Buscar

A4 - Reproducao Assistida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 4 – Reprodução Assistida
Questão 1
A técnica de inseminação artificial pode ser subdivida em coito programado e inseminação intrauterina (IIU). É considerada de baixa complexidade por exigir pouca ou nenhuma manipulação de gametas em laboratório, por ser pouco invasiva e de menor custo financeiro e psicológico para os envolvidos. A inseminação artificial é indicada para casais com problemas de infertilidade sem causa definida, que possuem boa quantidade de espermatozoides e de oócitos viáveis.
Dentre as alternativas a seguir, marque a correta.
Resposta correta: A lIU pode ser realizada em consultório ginecológico sem a necessidade do uso de anestésicos. A paciente é colocada em posição de exame e os espermatozoides são depositados, através de um cateter, no colo do útero.
Questão 2
A FIV é o tratamento de reprodução humana mais utilizado atualmente, sua definição mais básica diz que é um processo de fecundação que ocorre de maneira extracorpórea, dentro do laboratório. É uma técnica que tem sido muito disseminada por aumentar consideravelmente as chances de fecundação e gravidez. A fecundação pode ser realizada usando sêmen e óvulos próprios ou de terceiros, através da fecundação natural do óvulo pelos espermatozoides ou pela introdução de apenas 1 espermatozoide dentro do óvulo.
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I - FIV clássica não necessita de estimulação hormonal ovariana, punciona-se os folículos disponíveis;
II - FIV com ICSI coleta apenas 1 óvulo durante a punção para fecundação com 1 espermatozoide;
III - FIV com ICSI é indicada para homens e mulheres com infertilidade severa;
IV - FIV clássica ocorre em laboratório com a colocação do óvulo em contato com milhões de espermatozoides. 
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta: III e IV.
Questão 3
A técnica da fertilização in vitro vem se tornando mais conhecida desde 1978, após o nascimento de Louise Brown, o primeiro “bebê de proveta” conhecido no mundo. De lá para cá, a técnica tem se desenvolvido e se disseminado, se tornando a última esperança de pessoas com algum tipo de infertilidade, que desejam ter filhos. Contudo esse “milagre” da reprodução assistida possui limitações, que podem ser nos espermatozoides, nos óvulos ou nos embriões produzidos.
Com relação a limitação de gametas e embriões podemos afirmar que:
Resposta correta: a avaliação morfológica do embrião analisa a quantidade de núcleos, o número e o tamanho das células com relação ao dia de desenvolvimento embrionário e a granulidade do citoplasma.
Questão 4
Leia o excerto a seguir.
“O 13° Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões (SisEmbrio) mostra que em 2019 foram realizados 43.956 ciclos de fertilização, um aumento de 800 ciclo em relação ao ano de 2018.”
AGÊNCIA Nacional de Vigilância Sanitária. Divulgado relatório sobre produção nacional de embriões. 25 mai. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/divulgado-relatorio-sobre-producao-nacional-de-embrioes. Acesso em: 1 out. 2021. 
Esses dados apontam o desenvolvimento e a ampliação do uso de técnicas de reprodução assistida, contudo, não separam a porcentagem de embriões gerados através das técnicas de FIV clássica e FIV com ICSI. Embora ambas se baseiem na fecundação em laboratório com procedimentos de alta complexidade, possuem semelhanças e diferenças importantes na hora da escolha da técnica.
Marque a afirmativa correta quanto às técnicas de FIV clássica e com ICSI.
Resposta correta: Ambas as técnicas usam oócitos aspirados produzidos por estimulação ovariana.
Questão 5
Por definição o desenvolvimento embrionário é a sucessão de eventos que ocorrem após a fecundação do oócito pelo espermatozoide. São eventos de divisão e diferenciação celular, que permitem a formação de tecidos, órgãos e sistemas. O desenvolvimento do embrião compreende os processos de segmentação, gastrulação e organogênese. O processo de segmentação, também conhecido como clivagem, compreende desde as primeiras divisões celulares até a formação do blastocisto. 
Sobre o processo as etapas do processo de clivagem, podemos afirmar que:
Resposta correta: a partir da 3a clivagem ocorre compactação das células, onde os blastômeros de unem por junções de oclusão e promovem a segregação das células externas com as internas.
Questão 6
Após a fecundação, seja pela técnica de FIV clássica ou FIV com ICSI, o embrião passa a ter o seu desenvolvimento monitorado pelo laboratório com o uso de Time-lapse e de um sistema de classificação. Até o momento da transferência, aqueles embriões com o melhor grau de desenvolvimento serão selecionados. Uma das classificações é quanto ao número de blastômeros presentes em cada etapa do desenvolvimento embrionário do 1º ao 5º dia. 
Quanto ao número de blastômeros em cada dia do desenvolvimento embrionário, podemos afirmar que:
Resposta correta: o embrião com 16 blastômeros é chamado de mórula. 
Questão 7
Após a fecundação do oócito com o espermatozoide em laboratório, vem a fase do desenvolvimento embrionário, com análises e estudos quanto à saúde dos embriões gerados. Após a seleção dos embriões de melhor qualidade, chega a hora crucial da transferência desses embriões para o útero materno. Segundo o CFM, mulheres com até 37 anos podem ter 2 embriões implantados de uma só vez, enquanto mulheres com mais de 37 podem receber o implante de 3 embriões. 
As alternativas a seguir falam sobre a seleção dos melhores embriões para transferência, mas somente uma alternativa contém informações corretas.
Resposta correta: A fragmentagao pode causar danos aos blastomeros, com risco de inibição de crescimento, tendo como consequência risco de morte celular programada, anomalias cromossômicas e deficiência na produção de
ATP.
Questão 8
Atualmente, a transferência de embriões é considerada um dos grandes entraves nos processos de reprodução assistida. Grande parte do seu desenvolvimento é feito através de parâmetros morfológicos acompanhados por microscópio e pelo monitoramento através da time-lapse. Porém o sucesso de uma gestação vai muito além da seleção de um embrião saudável. 
Com base no processo de transferência de embriões, assinale a alternativa correta.
Resposta correta: No caso da mulher ter endométrio fino, antes da transferência dos embriões, ela é submetida a um tratamento de 2 semanas com estrogênio até que o espessamento seja satisfatório.
Questão 9 
O primeiro indivíduo a nascer a parir de embriões congelados data de 1984. Desde então, começou uma grande corrida nos centros de reprodução assistida para o desenvolvimento dos melhores protocolos de criocongelamento. Atualmente, dois métodos se destacam a criopreservação lenta e a vitrificação, porém a vitrificação vem sendo considerada a técnica mais promissora, já sendo utilizada na maior parte dos procedimentos de criopreservação. 
Considere as afirmativas abaixo sobre os processos de criopreservação.
I - A vitrificação significa “transformar em vidro” e tem como vantagens a redução rápida da temperatura da amostra, com uso de altas concentrações de crioprotetores;
II - O congelamento lento é o método mais moderno de criopreservação, onde a temperatura vai sendo reduzida bruscamente;
III - A vitrificação, por usar altas concentrações de crioprotetor, tem como vantagem o aumento da viabilidade dos materiais biológicos;
IV - O congelamento lento, por diminuir a temperatura de forma gradual e lenta, tem como desvantagem a maior formação de cristais de gelo, que podem prejudicar a viabilidade das células.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta: I e IV. 
Questão 10
Define-se criopreservação como sendo uma técnica capaz de conservar células a uma temperatura de -196 ºC. Em reprodução humana, é uma técnica muito usada para manter gametas, embriões e tecidos gonadais para que possam ser usadas posteriormente. Muitas mulheres vêm optando por congelar seus oócitos, seja por problemas de saúde, como câncer, ou para manterem a qualidade dos seus óvulosem uma gestação tardia. 
Entre as alternativas a seguir, marque a correta sobre a criopreservação de oócitos.
Resposta correta: A vitrificação é a técnica mais indicada para o congelamento de oócitos devido a quantidade de líquido presente dentro da célula e a necessidade de desidratação rápida para evitar a formação de cristais de gelo.

Outros materiais