Buscar

Atividade 02

Prévia do material em texto

Curso: Tecnologia em Negócios Imobiliários                                                 Disciplina: Contratos imobiliários I
Aluno: Veroni Maria Gomes Ribeiro RGM: 163.2790 
Polo: Chapadão do Sul – MS
 (
ATIVIDADES
)
 (
ATIVIDADES
) Atividade 02
Nota 1,25
Leia com atenção esta aula e em seguidas disserte sobre a validade do contrato verbal. (mínimo de 10 linhas)
Contrato verbal e sua validade
Contrato verbal e sua validade
O contrato verbal é um mecanismo de negociação há muito aceito na sociedade brasileira e aos olhos da lei, sendo matéria corriqueira nos tribunais. Conforme determina o artigo 107 do Código Civil; a validade de um negócio jurídico não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente exigir, ou seja, não há, em regra, obrigatoriedade de um contrato ser escrito, a não ser quando exigido pela lei, como em casos de locação, comodato, etc.
Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.
Sendo assim, um contrato verbal (que possua agente capaz; objeto lícito e possível, determinado ou determinável) é um contrato válido. Destaca-se que, muitas pessoas preferem contratos escritos para eliminar qualquer possibilidade de mal-entendidos ou problemas futuros no momento de executar o contrato, porém nada impede que um contrato verbal seja válido.
Um contrato verbal precisa, antes de tudo, ter sua existência comprovada em caso de litígio, ou seja, ao ingressar no judiciário para pedir a execução de um contrato verbal, há a necessidade primeira, de provar que aquele contrato realmente foi pactuado. Essa comprovação pode ocorrer através de testemunhas, documentos, objetos, e-mails e outros meios periciais. Se uma parte, por exemplo, pagou por serviços prestados pela outra parte, essa é uma prova de existência de um contrato, ainda que não se consiga provar os termos e cláusulas estipuladas no acordo.
Em relação aos termos do contrato, os mesmos também podem ser provados por testemunhas, documentos como notas fiscais, objetos, mensagens, e-mails, etc. Uma vez provado que o contrato verbal existiu e quais foram os termos estabelecidos, o mesmo pode ser executado judicialmente.
Para que um contrato verbal seja rescindido, basta seguir a mesma forma como foi firmado, ou seja, a forma verbal, bastando que uma das partes comunique a outra, verbalmente, a respeito de sua vontade de rescindir o contrato. Destaca-se mais uma vez que, os meios para comprovar a rescisão do contrato verbal são os mesmos acima já mencionados.
Com isso, verifica-se a instabilidade presente e existente em um contrato verbal quanto às obrigações assumidas pelas partes, uma vez que, quando não se tem algo estipulado, delimitando exatamente as obrigações de cada um, há uma margem muito ampla para discussão a respeito do que foi acordado.
Por fim, é importante destacar que, um contrato administrativo não pode ser pactuado verbalmente, visto que o mesmo exige formalidades, dentre elas, que seja escrito e seus termos estipulados de maneira expressa, sendo nulo e sem nenhum efeito se não respeitar tal estipulação.
Previa do professor:
Prezada aluna, sua resposta atingiu os objetivos, no entanto, gostaria de complementá-la no seguinte sentido. O contrato é harmonizador de interesses. Assim, apesar de sabermos que com algumas exceções, a manifestação de vontade já aperfeiçoa o contrato, sempre é possível uma parte que esteja de má-fé por em dúvida aquilo que foi acertado. Além disso, sabemos que a forma dos atos jurídicos está diretamente ligado a sua capacidade de prova. Ora, se celebrarmos um contato verbal, não obstante ele seja válido, teremos maior dificuldade em prová-lo num eventual litígio, o que não acontece num contrato escrito, onde o instrumento contratual é a prova por excelência.
 (
Preciso mandar minha atividade!
)
 (
ATENÇÃO:
As respostas 
deverão
 ser enviadas 
por intermédio 
do 
Portfólio 
da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato p
elo 
e
-mail: 
jkrewer
@unigran.br
;
)

Continue navegando