Buscar

Atividade 1 Interacao Clinica Patologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 1 Interação Clínica Patológica
As células e os tecidos estão organizados e capacitados a desempenhar funções necessárias à manutenção da vida do indivíduo. Dependendo do estímulo, pode ocorrer a adaptação necessária. O termo degeneração (alteração subletal) refere-se a alterações celulares que não matam a célula, deixando-as com as funções diminuídas. Essas alterações podem ser reversíveis ou evoluir para a morte celular. Pode ocorrer ou não acúmulo de substâncias no citoplasma. Uma causa comum de degeneração celular é a anóxia. UNICAMP. Patologia Geral - DB-301, Unidade 1 - Princípios de Patologia / Semiologia. [S.l], [S.d].
Disponível em: https://w2.fop.unicamp.br/ddo/patologia/db301_patologia_geral.htm#unidade1. Acesso em: 15 maio 2020.
Cite os quatro sistemas principais da célula que, quando alterados, podem causar a morte celular (lesão irreversível). Além disso, correlacione essas respostas celulares aos principais mecanismos envolvidos na gênese dessas alterações.
Bons estudos!
Resposta:
Os quatro sistemas principais da célula para a adaptação celular são a hipertrofia, a atrofia, a hiperplasia e a metaplasia. Onde tem como função manter seu funcionamento fisiológico ou escapar e se proteger de possíveis de lesões.
A atrofia ocorre quando há uma diminuição ou contração do tamanho celular, onde aumenta o processo autofágico, passando a digerir as próprias organelas para usar como fonte nutricional ou pode responder uma má nutrição crônica. 
Na hipertrofia há um aumento nos tamanhos das células e no tamanho do órgão afetado, como por exemplo as células do coração e dos rins. Geralmente estas células possuem capacidade limitada de se dividir. Causado ou pelo aumento da estimulação hormonal específica sobre esse órgão ou pelo aumento da demanda funcional em decorrência de ajustes sistêmicos na tentativa de manter a homeostase orgânica. 
A hiperplasia ela é caracterizada por um aumento do número de células devido à proliferação de células diferenciadas e substituição por células tronco do tecido, uma resposta adaptativa em células capazes de replicação. Esta proliferação celular é estimulada por fatores de crescimento que são produzidos por vários tipos celulares.
A metaplasia é uma alteração reversível na qual um tipo celular adulto, epitelial ou mesenquimal é substituído por outro tipo celular adulto. Uma célula sensível a determinado estresse é substituída por outro tipo celular mais capaz de suportar o ambiente hostil. Um dos efeitos é resultar em redução das funções ou tendência aumentada para transformação maligna. 
Entendendo isso, importante salientar que a lesão celular ocorre quando uma célula submetida a um estresse excessivo e não consegue se adaptar fisiologicamente, quando está exposta a agentes nocivos, ou quando ocorrem anormalidades intrínsecas prejudiciais.
Quando uma célula se lesiona pode ocorrer ou uma recuperação que é uma lesão reversível ou podem morrer que é uma lesão irreversível. A lesão irreversível são alterações morfológicas relacionadas a morte celular, as quais podem ocorrer o aumento da célula, a retração e fragmentação do núcleo e extravasamento de seu conteúdo, gerando uma necrose. 
A necrose se caracteriza pelo o tamanho celular aumentado, tendo alterações nucleares, membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia. Já a apoptose é uma via de morte celular que ela é induzida por um programa intracelular altamente regulado no qual as células que estão destinadas a morrer ativam enzimas específicas que degradam seu DNA nuclear e proteínas citoplasmáticas. 
Esses estímulos que levam a lesão celular são causados por: 
1- hipóxia ou privação de oxigênio-> dificulta a respiração celular e leva a lesões sérias na célula. Podendo levar a Isquemia.
2- agentes químicos-> podendo ser toxinas ou venenos ou agentes potencialmente tóxicos. Ex: inseticidas, fungos, insetos, álcool e drogas ilícitas.
3- agentes infecciosos-> vírus, bactérias, fungos e/ou protozoários.
4- reações imunológicas -> doenças autoimunes, reação anafileatica e etc..
5- defeitos genéticos 
6- alterações nutricionais.
 Essas substâncias nocivas agem nas mitocôndrias, por poder romper e dificultar a produção de ATP; no DNA e na sua expressão gênica; nas membranas por causar danos tanto a membrana plasmática como na lisossômica; e desequilíbrio na homeostasia do cálcio.
Bibliografia: http://www2.ufac.br/geralpat/lesao-e-morte-celular
https://www.infoescola.com/citologia/lesoes-celulares/
https://www.sanarmed.com/adaptacoes-do-crescimento-celular-hipertrofia-hiperplasia-atrofia-metaplasia-e-diferenciacao-colunistas

Outros materiais