Buscar

DESAFIO V Letra de câmbio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESAFIO V Letra de câmbio
A letra de câmbio deve atender aos requisitos legais para que seja considerada válida. Entre esses requisitos, é fundamental que se identifique o sacador, o sacado e o tomador, que são os agentes envolvidos na relação cambiária. 
Você é o contador de Hélio e, conhecendo como se operacionaliza a letra de câmbio, como deve orientá-lo para que ele receba o crédito?
Padrão de resposta esperado 
A letra de câmbio foi emitida corretamente, indicando o sacador, o sacado e o tomador do crédito, atendendo aos demais requisitos legais para a validade do título, que são: a expressão letra de câmbio, a quantia devida, o nome dos envolvidos, a assinatura do sacador, a data e o lugar em que o título será sacado.
Sendo assim, Hélio deverá procurar Tadeu para receber o valor devido por Ícaro. Caso Tadeu se recuse a efetuar o pagamento, tendo em vista que não há aceite no documento e, por isso, Tadeu não se torna obrigado na relação cambiária, Hélio poderá cobrar de Ícaro, pois ele é o sacador do título e se tornou coobrigado com a sua assinatura que deu origem à letra de câmbio.  
1. A letra de câmbio envolve obrigatoriamente três partes: o sacador, o sacado e o tomador, embora não necessariamente devam ser pessoas diferentes. Acerca das funções de cada um deles, é correto afirmar que:
Você acertou!
C. tomador é o credor originário da letra de câmbio; é ele quem deverá receber o valor constante no título.
As funções do sacador, do sacado e do tomador, também chamado de beneficiário, são distintas: o sacador é quem cria o título de crédito, quem dá a ordem de pagamento ao sacado, este que deverá realizar o pagamento ao tomador, que, por sua vez, é o credor originário do título de crédito e deverá receber o valor constante na letra de câmbio. Não é necessário que sejam pessoas diferentes; sacador e sacado, por exemplo, podem ser a mesma pessoa.
2. A letra de câmbio pode ser emitida em diversas modalidades, sempre considerando-se que é única, ou seja, o pagamento é realizado de uma só vez. Acerca da letra de câmbio à vista, é correto afirmar que:
Você acertou!
B. ocorre quando o título é apresentado ao sacado para pagamento.
A letra de câmbio à vista deve ser paga mediante a apresentação do título ao sacado, sendo que esse momento configura o vencimento do título. Não se pode confundir com a letra de câmbio a dia certo, quando a data do pagamento deve ser especificada, nem com a letra de câmbio a tempo certo da data, com o cálculo de prazo a partir do dia imediato. Da mesma forma, não se pode confundir com a letra de câmbio a tempo certo da vista, que exige o aceite do sacado.
3. O Código Civil, a Lei Uniforme de Genebra e o Decreto n.º 2.044/1908 são as normas aplicáveis aos títulos de crédito em geral. Para a letra de câmbio, em caso de conflito entre os instrumentos legais, deve-se aplicar a Lei Uniforme de Genebra sempre que:
Você acertou!
E. O Decreto n.º 2.044/1908 e a Lei Uniforme de Genebra regulamentarem o mesmo tema.
Em caso de divergência a respeito da aplicabilidade das normas atinentes à letra de câmbio, a Lei Uniforme de Genebra deve ser aplicada em duas situações: sempre que o Decreto nº 2.044/1908 for silente e a LUG regulamentar o tema e sempre que ambos os instrumentos regulamentarem determinado assunto. Por fim, a LUG pode ser considerada, juntamente com o Código Civil, se o Decreto nº 2.044/1908 for silente em matéria que a LUG regulamentar com reservas. Nas outras situações, deverá ser aplicado o Decreto nº 2.044/1908.
4. A letra de câmbio deve ser emitida com atenção aos requisitos legais para que possa operar seus efeitos jurídicos e legais. Contudo, entre os requisitos da letra de câmbio, o que pode ser considerado não essencial, ou seja, pode ser dispensado, é:
Você acertou!
D. A época do pagamento.
O requisito que pode ser considerado não essencial é a época do pagamento, pois, na ausência dessa indicação, o título é considerado com vencimento à vista. Nos termos da Lei Uniforme de Genebra e do Decreto n.º 2.044/1908, os requisitos essenciais da letra de câmbio são a expressão letra de câmbio no texto do documento, a quantia que deve ser paga, o nome do tomador e a assinatura do sacador, sem os quais o título é considerado inválido.
5. Na jurisprudência brasileira, o aceite da letra de câmbio é tema recorrente. A respeito do aceite, considere as seguintes afirmações, tendo em vista o entendimento majoritário do Judiciário brasileiro:
I - O sacado se obriga na letra de câmbio independente do aceite.
II - A ausência de aceite do sacado não torna a letra de câmbio inválida.
III - O protesto da letra de câmbio por falta de aceite é admissível apenas como meio de prova da recusa, para fins de ação regressiva contra o sacador. 
É correto afirmar que:
Você acertou!
E. apenas as afirmações II e III estão corretas.
O sacado se torna obrigado pela letra de câmbio apenas mediante o aceite, de forma que a falta do aceite não invalida a letra de câmbio, pois, não é requisito essencial. Destaca-se, no entanto, que o aceite somente será obrigatório quando o prazo do vencimento da letra depender da apresentação ao sacado, o que ocorre no caso das letras de câmbio passadas a tempo certo da vista. Sendo assim, o protesto do título por falta de aceite somente é admissível como meio para provar a recusa do sacado em concedê-lo, tendo em vista o ajuizamento de ação regressiva contra o sacador da letra de câmbio, não contra o sacado.

Continue navegando