Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DE IMPACTO AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA (AOL5) 
 ALUNO: Jorge Almeida Rodrigues
 MATRICULA:01439042
 POLO: Feira de Santana
 CURSO:Gestão Ambiental 
 DISCIPLINA: Avaliação de Impactos Ambientais
 PROFESSOR(A) : Taciana Martins Barbosa
Fazendo uma analise da temática que se referem as três questões, analisando primeira questão, referente as informações sobre o comunicado ao povo indigenas, podemos afirmar que a empresa não realizou uma consulta pública, de interesse do público alvo que são comunidades indígenas do alto e médio Tapajós, e por falta dessa consulta pública resultou em uma grande manifestações do povo indígenias daquela localidades em especial povo Munduruku, contra a invasões dos seus territórios.
Já referente a segunda questão, se os órgãos governamentais cumpriram o seu papel no processo de avaliação de impacto ambiental, infelizmente pelo ponto de vista os orgãos governamentais não cumpriram com os processo de avaliação de impacto ambientais.Segundo Bittencourt, Marcus vínicios (2006 on-line)
A Constituição Federal de 1988 determinou em seu art. 225, § 1º, IV,
que incumbe ao Poder Público “exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade”. Nesse estudo, avaliam-se todas as obras e todas as atividades que possam causar séria deterioração ao meio ambiente
 Sendo assim é de conhecimento que o poder público tem a obrigação de solicitar a qualquer empreedimento por força da lei os estudo dos impactos ambientas de qualquer atividades ou instalação que seja potencialmente relevante poluidora ou que possa causar uma grande degradação ao meio ambiente.
 Os estudos de impactos ambientais é umas das principais ferramentas de proteção para meio ambiente, é um instrumento por sua vez tem ser transparente de facil entendimento e apos sua elaboração é necessário sua publicação para conhecimento do público alvo, e essa publicação tem como objetivo comunicar e convocar todas as comunidades envolvida para participar de uma audiência pública, com a presença das autoridades envolvidas com a finalidade avaliar os impactos ambientais venha causar a toda a população e ao ecossistema.
E analisando a terceira e ultima questão, sobre o fato de os indígenas solicitarem uma audiência pública, o órgão governamental e as empresas estão cumprindo o seu papel no processo de licenciamento ambiental. É de fato os indígenas esta solicitando uma audiência publica. Segundo Silva Gabriel( 2018 on-line)
A Constituição encarrega-se de definir as terras tradicionalmente ocupadas, no §1o do artigo 231: “São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.”
Sabemos que é direito constitucional que assegura, proteção á biodiversidade e sociodiversidade do patrimônio dos povos indígenas, e todas comunidades indígenas tem assegurado pela nossa legislação o uso das suas terras usufruindo dos recurso naturais e recurso genéticos dentro do seu território e cabe de direito da comunidade indígenas daquela localidade dá autorização ou não acesso de terceiro, aos recursos existentes localidade, e caso venha ter permissão acesso a esses recursos é preciso criação de mecanismo legais de compensações. Conforme artigo publicado pelo Ibama (2020 on-line)
As licenças ambientais são atos administrativos pelos quais o órgão ambiental estabelece as condições, restrições e medidas de controle e monitoramento ambientais que deverão ser cumpridas pelo empreendedor—o responsável pelo projeto/empreendimento/atividade/obra licenciados. De modo geral, podem ser emitidas as licenças e autorizações ambientais relacionadas a seguir, sem prejuízo de outros atos autorizativos definidos em demais regulamentos
 sendo assim o órgão governamental e as empresas tem obrigação de cumprindo o seu papel no processo de lincenciamento ambiental. 
O desenvolvimento desse texto permitiu compreendesse essa temática 
REFERÊNCIAS 
Bittencourt,Marcos Vinicíus. Estudos de impaacto ambiental,2006, on-line: Disponivel em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2587/Estudo-de-impacto-ambiental, Acesso em: 23 mai 2022
Ibama. Licenciamento Ambiental Federal, 2020 on-line: Disponivel em http://www.ibama.gov.br/laf/sobre-o-licenciamento-ambiental-federal, Acesso em: 23 mai 2022
Silva,Gbriel. O Estatuto do Índio Frente á Constituição Federal de 1988, 2018? On-line: Disponivel em: https://gabriel2052.jusbrasil.com.br/artigos/237423120/o-estatuto-do-indio-frente-a-constituicao-federal-de-1988, Acesso em : 23 mai 2022

Continue navegando