Buscar

AD1-20CIÊNCIAS202020-120PRONTA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2020.1
Disciplina: Ciências e Educação 2
Coordenadora: Fatima Branquinho Mediadora a Distância: Adriana Matias
Aluno(a): 
Matr.: Polo: 
QUESTÕES
1) Muitos povos originários usam perfumes não só para disfarçar os odores, mas também para curar doenças e purificar o ambiente. Os guajás, da Amazônia, têm o costume de usar fragrâncias obtidas de plantas regionais para repelir fantasmas. O saber popular/tradicional sobre a natureza e a saúde compõe, assim, um sistema de classificação, regras e valores sobre o uso das plantas medicinais. Pesquise entre os moradores de seu bairro, nas feiras, em sua família e seus alunos 5 plantas utilizadas para fins medicinais e ou mágicos e suas indicações. Coloque a referência bibliográfica quando houver: a ciência confirmou o uso de muitas dessas plantas. (3,0 pontos)
Artigo - Plantas Medicinais: Valorização e Preservação do conhecimento popular associado ao conhecimento científico.
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_cien_artigo_silvia_raquel_martini_korczovei.pdf
BABOSA (Aloe Vera): A babosa é muito conhecida por suas propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias, além de ser ótima para hidratar o cabelo e cuidar da pele. Confira uma lista de benefícios da babosa - mas, antes disso, fique atento: A Anvisa não libera a comercialização de sucos ou outros alimentos industrializados contendo Aloe vera. Segundo o parecer técnico da agência, faltam evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão de babosa processada e há relatos de reações adversas. Além disso, não há um padrão na composição dos produtos alimentares industrializados a base de Aloe vera, pois existe grande diversidade na forma de plantação, cultivo e extração do gel da babosa. O uso tópico, em cosméticos e aplicações externas, é liberado.
https://www.ecycle.com.br/5536-babosa
ALFAZEMA: A alfazema é uma planta medicinal muito versátil, pois pode ser usada para tratar vários tipos de problemas como ansiedade, depressão, má digestão ou até picadas de inseto na pele, por exemplo, devido às suas propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas. 
Esta planta também pode ser conhecida como Lavanda ou Lavândula, mas seu nome científico é Lavandula angustifolia e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados ou feiras livres.
A Alfazema serve para tratar diversos problemas, apresentando vários efeitos no corpo, como:
1. Diminuir a ansiedade e agitação;
2. Reduzir a pressão arterial;
3. Diminuir a febre;
4. Estimular a cicatrização de aftas;
5. Estabiliza o batimento cardíaco;
6. Reduzir a dor da enxaqueca;
7. Promover o relaxamento;
8. Melhorar a qualidade do sono;
9. Reduzir o estresse;
10. Combater a depressão.
https://www.tuasaude.com/alfazema/
POEJO: O Poejo é uma planta medicinal, também conhecida como hortelãzinho, muito utilizada como digestivo e no combate às gripes e resfriados.
Esta planta é muito aromática, sendo frequentemente encontrado em locais úmidos, à beira de rios ou riachos. O poejo possui aroma intenso e penetrante, por ser adstringente, contrai os tecidos e tende a secar as mucosas, quando em contato com a boca pode produzir sensação de aspereza.
O seu nome científico é Mentha Pulegium e pode ser comprado em lojas de produtos naturais, feiras livres ou farmácias de manipulação.
O poejo serve para combater a gripe e o resfriado, tosse, falta de apetite, má digestão, azia, gases, cólicas intestinais, coriza, catarro, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, menstruação atrasada.
https://www.tuasaude.com/poejo/
MANJERICÃO: Tem gente que chama de alfavaca, tem quem conheça por manjericão ou basílico. É a mesma erva aromática, boa de cozinha e de cura. Na verdade, a espécie Ocimum basilicum tem 64 variedades, a sua maioria oriundas da região mediterrânica pois, nativas de regiões tropicais e subtropicais (se supõe que seja originário da Índia).
O manjericão miúdo é usado em vasos, na Grécia e Portugal, para presentear os amores, em festas populares.
Com o manjericão de folha larga (mais conhecido como alfavaca) se fazem aquelas trouxinhas recheadas. Também existe o manjericão roxo, super cheiroso e muito usado como ornamental mas, que vai muito bem na comida.
É muito usado em todas as giras da umbanda brasileira, onde sempre se tem um ramo de manjericão para benzimentos e descargas.
Simbolicamente, o manjericão é um apaziguador do espírito atuando na dissolução de energias pesadas, nas raivas, nos descontroles emocionais e na “abertura do véu”.
Muito indicado para Infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, febres, flatulência, insônia, problemas digestivos, reumatismo. Em problemas cardíacos e venosos também tem boa aplicação tanto como chá como compressa (nas varizes se coloca um macerado de folhas de manjericão).
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/3641-manjericao-usos-beneficios-cultivar/
ALECRIM: O  alecrim, originário da região do Mediterrâneo, é uma das ervas mais completas em termos de benefícios à saúde. Devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas.
Também chamada de erva da alegria, seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar. Ele é muito utilizado como aromatizante de ambientes, por ter odor agradável, e realça os sabores de alimentos como assados, carnes, legumes, molhos e pães.
A erva é considerada um excelente fitoterápico, por conter substâncias bioativas. As folhas secas ou frescas do alecrim são utilizadas para a preparação de chás e tinturas. As partes floridas são empregadas na produção de óleo essencial.
Por ser estimulante, o alecrim é indicado para controle da tosse e da gripe, além de combater crises de asma. As tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante. A planta medicinal também é uma grande amiga para tratar a pressão alta, pois possui propriedades que ajudam a melhorar a circulação sanguínea.
https://ciclovivo.com.br/vida-sustentavel/bem-estar/10-beneficios-do-alecrim-para-a-saude/
2) Após o rompimento da barragem em Brumadinho a Fiocruz diz que a população pode ter surto de doenças infecciosas, (G1,05/02/2019 ). Pesquise e descreva quais são essas doenças e conceitue epidemia, seleção natural, mutação e infecção (0,5 ponto). 
RESPOSTA: Em estudo publicado na época do desastre, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu que a população afetada pelo rompimento da barragem em Brumadinho corria risco de surto de doenças como febre amarela, dengue, esquistossomose e leptospirose — além do agravamento de doenças respiratórias, problemas de hipertensão e transtornos mentais como depressão e ansiedade.
O pesquisador Carlos Machado de Freitas, um dos responsáveis pelo levantamento, destacou o risco de aumento das doenças transmitidas por mosquitos vetores, como a dengue e febre amarela. Também há risco de problemas respiratórios e de pele, principalmente a partir do momento em que a lama começar a secar — porque ela se transforma em poeira e a população passa a ter contato com ela.
http://ecodiagnostica.com.br/sem-categoria/brumadinho-pode-ter-surto-de-doencas-infecciosas-diz-fiocruz/
EPIDEMIA: Uma epidemia é a concentração de determinados casos de uma doença em um mesmo local e época, claramente em excesso em relação ao que seria teoricamente esperado. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Epidemia
SELEÇÃO NATURAL: A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. A expressão maisadaptado refere-se à maior probabilidade de determinado indivíduo sobreviver e deixar descendentes em determinado ambiente. A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador, está presente, eliminando os fenótipos desviantes.
https://www.biologianet.com/evolucao/selecao-natural.htm
https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao17.php
MUTAÇÃO: Entender o que é mutação é importante para compreender a existência de variabilidade genética entre os indivíduos e, consequentemente, o surgimento de novas espécies. As mutações podem ser definidas como mudanças que ocorrem no material genético (DNA) dos organismos vivos. Essas mudanças constituem uma importante fonte de variabilidade genética, sendo muitas vezes responsáveis pelo surgimento de novas espécies. As mudanças no material genético são extremamente importantes, pois é o DNA que carrega as informações necessárias para a síntese de proteínas. Algumas modificações nos genes afetam diretamente a proteína a ser sintetizada, resultando no surgimento de uma característica não esperada. Vale destacar que as mutações no DNA podem causar desde mudanças físicas até mudanças comportamentais.
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-mutacao.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Muta%C3%A7%C3%A3o
INFECÇÃO: A infecção é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso, o qual pode ser, por exemplo, um vírus, uma bactéria, um protozoário ou um fungo. Segundo o Ministério da Saúde, é a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou outro animal. Quando a infecção gera sinais e sintomas, temos um caso de doença infecciosa. Nem sempre, no entanto, os agentes causadores de infecções, ou seja, os agentes infecciosos, causam doenças infecciosas.
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/infeccao.htm
https://www.pfizer.com.br/noticias/diferenca-entre-infeccao-e-inflamacao
3) Não existe sociedade humana sem conflito. Com frequência, os objetivos de uma parte da população estão em contradição com os de outra parte, como na construção de uma barragem ou no rompimento de outra.... A ambição pode ser um sentimento positivo que alimenta a inovação e traz benefícios, mas pode conduzir à graves conflitos e a vida em sociedade requer sua regulação a fim de que prevaleça o bem comum. Disputas e diferenças sempre existirão, mas quando não há diálogo, a liberdade é ameaçada. Assim, elabore um plano de ação que você realizaria na escola para conscientizar a comunidade da sua cidade sobre a resolução de um problema socioambiental que envolva diferentes interesses (ou o desinteresse dos órgãos públicos responsáveis), utilize sites confiáveis e notícias recentes para sua pesquisa. Utilize as etapas que um plano de ação deve conter de acordo com a aula 6: (3,5 pontos)
a) Descrição da situação atual: 
Cidade de Rubinéia no interior de São Paulo onde foi construída uma represa para geração de energia. Muitos moradores, principalmente os da zona rural que seria a parte mais afetada, foram contra, pois, tal processo envolvia a desapropriação de suas terras e destruição de plantações antigas e plantas que eram típicas daquele meio desapareceriam. Outra parte das pessoas eram a favor, especificando melhor as pessoas da cidade, pois, a construção da represa traria empregos e geraria lucros para o mercado local.
b) Identificação da comunidade envolvida:
Produtores rurais (pessoas da zona rural) e pessoas da cidade local.
c) Definição de objetivos:
O objetivo principal era a produção de energia, com a construção da hidrelétrica, para várias cidades.
d) Definição de procedimentos:
O procedimento envolvia a construção da barragem em alagamento da área para produzir energia. Com isso a desapropriação das pessoas da área rural, que seria alagada, foi necessária.
e) Descrição dos resultados esperados: 
Um acordo entre a empresa e os moradores que seriam tirados de suas casas onde a empresa lhes dariam novas terras equivalente ao que foi tomado dos mesmos e replantio das plantas que aviam naquele lugar que seria alagado afim de não afetar o sistema biológico. Com esse acordo evitou-se e descontentamento dos moradores da zona rural e as pessoas da cidade também ficaram satisfeitas, pois, a economia ficou bem movimentada fora a geração de novos postos de empregos.
https://g1.globo.com/sp/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2018/11/13/moradores-de-cidade-inundada-ha-45-anos-apos-construcao-de-usina-se-reencontram-infancia-submersa.ghtml
https://www.diariodaregiao.com.br/_conteudo/2014/06/cidades/789742-seca-traz-a-tona-antiga-cidade-de-rubineia.html
4) “(...) Os cientistas naturais desenvolvem parte de seu trabalho dentro de laboratórios, pois a Natureza é levada para esses laboratórios e examinada por eles. (...) Os cientistas sociais, por sua vez, pretendem explicar a sociedade – formada pelos “homens-entre-eles” – como se Ela não mantivesse estreita relação com a Natureza, como se os fenômenos naturais que a afetam não fossem, em parte, sociais, já que são examinados e explicados pelos cientistas dentro dos laboratórios e capazes de provocar controvérsias e alterações na vida de cada um de nós. (...)” ( Branquinho, Reis, Ferreira, 2013, p. 34) 
Considerando o acervo de conhecimento produzido pelos cientistas, cite pelo menos três objetos científicos que demonstrem a indissociabilidade entre o que é puramente Biológico e o que entendemos como social explicando de que maneira eles interferem na dinâmica das sociedades. (baseie-se na aula 3) (1,0 pontos)
RESPOSTA: Você deve ter percebido que tanto a natação quanto a marcha e o ato de cavar revelam essa indissociabilidade porque são atividades físicas (biológicas) aprendidas pela educação doméstica ou escolar, pela moda, por imitação, de acordo com valores do grupo social a que se pertence. Mudanças de hábitos e de comportamentos, assim como discussões sobre ética e valores, estão, desse modo, irremediavelmente ligados a fatos científicos relacionados a fenômenos naturais. O que nos parece evidente é que Ciência, Geopolítica, política ambiental e de saúde, economia, interesses e valores estão irremediavelmente ligados entre si há muitos anos, aliás, há séculos, tendo a(s) história(s) da(s) Ciência(s) como testemunha. A consideração dessa ideia-chave ajuda-nos a perceber que o homem e a Natureza são uma coisa só, e o que fazemos a ela estamos fazendo a nós mesmos.
5) No campo da Educação, a hipótese segundo a qual propostas pedagógicas espelham concepções sobre o modo como o conhecimento científico é produzido e valorizado pela nossa sociedade possibilitou formular os pressupostos teórico metodológicos para uma proposta alternativa de educação em Ciência, saúde e ambiente, fundada no referencial teórico-metodológico construído por Latour. Descreva esses pressupostos teórico metodológicos. (1,0 pontos)
RESPOSTA:
- a Ciência não é um critério de distinção hierárquica entre sociedades;
- o processo de purificação da Ciência cria híbridos;
- os objetos científicos são híbridos de natureza e cultura;
- os objetos são híbridos no contexto das redes sociotécnicas a que pertencem;
- os híbridos compõem redes sociotécnicas distintas e específicas;
- a amplitude de uma rede sociotécnica específica aumenta proporcionalmente
ao número de agentes que cada objeto híbrido, que a constitui, mobiliza;
- a rede sociotécnica possibilita relacionar os objetos híbridos produzidos por grupos culturais que não apresentam a Ciência como instrumento para explicar a realidade com os que apresentam;
- os objetos híbridos são também atores, já que promovem ações na sociedade;
- a não-separação entre natureza e cultura contribui para minimizar a distância entre sujeito e objeto.
6) Sobre a Aula 05 (Ciências e vivências: desafios para a sala de aula), marque verdadeiro (V) ou falso (F) para os pressuposto teórico-metodológico apresentados. (1,0 pontos)
( V )A Ciência passou a ser socialmente reconhecida pelo desenvolvimento tecnológico e pelas conquistas que possibilitaram ao homem o domínio da Natureza e, por isso, adquiriu total hegemonia no pensamento ocidental.
( V ) No processo de classificação e hierarquização dos saberes, os conhecimentos que têm relação com o mundo dos grupos socioculturais que não possuem a Ciência como instrumento de leitura e explicação da realidade foram considerados imprecisos, fantasiosos ou ignorantes.
( V ) Os saberes científicos, por sua vez, sempre foram considerados verdadeiros ou como se estivessem acima do bem e do mal. Afinal, o conhecimento obtido sobre a Natureza por meio da Ciência possibilitou a predição dos fenômenos naturais e, assim, o domínio sobre a Natureza.
( V ) Se o conhecimento científico sobre a Natureza permite dominá-la e transformá-la, aquele que o possui torna-se poderoso. A Ciência gera um domínio da Natureza pelo homem: “conhecer para transformar” torna-se fonte de poder.
( V ) Não há dúvida de que as consequências de nossa formação escolar servem para a manutenção da estrutura social. A final, a dominação, o poder que a Ciência confere, propaga-se por meio do discurso do próprio professor que enaltece o saber científico como único conhecimento verdadeiro sobre a Natureza.

Continue navegando