DESVANTAGEM DO MODAL HIDROVIARIO. 
Quanto ao modal hidroviário, pode-se afirmar que sua principal vantagem é a flexibilidade para transportar grandes volumes de carga por longos trajetos. Afinal, navios cargueiros são responsáveis por grande fluxo de produtos em diversas rotas, inclusive internacionais. Contudo, desvantagens como o longo tempo necessário para que a rota seja concluída, ou a dependência de outros modais de transportes para a realização do carregamento (rodoviário, por exemplo), também entram em conta ao tratar do modal.
 4 - COMPARE O CANAL DIRETO EM RELAÇÃO AO CANAL INDIRETO. APRESENTE UM EXEMPLO DE CADA UM. 
Basicamente, no canal direto o produtor é o responsável único e direto pela entrega de seu produto. Logo, o consumidor receberá sua aquisição sem o intermédio de outro agente. Contudo, apesar de ter total controle sobre sua logística de entrega, tal mecanismo limita a capacidade de realizá-las, limitando também o número de clientes a serem atendidos. É válido citar também os custos, que são mais baixos por conta da ausência desse fator nas contas da empresa. Podemos citar as vendas por catálogo como exemplo, que consiste em o consumidor final escolher seu produto de acordo e recebê-lo diretamente do ofertante. 
Já o canal indireto é o inverso, afinal, intermediários realizam as entregas ao consumidor final. Tal mecanismo possibilita que um maior número de clientes seja atendido e que um maior volume de produtos seja comercializado, por conta da facilitação na logística. Contudo, os preços são mais altos, já que o custo de entrega entra em conta. A nível de exemplo, vale citar o clássico Correios, principal intermediário de entregas de nosso país e responsável pela logística de envio de diversas empresas.
 
 5 - APRESENTE UMA DESVANTAGEM RELACIONADA AO CROSS DOCKING 
Posso citar a ausência de estocagem como exemplo, esta característica do Cross Docking, pode se tornar um problema no caso de imprevistos. Em casos onde aconteça qualquer imprevisto, a entrega dentro do prazo não seria realizada e o objetivo do Cross Docking não seria alcançado. Portanto, apesar da exigência de uma logística mais trabalhosa, a estocagem de produtos é uma alternativa em dado contexto.

Continue navegando