Buscar

O processo de outsourcing da Administracao de RH

Prévia do material em texto

O processo de outsourcing da Administração de RH é irreversível e afeta alguns setores de negócio, como e por que este paradigma influência a missão e estratégias das organizações no Brasil.
O QUE É?
Contratação de serviços de outras empresas, são atividades-meio da empresa relacionadas com estratégias do contratante. Em vez de contratar e desenvolver uma equipe inteira, preocupando-se com treinamentos e infraestrutura para um setor não relacionado à atividade-fim da empresa, ela contrata um outsourcing e permite que conduza todos os processos do setor.
Muitas vezes os profissionais contratados trabalham dentro da empresa, porém sem manter vínculo empregatício com a contratante.
O outsourcing funciona como uma troca. O profissional oferece o seu conhecimento técnico e a empresa processos, cultura organizacional e outros fatores que geram, como resultado, um trabalho mais eficiente.
DIFERENÇA ENTRE TRECERIZAÇÃO E OUTSOURCING
No outsourcing a contratação está relacionada a serviços que exigem alta qualificação.
Já na terceirização, normalmente, a opção é a escolha para atividades mais práticas, como é o caso de serviços gerais, segurança, manobrista, jardinagem, etc. A terceirização prioriza a contenção de gastos na empresa referentes a encargos trabalhistas.
RH COM OUTSOURCING
A área de recursos humanos possui muitos processos burocráticos, como os processos de rescisão de contratos, geração de folha de pagamento, entre outros. 
O outsourcing consegue auxiliar a empresa nessas tarefas e assim permitir que a equipe possa se concentrar em atividades mais estratégicas. 
Como, por exemplo, a identificação de gaps de competências, ou a identificação de high potentials.
Vantagens do outsourcing
Deu para ter uma clareza sobre como esse recurso é usado pelas empresas, certo? Mas, ele traz alguns benefícios que justificam ainda mais o seu sucesso. 
Experiência
Com a transformação digital, as mudanças surgem a todo o momento nas mais diversas áreas do mercado.
Também é muito difícil manter seus profissionais atualizados em todos os segmentos da empresa, principalmente naqueles que não são a atividade-fim. 
Contar com o outsourcing significa que a sua empresa terá profissionais especializados no segmento de atuação contratado que poderão solucionar problemas. 
Esses profissionais estão normalmente atualizados com as novidades do mercado e podem ajudar bastante a empresa com novas ideias e inovações. 
Redução de custos operacionais
Ainda que não seja o seu objetivo principal, na prática, a contratante também percebe uma redução nos custos.
Isso porque as despesas trabalhistas, de treinamentos, recrutamento e seleção e até mesmo de aquisição de equipamento ficam por conta da contratada. 
Ao longo do tempo, a empresa percebe enormes vantagens financeiras com a redução dessas despesas. 
Aumento da produtividade
Com a expertise dos profissionais contratados, os serviços prestados tornam-se altamente eficientes. 
Isso porque cada colaborador poderá trabalhar com aquilo que lhe compete, o que, normalmente, está alinhado com a sua área de conhecimento.
Sem esquecer de mencionar que a troca de conhecimento com a empresa de outsourcing aumentará ainda mais o desempenho das atividades, melhorando a eficiência e, claro, a produtividade.
Essa também será uma preocupação da empresa contratada, já que a produtividade deve ser uma de suas metas. 
Foco no core business
A principal diferença entre terceirização e outsourcing está entre os tipos de serviço direcionado às empresas.
A de outsourcing estará mais focada no core business do negócio, dando opções para uma tomada de decisão mais direcionada ao crescimento do empreendimento. 
Essa empresa estará dedicada a melhorar o desempenho da contratante, que colherá os frutos que possibilitará, inclusive, a escalabilidade
Escalabilidade e flexibilidade
Com as constantes mudanças do mercado e necessidade de adaptar o negócio rapidamente, o outsourcing traz essa flexibilidade à empresa. 
A empresa contratante ganha tranquilidade para adaptar as soluções ao volume do negócio, bastando renegociar com a empresa contratada o aumento ou a redução dos serviços oferecidos.
Isso evita custos trabalhistas e estruturais, além de proporcionar muito mais agilidade para se adaptar às oscilações do mercado.
Aumento da vantagem competitiva
Redução de custos operacionais, o acesso à experiência profissional qualificada e aumentar a produtividade.
Esses aspectos geram vantagens competitivas em relação às outras empresas do mesmo segmento de atuação. 
Processos padronizados
Com o domínio sobre os serviços contratados, a empresa de outsourcing consegue planejar e desenvolver os processos de maneira mais otimizada e padronizada, cumprindo as melhores práticas do mercado. 
Além disso, pode mensurar e analisar os resultados de suas ações, demonstrando os dados para a contratante.
Desvantagens do outsourcing
Ainda que seja um importante suporte para a empresa contratante, o outsourcing possui algumas desvantagens que necessitam ter atenção. 
Menor controle 
A empresa que contrata os serviços de outsourcing precisa ter atenção para não se afastar completamente dos processos desenvolvidos externamente. 
É importante manter-se ciente e no controle dessas atividades sempre para evitar se tornar dependente da contratada.
Integração de sistemas 
Um dos possíveis problemas do outsourcing, que pode ser remediado com um alinhamento logo no início da contratação, é a integração entre sistemas, práticas e métodos utilizados pelas partes. 
Algumas vezes, será preciso que a empresa se adéque a um padrão do mercado, outras vezes, a contratada deverá se adequar às demandas do contratante. 
Nos dois casos, pode haver dificuldades nessa integração. Por isso, é fundamental um alinhamento prévio.
Conhecimento sobre o negócio
Os profissionais contratados no outsourcing são especialistas em suas áreas de trabalho, mas não terão expertise no negócio do contratante. 
Dependendo do caso, podem acontecer problemas no momento de planejar projetos, mas que também podem ser resolvidos com uma boa análise. 
Menos dedicação ao negócio
O outsourcing não utiliza funcionários da empresa contratante, por isso, pode haver menos motivação e dedicação ao negócio do que se o colaborador. 
Mas, com um bom trabalho de gestão de pessoas, é possível evitar esse problema. 
Segurança
Um dos principais problemas do outsourcing está relacionado à segurança das informações, já que será necessário dar acesso a terceiros aos dados da empresa. 
Contar com práticas atualizadas de acesso e segurança minimiza esses riscos.

Continue navegando