Buscar

A1 - Animação 2D Digital

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Anhembi Morumbi 
Nome: Dáphne Trevelin
Disciplina: Animação 2D Digital
Atividade: A1
 A computação gráfica na animação
	Desde a criação da Computação Gráfica no início dos anos 90, muitos artistas que antes estavam acostumados com apenas a arte tradicional ficaram assustados com as novas tecnologias que estavam surgindo. Muitos deles se recusaram a conhecê-las, e por isso, artistas digitais foram surgindo justamente com o objetivo de suprir a necessidade tecnológica do mercado. Hoje em dia vemos a situação contrária: é muito comum artistas e animadores iniciantes começarem a aprender direto no digital, pois é nele que a grande parte do mercado atual está envolto. Muitos começam querendo comprar mesas digitalizadoras ou Ipads sem nem terem tocado em um lápis para fazer um desenho de observação.
Alguns softwares, scripts e presets podem ser tão tentadores por "automatizar" e facilitar o trabalho do animador e artista, que muitos acabam por se esquecer de estudar o básico e fundamentos como luz, sombra, perspectiva, anatomia, gestual, expressões e outros, ou até mesmo de desenhar manualmente. Dentro da própria animação 2D, muita coisa ainda é desenhada a mão utilizando diversos princípios artísticos, como um walk cycle por exemplo: o animador precisa desenhar diversos frames muito parecidos com pequenas modificações que geraram o movimento de caminhar, e se ele não souber como posicionar esses frames e não entender de anatomia, não conseguirá criar o movimento.
	Muitos longas-metragens hoje em dia estão inovando em uma mistura de 2D e 3D, onde as duas técnicas se encontram e criam um resultado incrível. Temos 2 exemplos que se destacaram muito: Homem-Aranha no Aranhaverso que abriu as portas para essa técnica misturada, e Arcane que fez muito sucesso com seu estilo.
	É muito importante que o artista esteja sempre estudando e conhecendo o que está sendo feito no mercado para que ele também possa fazer parte disso, visto que a área da animação está extremamente ligada à tecnologia e se atualizando com muita frequência. Não basta apenas aprender softwares e jeito de agilizar seu trabalho, ele também precisa estar atento e incrementando cada vez mais seu trabalho.

Outros materiais