Buscar

Genealogia do cuidado humano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Genealogia do cuidado humano – Estudo dirigido
 
 
Estas são questões elaboradas a partir do texto Antropologia Filosófica de Henrique Vaz ( texto base) As perguntas, são de caráter amplo e abordam os assuntos que serão abordados na Avaliação Parcial( AP1). Responda estas questões e serás feliz!
1- Qual a pergunta fundamental da Antropologia e por que continua a ser atual?
 A antropologia filosófica lida com questões existenciais e metafísicas acerca da natureza humana. Subdivide essa questão fundamental em vários temas, como identidade, pessoalidade, livre-arbítrio e determinismo, constituição humana, natureza humana, psique, mente, dentre outros. 
 
2. Em sua concepção de homem a antiguidade estabeleceu três linhas interpretativas. Quais são elas e como se caracterizam?
 teologia estuda as religiões num contexto histórico, pesquisando e interpretando os fenômenos e as tradições religiosas, os textos sagrados, a doutrina, o dogma e a moral e sua influência nas diversas áreas do conhecimento, especialmente nas ciências humanas, como na Antropologia e na Sociologia.
A Antropologia é a ciência que estuda o homem em sociedade, as culturas humanas, os comportamentos e costumes sociais; enfim, a principal característica da Antropologia é o interesse pela diversidade de modos de viver da humanidade.
Cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo (Cosmos, em grego). Atualmente, a cosmologia é uma vertente de estudos da Astronomia que lida diretamente com a origem do Universo por meio do uso de aparelhos tecnológicos e de cálculos físicos avançados.
3. Explique porque na linha teológica o humano se caracteriza pela relação de adoração e inveja de Deus (ou dos deuses)?
 Porque Deus é nossa referência, perfeição que nós não temos 
4. O que é a linha cosmológica?
A cosmologia é o estudo da origem e da composição do Universo (cosmos, em grego). A cosmologia estuda o Universo, a sua organização e a sua origem.
5. Na linha antropológica os homens podem ser vistos como oposição entre Apolo e Dionísio. O que significa isso?
Apolo representa as forças de ponderação e autodomínio, podemos trazer Dionísio como seu antípoda, completo oposto. Deus estrangeiro, asiático e misterioso, Dionísio representa a potência de ruptura e dissolução das fronteiras.
6. Qual a importância da noção de alma (psyché) para a caracterização do humano, no mundo antigo? 
É através da alma que o homem conhece, segundo Platão. O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.
7. Como a idéia de excelência, ou virtude (Areté) ajuda a definir o humano? Qual a excelência da(o) enfermeira(o)?
Cada atividade humana, prática, possui uma areté particular. No domínio político, além da deliberação, Aristóteles expõe a noção de phronesis. Esta última é a excelência do líder político.
É essencial que você possa articular-se claramente através de meios verbais e não verbais.
8. Quais foram e qual a importância das idéias diretrizes elaboradas pelos sofistas e que influenciaram, em muito, a visão ocidental de homem?
A) A ideia de que existe uma natureza humana distinta, com seus predicados próprios. Aqui, os sofistas antecipam aquilo que os modernos chamaremos de cultura, como uma segunda natureza.
•B) Defenderam o conceito de história como narrativa sobre os fatos do agir humano. A história humana é construída pelos próprios homens.
•C) A ideia de que há uma oposição entre convenção( nomos) e natureza(physis) na organização da cidade( polis) e na orientação do agir humano. A vida humana é regulada pela convenção e não pela natureza.
D) A defesa do individualismo relativista, com a descrença na verdade independente do homem. “O homem é a medida de todas as coisas”, dizia Protágoras, o principal entre os sofistas;
•E) A ideia de desenvolvimento progressivo da  da cultura;
•F) A ideia de que o ser humano é um ser de carências e necessidades naturais que a cultura deve suprir, ou seja, o rompimento com a ideia de perfeição da natureza.
•G) A ideia do ser humano como um ser dotado de logos(racionalidade). O humano é um zoon logikon, um animal pensante que é capaz de persuadir, de argumentar e isso o diferencia dos demais seres. Esta noção se tornou fundamental e se consolidou como a principal característica do ser humano, até começar a ser questionada  na contemporaneidade.
9. Discorra sobre a proposição feita pelos sofistas de que o humano se caracteriza pela existência de uma natureza humana especial, estabelecida pela oposição entre convenção (nomós) e natureza (physis).
A definição de alma para os sofistas é de uma natureza passiva e podia ser modelada pelo conhecimento que vem do exterior. Isso é muito importante para a prática que eles exerciam, pois, se as pessoas possuem almas passivas, elas podem ser convencidas de qualquer discurso proferido de forma encantadora.
10. Quais as principais características da antropologia socrática?
O homem como ser racional capaz de conhecer-se a si mesmo, capaz de refletir e estabelecer procedimentos que o levem a verdade. Definição das virtudes morais e virtudes políticas. As ideias e práticas que norteiam o comportamento dos seres humanos.
11. Quais as principais características da antropologia platônica?
A antropologia platônica pode ser conceituada um apanhado no qual se embasam os princípios pré-socráticos do relacionamento dos indivíduos com o kósmos, os princípios sofísticos do indivíduo como ser de cultura (paideia) designado à vida política, e o legado predominante de Sócrates do “homem interior” e da “alma”
12. Quais as principais características da antropologia aristotélica e em que se diferencia da platônica?
Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.
13. Como o cristianismo estabelece a função e o sentido da existência humana? Qual o papel do homem, no mundo, em relação a Deus?
A religião, por um lado, é vivência e encontro do homem com o sagrado; por outro lado, é resposta deste homem aos apelos de Deus na história do mundo. Todos os credos religiosos devem fazer e dizer a dignidade da pessoa. Ferir a dignidade da pessoa é ferir a Deus. Violar direitos Humanos é uma ação que produz a morte.
O homem foi criado segundo a vontade divina, cabe a ele progredir rumo à perfeição à qual foi chamado. Nesse empenho, o Espírito Santo tem uma função especial.
14. O que muda na concepção renascentista de homem em relação à concepção medieval-cristã? Qual a visão que a modernidade renascentista passa a ter do homem e de seu corpo?
No renascimento, o pensamento medieval excessivamente teocêntrico, cede lugar a uma cultura voltada para os valores do indivíduo o antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do universo.
O antropocentrismo foi uma das características mais marcantes do Renascimento, pois ela colocava o homem como centro do universo e a mais perfeita obra de criação da natureza, em detrimento do pensamento medieval, no qual a religião era o centro de tudo.

Continue navegando