Buscar

Quest Cultura do Arroz (respondido)

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Lavras Departamento de Agricultura
Lívia karine Pereira
QUESTIONÁRIO – AULA PRÁTICA MELHORAMENTO DA CULTURA DO ARROZ
1. Discuta, por que a produtividade média do arroz de terras altas ou sequeiro, no Brasil, é cerca de 3 vezes inferior às estimativas obtidas no sistema de arroz inundado ou várzea.
RESPOSTA: 
O arroz é uma planta que requer muito abastecimento de água e possui um alta produtividade quando produzido por inundação ou áreas de várzea. Todavia ele é também é produzido por sequeiro, mas não é seu ambiente favorito, o que dimunui significativamente a sua produtividade e gera um aumentanto com os gastos com nutrição e irrigação, por muitas das vezes.
2. Quais são os cinco maiores estados produtores de arroz no Brasil? E qual o sistema de cultivo, predominante, que empregam em cada um deles?
RESPOSTA: 
 Rio Grande so Sul – sequeiro
 Santa Catarina – sequeiro
 Tocantins – arroz inundado
 Mato Grosso – sequeriro 
 Pará – arroz inundado 
3. Enumere seis objetivos dos programas de melhoramento de arroz no Brasil e, apresente os desafios a serem enfrentados pela cultura de arroz de terras altas.
RESPOSTA: 
O aumento da produtividade, resistência a pragas e doenças, melhorar a qualidade dos grãos, criar cultivares que tolerem o estresse hídrico e a criação de cultivares mais altas. Dentre os principais desafios podemos destacar a o estresse hidrico, competição com plantas daninhas, ocorrência de doenças, preço dos fertilizantes, entre outras.
4. Por que, é possível a obtenção e comercialização de sementes híbridas de arroz, mesmo a espécie sendo autógama?
RESPOSTA: 
Pois F1 da linha R ou linha A, produzem poléns viaveis e sementes, permitindo a utilização para o plantio comercial através da fecundação cruzada.
5. Discuta como o arroz “clearfield” poderá contribuir para aumentar a área cultivada com a espécie Oryza sativa no Brasil.
RESPOSTA: 
É uma éspecie super-precoce e tolerante ao estresse hídrico e é um hibrido, uma cultivares de terras altas. Nesse caso pode se ter uma mutação, que confere ao arroz a resistência aos herbicidas do grupo químico das imidazolinonas, parecido com oq acontece com a soja e milho rr , sendo possível fazer aplicações desses herbicidas em pós emergência da cultura.
Capaz de diminuir o valor da produção, aumentar a produtividade de 11 a 12t/ha e resulta em maiores retorno para os produtores.

Continue navegando