A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Questionário - APLV e intolerância à lactose

Pré-visualização | Página 2 de 4

com sintomas gastrointestinais, foram orientados a utilizar na alimentação do bebê
a) Bebidas à base de soja
b) Bebidas à base de arroz
c) Fórmulas extensamente hidrolisadas
d) Fórmulas poliméricas isentas de lactose
e) Leite de ovelha
14. Fernando, 28 anos, procurou atendimento nutricional por estar apresentando dis tensão abdominal, náuseas, diarreia e perda involuntária de peso com maior frequência no último mês. Após consulta nutricional, foi constatada uma provável intolerância à lactose. Quanto à terapia nutricional desse paciente, é correto afirmar que
a) os cuidados dietéticos devem ser associados ao uso de lactase solúvel, cápsulas ou tabletes de betagalactosidases.
b) um copo de leite é suficiente para provocar o aparecimento de sintomas em indivíduos com intolerância à lactose.
c) os queijos do tipo minas (curado ou meia-cura), muçarela e queijo manteiga apresentam maior nível de lactose em relação ao leite.
d) o consumo de leite integral gera menos sintomas ou sintomas com menor intensidade, quando comparado com o consumo de leite desnatado.
15. Sobre a intolerância à lactose, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) O defeito intrínseco da enzima lactase pode ser uma de suas causas.
b) A hidrólise da lactose nos monossacarídeos galactose e glicose está prejudicada nesse caso.
c) Os sintomas são diarreia aquosa explosiva, distensão abdominal, flatulência e vômitos dentre outros.
d) O tratamento é baseado em uma dieta com exclusão completa dos alimentos que possuem lactose.
16. Alérgenos são substâncias de origem natural (ambientais ou alimentares), que podem induzir uma reação de hipersensibilidade em pessoas suscetíveis, que entraram previamente em contato com o alérgeno. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
a) As proteínas do leite mais envolvidas na alergia são: caseína, beta-lactoglobulina e alfalactoalbumina
b) Interações complexas entre antígenos ingeridos, trato digestivo, mastócitos e IgA específico para o antígeno alimentar, levam a hipersensibilidade aos alimentos.
c) A alergia alimentar pode ser definida como uma reação adversa a um antígeno alimentar mediada por mecanismos imunológicos ou fisiológicos.
d) Os mastócitos e basófilos são células efetoras predominantes nas reações alérgicas. Durante a inflamação alérgica, os basófilos migram para os tecidos afetados e contribuem com diversos mediadores. Eles são orientados na produção de citocinas Th1 (IL-4 e IL-13), estimulando a síntese de IgE e a atopia.
e) A gliadina é o principal alérgeno presente no ovo.
17. As reações adversas a alimentos são comuns no período da infância. No que se refere a esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) No tratamento de lactentes com alergia à proteína do leite de vaca, que não fazem uso de leite materno, são recomendados como substitutos do leite de vaca, as seguintes fórmulas infantis: fórmulas de hidrolisado protéico, fórmulas à base de soja, fórmulas sem lactose e fórmulas de aminoácidos livres.
b) Intolerância alimentar é conceituada como reações adversas aos alimentos, que envolvem mecanismos imunológicos. Como conduta nutricional, recomenda-se retirar a lactose da dieta dos portadores dessa intolerância.
c) As principais manifestações clínicas da alergia alimentar mediada por células são as manifestações gastrintestinais, como: vômitos, diarreia, enteropatia e enterocolite. Essas manifestações são consideradas tardias, podendo aparecer até 72 horas após a ingestão do alimento agressor.
d) O tratamento dietético da alergia alimentar consiste na exclusão parcial do alimento desencadeante, já que pequenas quantidades do alimento agressor são toleradas.
e) A conduta nutricional na intolerância à lactose e na alergia à proteína do leite de vaca são similares, recomendando-se, no caso de lactentes, o uso de fórmulas de hidrolisado protéico.
18. O tratamento da alergia alimentar consiste na exclusão do alimento desencadeante das manifestações clínicas e seus derivados. No caso de alergia ao leite de vaca, considera-se que
a) o leite de cabra é indicado como substituto do leite de vaca.
b) o leite de ovelha é indicado como substituto do leite de vaca.
c) a alergia está relacionada à ingestão elevada e não ao consumo de quantidades pequenas do alérgeno.
d) a ingestão de cálcio deve ser monitorada, não sendo necessária a suplementação medicamentosa desse mineral.
e) as mães de crianças com alergia ao leite de vaca e que estão amamentando devem evitar o alimento causador da alergia durante a lactação.
19. Assinale a alternativa correta em relação ao tratamento dietoterápico das alergias alimentares.
a) O nutricionista é o profissional responsável pela realização do diagnóstico clínico das alergias alimentares.
b) A base do tratamento da alergia alimentar está apoiada sob dois grandes pilares: (a) a exclusão dos alérgenos alimentares responsáveis pela reação alérgica com substituição apropriada, (b) tratamento farmacológico, utilizando corticoides e imunossupressores.
c) O objetivo global do tratamento nutricional é evitar o desencadeamento dos sintomas, a progressão da doença e a piora das manifestações alérgicas, proporcionar à criança crescimento e desenvolvimento adequados e prevenir distúrbios nutricionais.
d) Para os lactentes que por algum motivo não estejam sendo amamentados, ou o leite materno seja insuficiente, as fórmulas com proteínas intactas devem ser utilizadas.
e) A introdução da alimentação complementar, a aprtir do 6o mês, em crianças com Alergia à Proteina do Leite de Vaca (APLV) deve seguir os mesmos princípios preconizados para crianças sem alergia que são amamentadas ao seio até essa fase, ou que recebem fórmulas infantis. Reforça-se que há necessidade de restrição de alimentos contendo proteínas potencialmente alergênicas.
20. Deve-se preconizar o uso de fórmulas hidrolisadas em lactentes com APLV com igE-mediada em virtude da alta sensibilidade que esses pacientes apresentam no desenvolvimento de reações alérgicas.
a) Certo
b) Errado
21. O quadro de alergia alimentar é mais comum na infância e tende a ser superado mais facilmente nessa fase, em comparação à fase adulta. O processo alérgico costuma ocorrer em pacientes com predisposição genética para desenvolver doenças desse tipo. Leia as afirmativas abaixo relacionadas à alergia alimentar: I. As alergias alimentares não envolvem mecanismos imunológicos. II. O principal alérgeno alimentar responsável pela alergia em crianças é a soja. III. O leite materno exclusivo promove proteção ao lactente a novos antígenos potencialmente alergênicos. IV. Os estudos, até o momento, contraindicam o uso de soja para os menores de seis meses. Não sendo ainda opção tecnicamente correta de substituto ao leite de vaca no tratamento da alergia ao leite de vaca.
Estão CORRETAS as afirmativas
a) I, II e III
b) I, II e IV
c) III e IV
d) I, III e IV
22. A alergia às proteínas do leite de vaca constitui a alergia alimentar mais frequente em crianças com idade inferior a três anos. Para crianças com alergia ao leite de vaca IgE mediada, com alto risco de reações anafiláticas (história prévia de anafilaxia), é sugerida
a) fórmula de aminoácidos.
b) fórmula a base de leite de soja.
c) fórmula a base de leite de cabra.
d) fórmula com proteína extensamente hidrolisada.
e) fórmula extensamente hidrolisada de arroz.
23. O tratamento da intolerância à lactose exige uma mudança na dieta. Uma dieta totalmente isenta de lactose não é necessária em indivíduos com deficiência de lactase. Entretanto, a maioria dos indivíduos que digere mal a lactose pode consumir um pouco de lactose sem apresentar sintomas importantes, em quantidades de até 
a) 10g/dia
b) 12g/dia
c) 5g/dia
d) 8g/dia
24. Assinale a alternativa correta em relação à intolerância à lactose.
a) A intolerância à lactose é a deficiência ou insuficiência da enzima lactase, e é sempre congênita.
b) A lactose é um polissacarídeo encontrado no leite que, não hidrolisado, é encaminhado para o lúmen intestinal gerando má absorção.
c) Entre os dados clínicos da intolerância

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.