Buscar

Condutas de Biossegurança na Aplicação de Antibióticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
“Biossegurança significa um conjunto de açõe s voltadas para prevenção, eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, à preservação domeio ambiente e à qualidade dos resultados. Particularmente na área da saúde esse tema extremamente explorado, uma vez que os profissionais, considerando o meio de trabalho, estão mais suscetíveis aos riscos biológicos, químicos, físicos e ergonômetros (Bolick e Bruner, 2000).”
Considerando um cenário de punção ve nosa para a aplicação de um antibiótico, crie um texto dissertativo com pelo menos 5 itens (correlacionados com a biossegurança) que devem estar nas condutas de um profissional de saúde
Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para ações de prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais e do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos. Na presença de um perigo não existe risco zero, porém existe a possibilidade de minimizá-lo ou alterá-lo para níveis considerados aceitáveis. 
O profissional de saúde que realizará a punção venosa de um vaso para a aplicação de um antibiótico via intravenosa necessita ter alguns cuidados. Em primeiro lugar deve realizar a assepsia das mãos com muito cuidado, para evitar contaminação do paciente e do material a ser utilizado.Em segundo lugar, utilizar os EPIs necessários para o procedimento: jaleco, luvas, etc. Em terceiro lugar, verificar se existe uma caixa/lixo para o descarte adequado do material utilizado após a realização do procedimento. Lembrar que nunca deve-se reencapar agulhas ou desconectá-las da seringa. Em quarto lugar, deve- se realizar a assepsia do local a ser puncionado para evitar contaminação. Realizar a punção e o manejo do material com calma e atenção para evitar acidentes. E finalmente, em quinto lugar, o profissional deve conhecer a rotina para atendimento de acidentes com material biológico.

Mais conteúdos dessa disciplina