Buscar

Prova de Direito Social e Trabalhista - Exercício do Conhecimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova de Direito Social e Trabalhista - Exercício do Conhecimento 
Questão 1 
Luís é empregado de uma empresa terceirizada, cumprindo a função de porteiro de um condomínio residencial, trabalhando em regime de escala de 12x 36 horas, no horário das 7h às 19h, com no mínimo 1h de intervalo para descanso e alimentação, quando é rendido por outro porteiro que cumpre apenas jornada de folguista. A jornada neste regime é prevista em convenção coletiva da categoria, conforme determinação legal. Para fazer cumprir sua jornada de 12x 36 horas Luís trabalha em alguns domingos e feriados, tudo conforme sua escala de trabalho.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
( )Luís tem direito em receber o pagamento em dobro dos domingos e feriados trabalhados.
( )A jornada de 12 x 36 já abrange o pagamento de domingos e feriados, não tendo direito ao pagamento em dobro destes dias trabalhados.
( )A jornada 12 x 36 não está prevista para a categoria de Luís, portaria.
( )O intervalo intrajornada está incorreto, uma vez que sua jornada ultrapassa 8h diárias, deveria ter um intervalo de 2h para descanso e alimentação.
( )Luís poderá ter seu intervalo para descanso e alimentação indenizado, se houver previsão em convenção coletiva.
A sequência correta é:
A - F, V, F, F, V
B - F, V, V, F, V
C - F, V, V, V, V
D - V, F, F, V, F, 
E - V, V, F, F, F
Questão 2 
Eduardo fora chamado para trabalhar na empresa Limpeza e Companhia Ltda., sendo que ao chegar no seu 1º dia de trabalho fora apresentada a empresa, iniciando pelo seu chefe, posteriormente o local que todos os dias deveria registrar os horários de trabalho entrada, saída, intervalos etc. 
Ao terminar a visita em toda a empresa Eduardo fora até o setor de Recursos Humanos e disseram a ele que deveria trabalhar de segunda a sábado, das 9h00min às 19h00min, com duas horas de almoço. Também mencionaram que seu salário seria o dobro do salário-mínimo nacional todos os meses. 
Após trabalhar seis meses na empresa sem que sua carteira de trabalho fosse registrada ou qualquer outro documento fosse assinado, Eduardo decidiu conversar com seu chefe e sair da empresa. 
De acordo com o conhecimento adquirido nas videoaulas e o livro da disciplina, avalie as afirmações a seguir: 
Eduardo poderia entrar com ação judicial solicitando vínculo de emprego, pois possuía todos os requisitos da legislação celetista.
Eduardo não poderia ingressar com ação judicial solicitando vínculo empregatício por não possuir todos os requisitos da legislação trabalhista
Eduardo não poderia ingressar com ação judicial pois não possuía vínculo formal com a empresa, por não ter tido qualquer tipo de contrato com a empresa.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I é verdadeira
B - Somente a afirmativa II é verdadeira
C - Somente a afirmativa III é verdadeira
D - Apenas as alternativas II e III são verdadeiras
E - Apenas as alternativas I e II são verdadeiras
Questão 3 
Uma das grandes modificações da reforma trabalhista ocorrida em 2017, se deu pela possibilidade de ser realizado acordo entre o empregado e o empregador com a finalidade de instituir o "banco de horas". Antes da modificação da legislação apenas era possibilitada a criação de "banco de horas" quando houvesse Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho, ou seja, quando houvesse norma coletiva. 
O Acordo individual para criação de "banco de horas" só poderá ser feito se a compensação das horas positivas ou negativas ocorrer em prazo igual ou inferior a seis meses.
A legislação atual continua permitindo que sejam feitos Acordos Coletivos ou Convenções Coletivas de Trabalho fixando prazo de compensação das horas em um limite de dezoito meses.
A Compensação de horas e o "banco de horas" não pode ser confundido, pois a compensação é a possibilidade de compensar horas trabalhadas a mais ou a menos em uma semana, na semana subsequente.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I. 
B - Somente a afirmativa II. 
C - Somente a afirmativa III.
D - Apenas as alternativas I e III. 
E - Apenas as alternativas II e III. 
Questão 4 
O contrato de trabalho em via de regra deve ser contínuo, ou seja, ele deve ter continuidade, não podendo ser simplesmente interrompido quando as partes entenderem. Sendo que um dos princípios norteadores da legislação trabalhista é o principio da continuidade. Porém existem certas exceções que são previstas na própria legislação que fazem com que o contrato de trabalho possa ser interrompido ou até mesmo suspenso.
Com base no tema da continuidade da prestação laboral, analise as sentenças abaixo:
Suspensão do contrato de trabalho é uma das possibilidades trazidas pela legislação trabalhistas para que o contrato de trabalho seja paralisado, porém, nestas possibilidade há necessidade de recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, uma vez que o contrato continua ativo, porém, não há prestação de serviço ou salário.
Tanto nos casos de suspensão do contrato de trabalho e de interrupção do contrato de trabalho não é dada baixa na Carteira de Trabalho do empregado.
Os dias em que o empregado está com o contrato paralisado por conta de uma suspenção por motivo disciplinar não há pagamento de salário e nem recolhimento de INSS.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I. 
B - Somente a afirmativa II. 
C - Somente a afirmativa III. 
D - Apenas as alternativas I e III. 
E - Apenas as alternativas II e III
Questão 5 
Pedro e João trabalham em empresas que possuem carga horária totalmente diferente uma da outra, uma vez que a empresa de João possui um Acordo Coletivo de Trabalho com o sindicato da categoria que determina jornada de trabalho de 180 horas mensais.
De acordo com a legislação trabalhista vigente, é lícito que possa ser negociado entre empresa e sindicato ou sindicato e sindicato jornadas de trabalho, os quais podem ser realizados mediante Acordo Coletivo de Trabalho ou Convenção Coletiva de Trabalho.
De acordo com a jornada de trabalho, analise as sentenças abaixo:
Com a jornada estabelecida de João, o mesmo trabalha 6 horas por dia.
Com a jornada estabelecida de Pedro, este trabalha 6 horas por dia.
A jornada de trabalho de 220 horas é equivalente a uma uma jornada de 8 horas diárias.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I. 
B - Somente a afirmativa II. 
C - Somente a afirmativa III. 
D - Apenas as alternativas I e III. 
E - Apenas as alternativas II e III.
Questão 6
O trabalhador autônomo é aquele que não possui registro em carteira de trabalho, que é vinculado através da prestação de serviço e não da relação empregatícia formal. 
A legislação traz requisitos para que uma relação seja considerada de emprego, bem como traz os requisitos para um trabalhador ser considerado como autônomo. Um dos requisitos para ser considerado como autônomo é a própria autonomia na prestação de serviço. 
De acordo com o conhecimento adquirido nas videoaulas e o livro da disciplina, avalie as afirmações a seguir: 
Um dos requisitos para ser considerado como autônomo é a prestação de serviço ser realizada sem subordinação.
O trabalhador autônomo pode ser eventual ou não, podendo trabalhar diariamente em uma empresa e ser considerado com autônomo.
O trabalhador autônomo não tem direito a contribuição previdenciária, porém, tem direito ao décimo terceiro salário.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I é verdadeira
B - Somente a afirmativa II é verdadeira
C - Somente a afirmativa III é verdadeira
D - Apenas as alternativas II e III são verdadeiras
E - Apenas as alternativas I e II são verdadeiras
Questão 7
João da Silva trabalha na Metal e Ltda, sendo vendedor interno da empresa, com uma jornada de trabalho de 44 horas semanais e remuneração de R$2.000,00 (dois mil reais) por mês. Sendo que iniciou na empresa há mais de 2 (dois) anos, sendo um funcionário exemplar
da empresa, não tendo atrasos, faltas e sendo considerado um excelente vendedor.
Ocorre que João começou a ter problemas com um dos funcionários recém contratados da empresa e após uma discussão que os dois tiveram dentro da empresa João não foi mais trabalhar, faltando ao trabalho por mais de 40 dias, sem dar qualquer explicação.
Com base na história trazida, analise as consequências que poderão ser impostas.
Quando João retornar para a empresa, terá que assinar a rescisão como se tivesse feito pedido de demissão uma vez que não foi trabalhar por mais de 30 dias.
Quando João retornar para empresa, terá que assinar a rescisão na modalidade de demissão sem justa causa, por iniciativa do empregador.
A empresa poderá aplicar justa causa a João por abandono de emprego por ter faltado mais de 30 dias.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I.
B - Somente a afirmativa II.
C - Apenas as alternativas I e III.
D - Somente a afirmativa III.
E - Apenas as alternativas II e III.
Questão 8
Um dos grandes avanços e conquistas dos direitos trabalhistas é referente ao trabalho da mulher, sendo a legislação modificada inúmeras vezes para a criação de dispositivos que trazem igualdade de gênero e de adoção de medidas a resguardar a saúde e integridade da mulher. De acordo com a legislação de proteção a igualdade, analise as sentenças abaixo:
A legislação trabalhista proíbe que sejam criadas vagas de trabalho voltadas a um gênero em específico, porém, é permitido que no anúncio seja determinada a profissão.
A legislação trabalhista não permite que para que seja realizada uma contração a empresa exija atestado de gravidez ou até mesmo de esterilidade.
A legislação trabalhista obriga que antes que seja realizada jornada extra, a mulher tenha 15 minutos de intervalo, só assim, poderá iniciar a jornada extra.
Assinale a alternativa correta:
A - Somente a afirmativa I.
B - Somente a afirmativa II.
C - Somente a afirmativa III.
D - Apenas as alternativas I e II.
E - Apenas as alternativas II e III.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando