Buscar

Fundamentos para Reabilitação Oral II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos para Reabilitação Oral II
Sabe-se da importância do conhecimento da anatomia e das variações anatômicas existentes entre os condutos radiculares dos diferentes elementos dentais na arcada e entre indivíduos diferentes. No entanto, existem regras gerais de acesso ao conduto radicular, que proporcionam um direcionamento e facilitam o procedimento clinico
Discorra sobre as regras de acesso, pontos de eleição e formas de contorno e conveniência para os molares, tanto superiores quanto inferiores:
Resposta: 
As regras de acesso, pontos de eleição e formas de contorno devem ocorrer com as brocas diamantadas 1014 ou 1016 e quando usamos essas brocas é necessário considerar a existência de fatores de estruturação que podem afetar o acesso. Esses fatores são: Tamanho, Forma e Integridade.
Durante o acesso à câmara pulpar, é preciso manter a broca no sentido do eixo longitudinal da raiz, para evitar perfurações ou desgaste desnecessário da estrutura dental, e, uma vez acessada a câmara pulpar, deve-se perceber a sensação de “cair no vazio”.
Quando a estrutura coronária está preservada, ou a lesão de cárie está fora do eixo longitudinal do dente, por exemplo, na cervical da superfície vestibular da raiz, o ponto de eleição é o local que se começa a desgastar a coroa do dente, para garantir que a perfuração esteja no teto da câmara pulpar e no longo eixo radicular, evitando desgastes excessivos e desnecessários, e garantido o acesso ao conduto.
E esses são os pontos de eleição
· Incisivos E Caninos Superiores e Inferiores: 2 a 3 mm incisal à área de cíngulo, na porção central da face lingual ou palatina, seguindo o longo eixo da raiz.
· Pré-Molares e Molares: o ponto de eleição deve ser o centro da superfície oclusal, sendo que em molares superiores deve ser ligeiramente deslocado para o centro da fossa mesial, que é onde está localizada a câmara pulpar.

Continue navegando