Buscar

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL l- EXERCICIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL l
1. O estado nutricional é a condição de saúde e constituição corporal derivadas da ingestão e utilização de nutrientes pelo organismo. Além de ser um ótimo indicador de saúde e de qualidade de vida, ainda representa o modelo de desenvolvimento de uma determinada sociedade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- O estado nutricional pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações orgânicas entre consumo alimentar e necessidades nutricionais. A normalidade nutricional representa o equilíbrio entre carência nutricional de macronutrientes e distúrbio nutricional de micronutrientes. PORQUE
II- A carência nutricional demonstra a insuficiência quantitativa e/ou qualitativa da ingestão denutrientes em relação às necessidades nutricionais, e o distúrbio nutricional representa oexcesso ou desequilíbrio no consumo de nutrientes em relação às necessidades nutricionais.
Assinale a alternativa CORRETA: 
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta daI. 
b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
d) As asserções I e II são proposições falsas
2. As dobras cutâneas são medidas em determinados pontos do corpo utilizadas para avaliar o
nível de reserva de massa adiposa, seus resultados são aplicados em várias fórmulas e
protocolos. Mais especificamente, a dobra cutânea tricipital é obtida na face posterior do
braço (tríceps), paralelamente ao eixo longitudinal. Com relação à medição da dobra cutânea
tricipital, ordene os itens a seguir:
I- Calcular a média entre as quatro medidas e utilizar para a avaliação.
II- Marcar o ponto médio entre o acrômio e o olécrano.
III- Abrir e encaixar o adipômetro em um ângulo reto diretamente no ponto marcado e verificar
a medida, realizando três vezes.
IV- Realizar a medida entre a borda superolateral do acrômio e o olécrano.
V- Segurar a pele e o tecido adiposo com os dedos polegar e indicador a 1 cm do ponto
marcado, desprendendo do tecido muscular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos passos do procedimento:
 a) IV - II - I - III - V.
 b) I - IV - III - II - V.
 c) IV - II - V - III - I.
 d) I - V - III - II - IV.
2. As dobras cutâneas são medidas em determinados pontos do corpo utilizadas para avaliar o nível de reserva de massa adiposa, seus resultados são aplicados em várias fórmulas e protocolos. Mais especificamente, a dobra cutânea tricipital é obtida na face posterior do braço (tríceps), paralelamente ao eixo longitudinal. Com relação à medição da dobra cutânea tricipital, ordene os itens a seguir: 
I- Calcular a média entre as quatro medidas e utilizar para a avaliação.
II- Marcar o ponto médio entre o acrômio e o olécrano.
 III-Abrir e encaixar o adipômetro em um ângulo reto diretamente no ponto marcado e verificara medida, realizando três vezes.
IV- Realizar a medida entre a borda superolateral do acrômio e o olécrano.
V- Segurar a pele e o tecido adiposo com os dedos polegar e indicador a 1 cm do ponto marcado, desprendendo do tecido muscular.Assinale a alternativa que apresenta a sequência 
CORRETA dos passos do procedimento:
a) IV - II - I - III - V. 
b) I - IV - III - II - V.
c) IV - II - V - III - I. 
d) I - V - III - II - IV.
3- A avaliação nutricional
1-As Dietary Reference Intakes (DRI) constituem a revisão dos valores de recomendação de nutrientes e energia adotados nos Estados Unidos e C. Nesse sistema, foram elaboradas quatro categorias de referência (EAR, RDA, AI e UL), que podem aprimorar a avaliação e o planejamento da ali ao considerar que se deve aplicar uma ou mais das categorias citadas, de maneiras distintas. Sobre o conjunto de níveis de ingestão das DRI, as itens, utilizando o código a seguir:
I- RDA (Recommended Dietary Allowance).
II- EAR (Estimated Average Requerement).
III- AI (Adequate Intake).
IV- UL (Tolerable Upper Intake Level).
( ) Quantidade de nutrientes suficiente para atender às necessidades diárias da maioria da população (97-98%).
( ) Valor médio de ingestão diária de um nutriente que ainda não possui evidências científicas suficientes para o estabelecimento de uma RDA/E
( ) Quantidade média de ingestão diária suficiente para suprir as necessidades de 50% da população.
( ) Limite máximo de ingestão diária de um nutriente, tolerável biologicamente, disponível ao indivíduo pelo consumo de alimentos, alimentos for suplementos e água.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) II - IV - I - III.
 b) III - II - IV - I.
 c) I - III - II - IV.
 d) IV - I - II - III.
2. As Dietary Reference Intakes (DRI) englobam o conceito de risco de inadequação tanto na abordagem individual quanto na estimativa de prevalê carência no âmbito populacional, sendo as quantidades de nutrientes ingeridas pelo indivíduo comparadas com os valores de EAR, UL, AI e RDA de cálcio, conforme as DRI, para um homem de 32 anos são: Tolerable Upper Intake Level (UL) = 2,5g e Adequate Intake (AI) = 1000mg. Com rel necessidades de cálcio desse homem, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A necessidade adequada de ingestão para esse homem é de 1 grama por dia, e o limite máximo diário de consumo é de 2,5 gramas.
 b) Esse homem possui uma necessidade de ingestão de cálcio de 2,5 gramas por dia e limite máximo diário de consumo de 1000 microgramas.
 c) Se o nutriente cálcio não apresentasse a AI, deveria ser utilizado o valor de Recommended Dietary Allowance (RDA), pois a RDA representa u
estimado quando não há dados suficientes para a determinação da Estimated Average Requerement (EAR) e AI.
 d) Os valores de UL e AI não representam a necessidade do indivíduo, porque os valores apresentados nas DRI ainda não estão totalmente cons para uso em humanos.
3. O estado nutricional, em sua dimensão biológica, possui foco no consumo e necessidade ou gasto energético, e pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações orgânicas: normalidade nutricional, carência nutricional e distúrbio nutricional. Sobre a dimensão biológica do esta nutricional, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A deficiência de nutrientes é conhecida como a causa primária de distúrbios nutricionais, que por sua vez está relacionada à cárie dentária, hipovitaminose A, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis.
 b) A normalidade nutricional é expressa quando o consumo alimentar fica 20% próximo do gasto energético de que o organismo necessita em um determinado momento, como, por exemplo, para prática de atividades físicas.
 c) O distúrbio nutricional está relacionado aos sintomas da insuficiência de nutrientes causada por problemas psicológicos, como anorexia ou bul 
 d) O estado de carência nutricional pode ser definido como insuficiência ou deficiência no consumo dos nutrientes, sendo alguns exemplos: desn anemia ferropriva e bócio.
4. A avaliação nutricional baseia-se na utilização de indicadores que são capazes de fornecer informações sobre a adequação nutricional de um ind coletividade em relação a um padrão compatível com a saúde em longo prazo. A interpretação dos dados obtidos leva à classificação do estado n que será definida de acordo com o parâmetro utilizado. Com base na aferição das medidas antropométricas, analise as sentenças a seguir:
I- O peso deve ser obtido a partir de uma balança calibrada de plataforma ou eletrônica com o indivíduo em pé, descalço e com roupas leves.
II- Para medir a altura, é necessário um estadiômetro, além do indivíduo estar em pé, descalço, com os calcanhares unidos, as costas retas e os estendidos ao lado do corpo.
III- Com o objetivo de obter a medida das dobras cutâneas, utiliza-se um dinamômetro, que medirá a quantidade de músculo existente na prega c
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças I e III estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) Somente a sentença III está
correta.
5. A avaliação nutricional é uma ferramenta muito importante na prática clínica, visto que orienta o nutricionista e/ou outros profissionais da saúde co os ao diagnóstico e intervenções necessárias. Com relação à avaliação nutricional, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas
( ) A avaliação do estado nutricional objetiva identificar indivíduos que necessitem de suporte nutricional.
( ) A história dietética dos pacientes demonstra o padrão usual de ingestão de alimentos, utilizando técnicas especiais, sendo a mais conhecida recordatório alimentar de 24 horas.
( ) A impedância bioelétrica é o método mais fidedigno e capaz de predizer o estado nutricional, dessa forma o nutricionista deve, na prática pro diária, utilizá-lo como fonte de informação mais precisa do diagnóstico nutricional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - V - F.
 b) F - F - V.
 c) V - F - V.
 d) V - V - F.
6-Para explicar as relações dos determinantes sociais em saúde, alguns modelos teóricos foram criados com o objetivo de esclarecer as relações entre condições de vida e os níveis de saúde. Os modelos atuais têm base em uma concepção ampliada de saúde em relação aos contextos político, ambiental e social, contrapondo os processos saúde/doença nos seus limites biológicos. Com relação aos modelos de determinantes sociais em saúde, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Modelo de Dahlgren e Whitehead.
II- Modelo de Diderichsen e Hallqvist.
( ) Enfatiza a estratificação social criada pelo contexto social e difere os indivíduos em posições sociais distintas, que por sua vez provoca diferenciais na saúde.
( ) Envolve as características individuais de idade, s exo e fatores genéticos que exercem influência sobre seu potencial e determinantes de saúde.
( ) Dividido em camadas segundo o nível de abrangência, desde uma camada mais próxima dos determinantes individuais até a camada mais distal dos determinantes macro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
a) II - I - I. 
b) II - I - II. 
c) I - II - II. 
d) I - I - II.
7- O recordatório 24 horas consiste na obtenção de informações sobre a ingestão alimentar das últimas 24 horas ou do dia anterior e abrange dados sobre os alimentos e bebidas. Esse método avalia a dieta atual e estima valores absolutos ou relativos da ingestão de energia e nutrientes amplamente distribuídos no total de alimentos consumidos pelo indivíduo. Seu uso apresenta muitas vantagens, principalmente porque é um instrumento rápido, relativamente barato e de fácil aplicação. Sobre a aplicação do recordatório 24 horas na prática clínica, ordene os itens a seguir:
I-Listagem rápida dos alimentos e bebidas.
II-Detalhamento dos alimentos (modo de preparo, peso, tamanho das porções...).
III- Questionamento sobre horário, nome das refeições e local de consumo.
IV-Perguntas sobre alimentos possivelmente esquecidos.
V- Sondagem final.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens do procedimento do recordatório 24 horas: 
a) IV - II - V - III - I. 
b) I - IV - III - II - V. 
c) IV - II - I - III - V. 
d) I - V - III - II - IV
RESPOSTAS:
1-B
2-C
1- A1. O estado nutricional é a condição de saúde e constituição corporal derivadas da ingestão e
utilização de nutrientes pelo organismo. Além de ser um ótimo indicador de saúde e de
qualidade de vida, ainda representa o modelo de desenvolvimento de uma determinada
sociedade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- O estado nutricional pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações
orgânicas entre consumo alimentar e necessidades nutricionais. A normalidade nutricional
representa o equilíbrio entre carência nutricional de macronutrientes e distúrbio nutricional de
micronutrientes.
PORQUE
1. O estado nutricional é a condição de saúde e constituição corporal derivadas da ingestão e
utilização de nutrientes pelo organismo. Além de ser um ótimo indicador de saúde e de
qualidade de vida, ainda representa o modelo de desenvolvimento de uma determinada
sociedade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- O estado nutricional pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestações
orgânicas entre consumo alimentar e necessidades nutricionais. A normalidade nutricional
representa o equilíbrio entre carência nutricional de macronutrientes e distúrbio nutricional de
micronutrientes.
PORQUE1. O estado nutricional é a condição de saúde e constituição corporal derivadas da ingestão eutilização de nutrientes pelo organismo. Além de ser um ótimo indicador de saúde e dequalidade de vida, ainda representa o modelo de desenvolvimento de uma determinadasociedade. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:I- O estado nutricional pode ser expresso dentro de três modalidades de manifestaçõesorgânicas entre consumo alimentar e necessidades nutricionais. A normalidade nutricionalrepresenta o equilíbrio entre carência nutricional de macronutrientes e distúrbio nutricional demicronutrientes.PORQUE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais