Buscar

Atividade3_CARLOSROBERTOANDRIOLLIJUNIOR_20220228220034

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIDROLOGIA - ATIVIDADE 03
 A regularização de vazões assume um papel de importância nas regiões urbanizadas. A intensidade com que isso se dá depende diretamente também da intensidade com que o homem interfere no meio ambiente. Essa interferência ocorre em função da urbanização e é representada pelo asfaltamento de vias urbanas, pelo desmatamento para a instalação de núcleos habitacionais etc. No entanto, essas ações de intervenção predatória junto ao meio ambiente não são de todo inevitáveis.  
Cabe ao ser humano, que realiza essas ações, pensar e agir em função de que isso não ocorra, ou, pelo menos, que aconteça de maneira que afete o mínimo possível. Com base no que foi estudado nesta unidade e, considerando o que acima foi descrito, estabeleça pelo menos dois fatores positivos que a técnica da regularização de vazão de rios pode contribuir frente ao assunto. 
Resposta: 
A técnica de regularização de vazão é o ato de controlar o nível da água do rio ou a variabilidade dos fluxos dos rios para atender às demandas humanas de abastecimento doméstico e industrial, agricultura de irrigação, geração de energia hidrelétrica, navegação e controle de enchentes e drenagem de terras.
As primeiras “civilizações hidráulicas” (Wittfogel, 1956) se desenvolveram ao longo dos rios Tigre, Eufrates, Nilo e Indo e contavam com formas simples de regulação fluvial para fornecer segurança hídrica. Hoje, a técnica de regularização de vazão continua sendo uma ferramenta importante para o desenvolvimento socioeconômico, mas os controles locais foram substituídos pela regulação coordenada de fluxos ao longo de bacias hidrográficas inteiras e transferências de água em grande escala de regiões úmidas para regiões secas (Golubev e Biswas, 1985; Cosgrove e Petts, 1990). ).
Tipos de regulação
A regulação dos rios pode ser alcançada de várias maneiras. Em primeiro lugar, a regulação do caudal é conseguida através da construção de grandes barragens, muitas vezes nas cabeceiras dos rios. Essas barragens formam um reservatório, pois por meio dessa construção, além de ser uma ótima técnica de regularização de vazão, traz muitos outros benefícios tais como: auxiliar no armazenamento de água potável, para atendimento das necessidades de abastecimento urbano ou rural, sendo utilizada tanto para consumo humanos como para irrigação; em alguns casos têm até potencial hidroelétrico (geração de energia), além de todos esses benefícios, ela também auxilia no combate à inundações, atenuando as cheias advindas do período da quadra invernosa (chuvas), bem como no combate às secas provocadas pelos períodos de estiagem.
Outra técnica utilizada para regularização da vazão de rios é a construção de ADUTORAS essa por sua vez é muito utilizado para o bombeamento das águas fluviais paro locais distantes sejam eles reservatórios elevados ou outros rios com intuito de sanar a deficiência de água da população que está mais afastada do curso natural do rio em questão, além do controle de vazão do rio.
Porém para qualquer tipo de estudo para realizar as técnicas de regularização de vazão, inicialmente tem deve realizar o levantamento dos dados das precipitações para realizar o planejamento da vazão necessária, construir do tamanho adequado, pois e extremamente útil para evitar os transtornos.
Outro controle de vazão são as drenagens, com os canais, dutos, dentro das cidades, onde a pavimentação das ruas impermeabiliza e diminuindo a absorção da água, com isso o acúmulo de água dentro das cidades aumenta com as chuvas, causando uns grandes problemas nos grandes centros urbanos, devendo ter um planejamento complexo e uma infraestrutura bem elaborada.

Mais conteúdos dessa disciplina