Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de Literatura Hispano-Americana 
- Exercício do Conhecimento -
Questão 1 de 5
O conto “A galinha degolada,” de Horácio Quiroga, narra a história de um jovem casal em busca da construção de uma família, com foco em seus filhos e em como esses acabam sendo acometidos por uma doença:
“O mais velho tinha doze anos e o menor, oito. Em todo seu aspecto sujo e miserável, notava-se a falta absoluta de um mínimo cuidado maternal. Esses quatro idiotas, no entanto, tinham sido um dia o encanto de seus pais. Com três meses de casados, Manzzini e Berta orientaram seu estreito amor de marido e mulher, mulher e marido, para um futuro muito mais vital: um filho. Que maior felicidade para dois apaixonados que essa honrosa consagração de seu carinho, libertado já do vil egoísmo de um mútuo amor sem objetivo algum e o que é pior para o amor mesmo, sem esperanças possíveis de renovação?”
QUIROGA, Horácio. A galinha degolada. Apud: ALMEIDA, V. Literatura Hispano-Americana. Curitiba: Fael, 2018, pp. 28-29.
A partir de todo o contexto do conto, bem como do trecho selecionado, pode-se perceber que na prosa de Quiroga o que sobressai: 
A - é uma estética romântica, em que o narrador idealiza o casamento ideal, bem como os filhos desse matrimônio como exemplos de felicidade suprema.
B - é uma estética extremamente realista, em que o narrador não poupa o leitor dos detalhes, seja do ponto de vista da descrição, seja no ponto de vista do sentimento das personagens. Resposta correta
C - é uma estética barroca, em que o narrador privilegia aspectos ligados às contradições do ser humano, sobretudo da relação entre o plano terreno e o celestial. 
D - é uma estética realista, em que a relação do homem com a terra é central: desde os hábitos interioranos, até o desejo por uma vida em um ambiente mais pastoril.
E - é uma estética romântica, em que o narrador privilegia o ponto de vista mais objetivo ao narrar tudo o que permeia a relação do casal com os filhos. 
Questão 2 de 5
É muito comum que termos como hispano-americano e latino-americano sejam vistos como sinônimos. Por mais que sejam termos que possuam similaridades, possuem sentidos diferentes. Assinale a alternativa que apresenta corretamente informações a respeito dos termos. 
A - Hispano-americano é um termo que está relacionado aos povos que possuem como origem a colonização europeia oriunda da Península Ibérica.
B - Latino-americano é o termo utilizado para definir os povos que têm como origem a colonização espanhola.
C - Latino-americano e hispano-americano são termos relacionados à colonização espanhola em países da América do Sul. 
D - Latino-americano é um termo relacionado à colonização portuguesa na América.
E - Hispano-americano está relacionado aos países de língua espanhola. Já latino-americano possui relação com todos os países que utilizam línguas românicas (latinas). Resposta correta
Questão 3 de 5
“Neste sentido, a tradução cultural empreendida pelos escritores hispano-americanos situa-se entre a cultura ocidental, seus códigos e valores, e a cultura pré-hispânica e/ou a cultura oriental, preenchendo um espaço intersticial, que reflete algo maior: o desejo de completude. A prática tradutória se revela assim em sua dupla vertente: como a busca de uma linguagem pura, por meio da qual se alcançaria, então, uma cultura plena. Aludindo à imagem benjaminiana, a multiplicidade cultural da América Hispânica é como os fragmentos de um cântaro quebrado (Ibid, p. 293.), que apesar de diferentes entre si, se correspondem enquanto partes de um todo, cabendo ao escritor/tradutor resgatar a sua unidade através da tradução.”
DIOGO, Rita de Cássia M. A LITERATURA HISPANO-AMERICANA
COMO VIA DE TRADUÇÃO CULTURAL. Disponível em: http://www.filologia.org.br/viicnlf/anais/caderno09-01.html. Acesso 20 jan. 2020.
O conceito de literatura hispano-americana já foi muito discutido, inclusive já houve discussão a respeito se essa literatura, de fato, existe. A respeito dessa problemática, assinale a alternativa correta: 
A - A literatura hispano-americana pode ser considerada em conjunto unicamente pela língua utilizada. 
B - A literatura hispano-americana possui como característica a língua, a cultura de origem espanhola e tendências estéticas que podem ser consideradas um sistema literário. Resposta correta
C - A literatura brasileira pode ser considerada parte da literatura hispano-americana, já que está inserida no mesmo continente.
D - A literatura hispano-americana pode ser considerada como conjunto pela temática que apresenta, já que autores de países diferentes trataram de temas em comum, em momentos diferentes da história. 
E - A literatura hispano-americana não possui uma identidade definida. Isso faz com que não se possa utilizar o termo como forma de definição da produção literária dos países de língua espanhola. 
Questão 4 de 5
O termo “Barroco” possui origem francesa e foi escolhido para denominar o período literário que leva esse nome, devido às características que a palavra representa e que estão associadas à produção literária assim denominada. Assinale a alternativa que corresponde ao sentido que o termo foi empregado em relação à estética literária barroca.
A - O Barroco possui uma estética em que predomina a clareza, formas simples e clássicas.
B - O Barroco possui uma estética em que predomina a simplicidade, uso de formas cotidianas e imagens ligadas à vida religiosa.
C - O Barroco possui uma estética em que predomina formas clássicas, o jogo claro-escuro e a vulgaridade.
D - O Barroco possui uma estética em que predomina o exagero, o ornamento e oposições. Resposta correta
E - O Barroco possui uma estética em que predomina temas nacionais, uso de figuras de linguagem e linguagem coloquial.
Questão 5 de 5
Cabeza de Vaca é um dos principais autores que escreveram sobre a América, logo após o seu descobrimento, por Cristóvão Colombo:
“Depois que Deus nosso Senhor permitiu salvar-se Álvar Nuñez Cabeza de Vaca do cativeiro de dez anos na flórida e voltar a estes reinos no ano do Senhor de 1537, onde ficou até o ano de 1540, chegaram a esta corte de Sua Majestade pessoas do Rio da Prata, informando sobre a armada de D. Pedro de Mendoza que para lá tinha sido mandada e sobre as dificuldades que passavam, suplicando fosse mandado socorro antes que todos perecessem.”
Cabeza de Vaca, apud SOARES, Olavo. O andarilho das Américas (Cabeza de Vaca). Ponta Grossa: UEPG, 2009, p. 119.
Os textos produzidos por esse autor e outros contemporâneos nem sempre podem ser considerados literatura. Porém, pela relevância histórica, são textos que, além de estudados, permanecem como obras de referência. Os textos de Cabeza de Vaca são considerados: 
A - Narrativas de estrangeiros. 
B - Crônicas narrativas.
C - Narrativas descritivas.
D - Crônicas de viajantes. Resposta correta
E - Descrições sobre as Américas.