Buscar

Relatório de Estágio em Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Matrícula: 201908188286
CARLA WERLY FERNANDES MAGALHÃES
Cidade: Rio de Janeiro
Ano: 2021
Curso: Pedagogia
Estágio em Educação Básica
Instituição onde realizou-se o Estágio:
Colégio Santos Werly
Estrada da Posse, 651 – Santíssimo – CEP: 23093- 121
Telefone: (21) 2403 1499
2
Introdução:
Metodologia e fundamentação teórica:
 A atividade de Estágio consistiu em oferecer um Projeto que atendesse aos interesses educacionais dentro de parâmetros da Educação Básica, tendo como referência a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. A escola propõe uma educação para a convivência democrática; para a criação de pessoas com atitudes sociais, que respeitem o outro. Neste sentido, o fundamento da escola visa formar cidadãos que saibam ouvir, dialogar ativamente e, acima de tudo, que tomem decisões e realizem julgamentos, os quais estejam preparados para colocarem em prática.
 
 Estas atividades tiveram como suporte a compreensão do indivíduo como ser pensante e social, a partir das teorias de Vigotsky (1998), fala que o convívio social e cultural entre os pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo ao qual pertence a criança, contribui de forma relevante para seu desenvolvimento e aprendizagem. Nesse espaço privilegiado, são intencionalmente proporcionadas experiências lúdicas e com múltiplas linguagens, trabalhando as habilidades individuais respeitando a diversidade, relacionando conteúdo ao cotidiano, ampliando horizontes na pluralidade cultural e linguística, a fim de formar um cidadão que valorize a vida e seja atuante na sociedade. 
 O resultado de tal ação mostra que a Instituição escolar é concebida como um espaço social, um espaço de ações alternativas que contribui para que haja transformações sociais positivas aos cidadãos. A Educação Infantil deve preparar o indivíduo para inseri-lo na concepção e compreensão de mundo emergente na sociedade, ao longo dos anos iniciais ele possa participar agindo nas mudanças e transformações dessa mesma sociedade. 
Observação prática:
 Através deste estágio pude observar o quanto esta instituição presa pelo convívio social e principalmente pela interação positiva entre os alunos. O quanto ficou evidenciado o aspecto individual, onde mantém-se respeitada as prioridades e as especificidades de cada aluno, seus anseios, a interação e principalmente no que diz respeito à ludicidade. 
Análise dos materiais de suporte:
 Quanto aos recursos, a educação infantil e os anos iniciais são momentos importantes para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a sociedade. Nesse contexto, diferentes aspectos influenciam no aprendizado da criança. O material didático usado pelas professoras faz parte dos elementos que contribuem para o desenvolvimento infantil, auxiliando-os no trabalho pedagógico e os alunos em seu aprendizado. A escola opta por materiais dinâmicos, capazes de estimular o gosto pela leitura e sejam interativos, com desenhos e jogos para despertar a curiosidade das crianças. Este material complementa o ensino e aprendizagem, possibilitando a integração e dinamização do processo educativo.
3
Considerações Finais:
Destaques positivos são os materiais, a interação entre as crianças, mesmo estando nessa problemática da COVID19, conseguem interagir bem em sala de aula, assim como os alunos que se encontram no ensino remoto. Pude presenciar e compreender como é importante para a instituição o aspecto social e cidadão do aluno, de um modo geral. 
Os desafios, sem dúvidas são vários, porém, o mais expressivo neste cenário atual foi a pandemia, ela afastou, dificultou processos que seriam muito mais simples, em “épocas normais”. Mas tenho a certeza que diante de um cenário diferente, a instituição teria muito mais êxito em suas premissas. 
3
Tudo isso, somando ao contexto de estresse, pois estão confinados em casa. Longe dos amigos e durante um surto na saúde a nível internacional. 
Na sala de aula, o feedback entre aluno e professor é direto e permanente. Basta olhar ao redor para perceber se há o engajamento dos alunos, se a classe está compreendendo o que está sendo ensino, etc. No ensino a distância, não há esse controle. 
Mesmo com todas essas peculiaridades, foi extremamente gratificante participar desses momentos que trouxeram grande crescimento tanto pessoal, quanto acadêmico e profissional.

Continue navegando