Buscar

O sistema simpático

Prévia do material em texto

O sistema simpático 
 O principal papel do sistema nervoso simpático é nos preparar para emergências, ou, em outras palavras, para respostas de “luta ou fuga”. Se você já ficou com medo ou ansioso, ou se sentiu ameaçado ou atacado, você experimentou a ativação do seu sistema nervoso simpático. Para lhe preparar para uma emergência em uma necessidade de “luta ou fuga”, o sistema nervoso simpático ativo numerosas e complexas vias e componentes, que vão causar diversos efeitos no corpo. Assim, ele é capaz de acelerar a respiração, aumentar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, dilatar as pupilas, redirecionar o fluxo sanguíneo da pele e do trato digestivo para o cérebro, coração e músculos, onde ele é mais necessário, aumentar a sudorese e causar arrepios ao elevar os pelos da sua pele. Você sente tudo isso durante uma resposta de luta ou fuga.
É um sistema adrenérgico, sendo seu principal neurotransmissor a noradrenalina. Seu principal nervo é o tronco simpático.
ponto de vista estrutural, o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinal, enquanto o SNP contém todos os tecidos nervosos localizados fora do SNC. Essas estruturas são os nervos cranianos, os nervos espinais e os gânglios periféricos.
A parte periférica do sistema nervoso pode ainda ser subdividida de acordo com a sua função. De acordo com essa classificação, o sistema nervoso é formado pelo sistema nervoso somático e pelo sistema nervoso autônomo (SNA). O sistema nervoso somático é a parte voluntária do sistema nervoso. Ele é formado por nervos sensitivos e motores. Os nervos sensitivos somáticos levam informações sensitivas da pele, articulações e músculos para o sistema nervoso central, enquanto os nervos motores somáticos inervam os músculos esqueléticos e nos permitem movimentar conforme nossa vontade.
Exemplo. O sistema nervoso simpático é acionado em situações estressantes ou de emergência. Assim, caso uma pessoa esteja atravessando uma rua e perceba que um carro está avançando em sua direção, o sistema é acionado. Isto para que o indivíduo possa lidar com o possível acidente.

Continue navegando