Buscar

AVA 1 2

Prévia do material em texto

1
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	A teoria de Seleção, Otimização e Compensação de Baltes e Baltes buscou compreender como os indivíduos podem manejar as mudanças nas condições biológicas, psicológicas e sociais em suas trajetórias de desenvolvimento. Interessa a essa teoria entender como as pessoas usam seus recursos internos e externos maximizando ganhos e minimizando as perdas ao longo do tempo. A Teoria Life-Span de Paul Baltes explora as alterações biológicas, cognitivas e psicossociais que acontecem durante todo o curso da vida.  BALTES, P. B., & BALTES, M. M. (Eds.), Successful aging: perspectives from behavioral sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 1990
Assinale a característica correta acerca da perspecitiva Life-Span sobre o desenvolvimento humano.
		
	
	Não é multidirecional e multidimensional
	
	É marcado por  declínio na acasião da entrada na velhice.
	
	Não sofre influência da condição sociocultural.
	
	O desenvolvimento ocorre durante até a entrada na vida adulta.
	
	Tem plasticidade.
	Respondido em 18/04/2022 20:13:02
	
Compare com a sua resposta: 
	
		2
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Leia o trecho:
Com cerca de 6 semanas de vida, Serginho está deitado calmamente em seu berço perto de uma janela com uma chupeta na boca. O dia está nublado, mas de repente o sol aparece e um raio de luz surge na extremidade do berço. Por alguns momentos Serginho para de sugar sua chupeta e fica olhando para o padrão de luz e sombra. Então, ele desvia o olhar e começa a sugar novamente.
Tendo por base a teoria do processamento de informações, e a partir da leitura do comportamento de Serginho, marque a alternativa que melhor representa o tipo de aprendizado ocorrido.
		
	
	Processo de Habituação
	
	Processo de Projeção
	
	Processo de transferência intermodal
	
	Processo de Desabituação
	
	Processo de Estimulação
	Respondido em 18/04/2022 20:24:28
	
Compare com a sua resposta: 
	
		3
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	Crianças em idade pré-escolar podem fazer - e querem fazer - cada vez mais. Ao mesmo tempo, elas estão aprendendo que algumas das coisas que querem fazer são aprovadas socialmente, enquanto outras não. Esse conflito marca uma divisão entre duas partes da personalidade: a parte que permanece criança, cheia de exuberância e ansiosa por experimentar coisas novas e testar novos poderes, e a parte que está se tornando adulta, que constantemente examina a propriedade dos motivos e das ações. Crianças que aprendem a regular esses impulsos conflitantes desenvolvem a "virtude" do propósito, a coragem de imaginar e buscar metas sem serem indevidamente inibidas pela culpa ou pelo medo da punição (ERIKSON, 1982 apud PAPALIA; FELDMAN, 2013. p 288). PAPALIA, Diane E.; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013.
De acordo com o texto, os sentimentos conflitantes descritos fazem parte de um dos estágios do desenvolvimento psicossocial identificado por Erickson, e que foi denominado pelo autor como:
		
	
	Autonomia versus Vergonha e dúvida
	
	Identidade versus Confusão de papéis
	
	Confiança básica versus Desconfiança básica
	
	Iniciativa versus Culpa
	
	Habilidade versus Inferioridade
	Respondido em 18/04/2022 20:26:17
	
Compare com a sua resposta: 
	
		4
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	"Na gravidez ocorrem mudanças biológicas, somáticas, psicológicas e sociais que influenciam a dinâmica psíquica individual e as demais relações sociais da gestante, e maneira como ela vive estas mudanças repercute intensamente na constituição da maternidade e na relação mãe-bebê". PICCININI, Cesar Augusto; LOPES, Rita Sobreira; GOMES, Aline Grill; et al. Gestação e a constituição da maternidade. Psicologia em Estudo, v. 13, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722008000100008#:~:text=Na%20gravidez%20ocorrem%20mudan%C3%A7as%20biol%C3%B3gicas,e%20na%20rela%C3%A7%C3%A3o%20m%C3%A3e%2Dbeb%C3%AA.. Acesso em: 16 Apr. 2021.
‌Considerando o ciclo evolutivo gestacional, como é denominado o período da vida que se inicia no começo da terceira semana após a concepção?
		
	
	Período zigótico
	
	Período germinal
	
	Período pré-natal
	
	Período embrionário
	
	Período fetal
	Respondido em 18/04/2022 20:17:33
	
Compare com a sua resposta: 
	
		5
          Questão 
	Acerto: 0,1  / 0,1 
	
	O desenvolvimento neuropsicomotor pode ser analisado através de três vertentes: a primeira é a fala, os primeiros fonemas acontecem na primeira infância; a consciência fonológica é a segunda dessas vertentes, é a habilidade de manipular os sons da nossa língua; e a última das vertentes é a qual, ao longo da primeira infância, vamos atribuindo significado às coisas e às pessoas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esta terceira vertente. 
		
	
	Consciência social.
	
	Interação.
	
	Significação.
	
	Sociabilidade.
	
	Sócio-interação.

Continue navegando