Buscar

8 HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO ENSINO SUPERIOR
HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1) “Um processo sistemático de análise de uma atividade ou instituição que permite compreender, de forma contextualizada, todas as dimensões e implicações, com vistas a estimular seu aperfeiçoamento.” (BELONI; BELONI, 2003, p.17)
Partindo do conceito de avaliação institucional citado pelos autores, pode-se afirmar:
A) O processo de avaliação institucional é sinônimo de avaliação educacional, pois opera a partir da aplicação de provas e testes.
B) Quando se fala em avaliação institucional, o foco são as instituições de ensino privadas, que objetivam o lucro.
C) A avaliação institucional produz resultados diretos na gestão das instituições de ensino, contribuindo para sua melhoria.
D) Quando a avaliação insitucional se realiza contemplando todas as dimensões da escola, ela se afasta da possibilidade de contextualização.
E) O objetivo maior da avaliação institucional é a produção de informações essenciais em detrimento do aperfeiçoamento da organização.
2) Nas últimas três décadas, a avaliação institucional passou por inúmeras reconfigurações, estendendo-se a todas as etapas da educação e abrangendo o sistema educacional brasileiro como um todo. Analise os aspectos de cada um desses componentes históricos da avaliação institucional no Brasil e associe a primeira e a segunda colunas, de forma a estabelecer a correta relação entre elas.
I. CF 88
II. Globalização
III. SAEB
IV. Exame Nacional de Cursos
V. SINAES
( ) Define uma série de acontecimentos que ocorreram no mundo e que afetaram os aspectos econômicos, políticos e culturais das nações.
( ) Instituído em 1990 como um projeto piloto, é considerado a primeira iniciativa de busca por uma avaliação institucional externa e em larga escala no sistema educacional brasileiro.
( ) Tinha como objetivo verificar como estava ocorrendo a formação dos estudantes universitários. Atualmente, dentro da configuração do SINAES, foi substituído pelo ENADE.
( ) Reforçou em seu texto a gestão democrática e a busca por mecanismos que medissem a qualidade dos serviços prestados à população, que precisavam ser avaliados.
( ) Corresponde a toda uma série de instrumentos aplicados no Ensino Superior para verificar as condições de qualidade multidimensionais em que as universidades têm funcionado.
Assinale a alternativa que traz a ordem correta:
A) II; III; IV; I; V.
B) I; II; III; V; IV.
C) III; IV; V; II; I.
D) V; I; II; IV, III.
E) IV; V; I; III; II.
3) Práticas de avaliação institucional têm feito parte das rotinas das instituições de ensino brasileiras, sendo percebidas ao longo de todas as etapas da educação, bem como nas redes públicas e privadas, devido aos seus efeitos para a gestão dessas organizações educacionais. Ao considerar a relação existente entre a avaliação institucional e a busca pela qualificação das instituições de ensino, analise as asserções a seguir e marque a alternativa que apresenta uma correta relação entre elas:
I. A existência de um processo de avaliação institucional pode impactar diretamente a qualificação das atividades realizadas em uma instituição de ensino, seja ela da Educação Básica, seja ela do Ensino Superior.
PORQUE
II. Por meio da aplicação de seus intrumentos avaliativos em todas as dimensões e áreas da escola, os gestores podem realizar melhores diagnósticos do contexto escolar, providenciando ações eficientes que busquem a melhoria da qualidade.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a asserção II não é uma justificativa da asserção I.
4) Uma avaliação institucional eficiente, que impactará diretamente o alcance dos objetivos da instituição de ensino, deve abranger algumas dimensões importantes, como: o seu contexto interno e externo; a organização e gestão da escola; o ensino e a aprendizagem; a cultura da escola e os resultados educacionais que vem apresentando.
Analise as alternativas e marque a que apresenta uma dessas dimensões de análise da avaliação institucional e sua correta descrição:
A) O contexto interno refere-se aos fatores que não são afetados diretamente pela escola, enquanto os externos se relacionam aos docentes, às práticas pedagógicas, à estrutura física existente, etc.
B) Perceber como a escola se organiza e qual o estilo de liderança utilizado pelos gestores pode ser fundamental na avaliação institucional, pois esses fatores distanciam a escola de seu PPP.
C) O ensino e a aprendizagem têm importância fundamental na avaliação institucional, pois as metodologias e as estratégias pedagógicas utilizadas podem assegurar a qualidade na educação.
D) A cultura organizacional que a escola tem define a forma como ela se posiciona filosoficamente em relação ao mundo, pouco contribuindo para a avaliação institucional.
E) Os resultados educacionais são mensurados por meio de outros mecanismos avaliativos de cunho classificatório e quantitativo, sendo que a avaliação institucional é plenamente qualitativa.
5) Um dos primeiros aspectos a serem considerados ao buscar a implementação de uma avaliação institucional em uma escola é entender bem seu conceito para evitar confusões e decisões equivocadas por parte dos gestores.
Sobre o conceito de avaliação institucional, pode-se afirmar:
A) Tem como objeto de estudo as atividades que medem o desempenho dos estudantes, como provas e testes aplicados em sala de aula.
B) Tem caráter prioritariamente classificatório e vale-se de instrumentos quantitativos para sua realização.
C) Apresenta-se de forma processual e formativa, abrangendo múltiplas dimensões de análises e todos os setores e pessoas da escola.
D) É um mecanismo avaliativo que deve ser imposto pelos gestores visando ao engajamento de todos na sua aplicação.
E) Funciona de forma muito eficaz para as escolas das redes privadas de ensino, mas, nas escolas públicas, deixa a desejar.

Mais conteúdos dessa disciplina