Buscar

Química Analítica Quantitativa (20304) prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:738777) Química Analítica Quantitativa (20304) prova 2
A+Alterar modo de visualização
Peso da Avaliação1,50
Prova46833779
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros8/2
Nota8,00
1A escolha correta de indicadores ácido-base é um dos principais tópicos a ser analisado quando se aborda o assunto titulação ácido-base. Levando em conta essa relevância, considere três amostras (I, II e III) que foram testadas com o uso de alguns indicadores. Após os testes, os resultados foram obtidos e reunidos na tabela apresentada a seguir. De acordo com os resultados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A amostra I pode representar o ácido clorídrico devido ao fato de possuir um pH muito baixo. ( ) A amostra II indica uma substância de pH neutro, como água. ( ) É impossível determinar o caráter das amostras pelo simples uso de indicadores. ( ) A amostra III, ao ser misturada com um ácido, sofre um processo de neutralização devido ao fato de possuir pH extremamente alcalino. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - F - V.
B
V - F - F - F.
C
V - F - V - V.
D
F - V - V - F.
2"O EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético) é, sem dúvidas, o ligante multidentado mais utilizado em titulações de complexação, uma vez que quase todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados utilizando o composto". O desprotonamento do EDTA (representado na sua fórmula molecular por H4Y) varia de acordo com o pH da solução, como pode ser observado na imagem. Com base no exposto e na imagem anexada, analise as sentenças a seguir: I- Para os valores de pH 12 até 14 há a predominância de EDTA parcialmente desprotonado. II- O EDTA tende a ficar em sua forma molecular até aproximadamente pH 7. III- O pH ideal para se obter o EDTA trivalente encontra-se próximo de 8. IV- Dependendo do pH a fração de EDTA vária o que altera o equilíbrio das reações, portanto deve-se levar em conta a constante de formação condicional. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: GUARDA, Ananda Fagundes. Química Analítica Quantitativa. Indaial: Uniasselvi, 2019.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I, II e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
As sentenças III e IV estão corretas.
3Ao se analisar a curva de calibração de titulação é importante avaliar três regiões distintas, sendo elas, antes do ponto de equivalência, no ponto de equivalência e após o ponto de equivalência. Na construção de uma curva de calibração de uma titulação de oxirredução foram separados 100 mL de uma amostra de Fe2+ de concentração 0,002mol/L. A amostra foi titulada com Ce4+ 0,001mol/L conforme o esquema apresentado na imagem em anexo. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
O número de mols total na amostra de ferro é 0,002mol.
B
No ponto de equivalência, considerando a proporção 1:2 da reação, o volume de titulante gasto é 200mL.
C
A região da curva de calibração após o ponto de equivalência será determinada com volumes inferiores a 200mL.
D
Se a concentração de Fe2+ na amostra de 100mL fosse de 0,003mol/L e a concentração de Ce4+ no titulante fosse 0,002mol/L, no ponto de equivalência o volume gasto de titulante seria 150mL.
4As curvas de titulação apresentam o progresso qualitativo de uma titulação. Com a ajuda delas é possível avaliar-se o método de titulação. Considerando a curva e os códigos apresentados na imagem anexa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O ponto IV indica que o pH é calculado de forma direta e considerando a espécie que está sobrando (titulante). ( ) O ponto I indica o pH da solução. ( ) O volume utilizado de titulante é indicado pelo ponto II. ( ) O ponto V indica que o pH é calculado de forma direta e considerando a espécie que está sobrando (titulado). ( ) O ponto III indica o ponto de equivalência. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F - V.
B
V - F - V - V - F.
C
V - V - F - F - V.
D
F - F - V - F - F.
5Inúmeras espécies de plantas, flores e frutas possuem substâncias coloridas em sua seiva que mudam de cor conforme o pH do meio em que estão inseridas, sugerindo que tais espécies podem atuar como indicadores ácido-base. Com base no exposto, avalie as asserções e a relação proposta entre elas: I- Os indicadores são substâncias capazes de mudar de cor que independem das características físico-químicas da solução. PORQUE II- Os indicadores podem ser usados na química para determinar as concentrações de vários componentes de uma amostra. Isso ocorre quando são realizadas titulações em que o titulante e o titulado são bases ou ácidos reagindo estequiometricamente. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CHUCHINSKI, A. S.; CAETANO, J.; DRAGUNSKI, D. C. Extração do corante da beterraba (beta vulgaris) para utilização como indicador ácido-base. Ecl. Quim., São Paulo, v. 35, n. 5, p. 17-23, 2010.
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
C
A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
6"As titulações por oxirredução baseiam-se em reações de oxidação e redução, ou seja, reações de transferência de elétrons. Nestas reações existem espécies oxidantes e espécies redutoras". Portanto, ao se analisar uma titulação de oxirredução, é necessário ter em mente alguns conceitos importantes, como redução, oxidação, agente redutor e agente oxidante. Com relação ao exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O processo de redução envolve a perda de elétrons e a diminuição do NOX. ( ) A oxidação é caracterizada pelo ganho de elétrons e o aumento do NOX. ( ) Os agentes redutores provocam a redução ao mesmo passo que sofrem a oxidação. ( ) Os agentes oxidantes são aqueles responsáveis por provocar a oxidação e, consequentemente, sofrem diminuição do NOX. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: https://bit.ly/3aaqbyU. Acesso em: 5 mar. 2020.
A
F - F - V - V.
B
F - V - V - F.
C
V - V - F - F.
D
F - V - V - V.
7As titulações de complexação tem, de acordo com o próprio nome, como característica a formação de complexos. Tais complexos são formados pela união de um ácido de Lewis (íon metálico) a uma base de Lewis (ligante). Com base nesse processo, assinale a alternativa CORRETA:
A
O efeito quelato é a capacidade de ligantes monodentados de formarem complexos mais estáveis do que aqueles formados por ligantes multidentados.
B
Ao realizar uma titulação de complexação com EDTA é necessário verificar o pH da solução, uma vez que ele interfere de forma significativa na fração de EDTA totalmente desprotonado.
C
O EDTA é o ligante monodentado mais utilizado em titulações de complexação, uma vez que quase todos os elementos da tabela periódica podem ser determinados utilizando o composto.
D
Ligantes monodentados doam dois ou mais pares de elétrons, ou seja, ligam-se ao íon metálico através de dois ou mais átomos.
8A compreensão das reações químicas que ocorrem entre ácidos e bases nos processos de titulação necessita da compreensão de alguns tópicos, por exemplo, a constante de equilíbrio para a dissociação ácida (Ka). Esta constante representa uma relação entre as moléculas dissociadas e associadas, sendo que quanto maior o seu valor, maior será a presença de moléculas dissociadas. Considerando a reação de dissociação do ácido acético (CH3COOH), analise as sentenças a seguir: I- Se a concentração final de ácido acético for de 0,08 mol/L e Ka = 5.10^-3, então a concentração final de H+ será de 0,02 mol/L. II- Para uma concentração de H+ igual a 1.10^-4 o pH será igual a 4,00. III- Se a concentração inicial de ácido acético for de 3,36.10^-2 mol/L e a concentração final de H+ for de 3.10^-2 mol/L, então Ka = 2,5.10^-1. IV- Ao titular o ácido acético com uma base, haverá uma diminuição deH+ em solução, o que leva a um aumento do pH. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Somente a sentença III está correta.
B
Somente a sentença IV está correta.
C
Somente a sentença II está correta.
D
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
9Ao executar uma titulação por complexação, que são titulações que envolvem reações de formação de complexos, um íon metálico reage com ligante formando um complexo suficientemente estável que será indicado por um indicador, geralmente Negro de Eriocromo T. Considerando uma atividade prática que busca determinar cálcio (Ca2+) em uma amostra utilizando EDTA de concentração 0,001mol/L, analise as sentenças a seguir: I- Se o valor de 0,0006 mol é o número de mols de cálcio (Ca2+) disponível para reagir com o titulante (EDTA) então devemos adicionar a mesma quantia de titulante (EDTA) para o atingir o ponto de equivalência, ou seja, 0,6L. II- A estequiometria da reação para reações entre íons metálicos e EDTA serão sempre na proporção 1:1. III- Se o volume de EDTA utilizado para atingir o ponto de equivalência for de 250mL, isso indica que temos 0,00025 mol de Ca2+ na amostra. IV- Ao atingir o equilíbrio químico, a equação química que representa corretamente a reação é Ca2+ + Y4- -> CaY. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e III estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
10"O cloro, na forma de íon cloreto (Cl-), é um dos principais ânions inorgânicos em águas naturais e residuárias. Em água potável, o sabor produzido pelo íon Cl- varia em função da sua concentração, como também da composição química da água". Considerando o Método de Mohr para a determinação de cloreto, analise as sentenças a seguir: (Dados: Cl = 35,5 g/mL) I- De acordo com a equação química que representa uma titulação desse tipo, a proporcionalidade entre os íons prata e cloreto é de 1:1. II- Em uma amostra 0,5000 g de sal marinho previamente seco em estufa e posteriormente dissolvido em água na qual foram gastos 17,50 mL de AgNO3 0,2000 mol/L durante o processo de titulação, possuirá 24,85% de cloreto. III- Uma amostra de 25 mL de cloreto com concentração 0,002 mol/L, titulada com uma solução de nitrato de prata (AgNO3) 0,01 mol/L, atingirá o ponto de equivalência com 5 mL de titulante. IV- Uma amostra de 7,5 mL de cloreto, que atinge o ponto de equivalência com 30 mL de uma solução de nitrato de prata (AgNO3) 0,25 mol/L, irá possuir uma concentração de 1 mol/L. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: http://www.abq.org.br/cbq/2014/trabalhos/4/4883-16591.html. Acesso em: 5 mar. 2020.
A
Somente a sentença II está correta.
B
Somente a sentença III está correta.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

Outros materiais