Buscar

Crise econômica mundial

Prévia do material em texto

UNIJORGE
CRISE ECONÔMICA MUNDIAL
MANOEL DOS SANTOS SILVA JUNIOR
ANÁLISE ECONÔMICA DE MERCADO
SALVADOR - BA
2022
MANOEL DOS SANTOS SILVA JUNIOR
ANÁLISE ECONÔMICA DE MERCADO
Crise econômica mundial
 
Crises não são acidentes! São “gestadas” dentro da dinâmica do próprio sistema capitalista. Podem ocorrer por excesso de confiança, pela incerteza nos rumos da economia ou até mesmo ser desencadeada por especulações. Independentemente das causas, uma crise tende a extrapolar fronteiras geográficas, alastrando-se pelo mundo, impondo uma reestruturação na condução da política econômica de cada economia.
 
Texto
O Índice Down Jones de 1921 até 1929 subiu vertiginosamente. Acreditando que o mercado sustentaria uma alta permanente dos preços, corretores chegavam a emprestar até 2/3 do valor das ações para que seus compradores pudessem seguir investindo na bolsa. Muitos utilizaram hipotecas e todas suas economias para comprar ações, pois não acreditavam que o crash seria possível. Após 3 de setembro de 1929, dia em que o Índice Down Jones atingiu seu pico, 381.17 pontos, a Bolsa de Valores começou a apresentar uma crescente volubilidade. Nos dias que se seguiram, foram registrados períodos de grande volume de vendas de ações, intercalados por uma alta nos preços, e uma leve recuperação. A indústria automobilística percebeu, em meados de 1929, que seus revendedores não dispunham de meios para absorver mais carros.
 
Decidiram por um corte severo na produção, reduzindo as encomendas de borracha, cobre, vidro e aço. Essa drástica redução na produção alertou os especuladores mais atentos, que descarregaram os papéis da United States Steel. A siderúrgica assistiu a suas ações em queda livre na Bolsa, por todo o mês setembro de 1929.
 
A perspectiva da diminuição dos dividendos dessas companhias fez com que esses títulos sofressem uma enorme depreciação no seu valor no período de setembro a novembro. Em outubro de 1929, o impensável aconteceu. No dia 24, posteriormente conhecido como “quinta-feira negra”, um número aproximado de 12,9 milhões de ações foi vendido em apenas um dia.
 
Por todo o final de semana, os eventos foram largamente noticiados na imprensa americana. Em 29 de outubro de 1929, que ficou conhecida por “terça-feira negra”, a quebra se revelou inevitável.
 
O pânico tomou conta dos investidores, e mais de 15,6 milhões de ações foram vendidas até o final do dia. O mercado norte-americano somou uma perda de US$ 14 bilhões. A crise teve um efeito em cadeia na economia americana, levando ao desemprego, ao congelamento de empréstimos, à falência de empresas e à queda dos lucros — o período conhecido como a Grande Depressão, combatida mais tarde pelo New Deal do presidente Roosevelt.
Fonte: Estadão.
 
Esquema
  
Fonte: <https://juizofinal.wordpress.com/2009/02/06/entenda-a-evolucao-da-crise-que-atinge-a-economia-dos-eua (Links para um site externo.)>. Acesso em: 17 fev. 2018.
 
Com base no texto e no esquema apresentados responda as questões solicitadas:
a) Descreva o contexto de cada crise da economia mundial, identificando as principais causas e os desdobramentos para a geopolítica mundial.
b) Disserte sobre as políticas implementadas no Brasil para a superação de cada crise.
RESPOSTA
a)
· 1929: "O Crack de 29° ou "A Grande Depressão"
Teve início em 1928 nos EUA com a decadência dos preços agrícolas.
No ano de 1929, a Bolsa de Nova York afundou.
No período de três anos, o PIB dos EUA despencou quase cinquenta por cento.
Foi alterada a legislação primordial da bolsa.
Adotaram a lel "Securities Exchange Act (1934) que criou a Comissão de Valores
Mobiliários (SEC).
· 2008-2009:"A Grande Recessão" ou "A crise dos subprimes"
Uma vez que a crise de 1929, essa foi a mais grave.
Inaugural nos EUA, a crise monetária como decorrência das inadimplências em empréstimos subprime (créditos de alto risco), findou com os grandes gigantes financeiros do país. 
Esse cenário levou o presidente George W. Bush, e logo depois, o presidente Barack Obama, a lançarem uma intervenção em três etapas em massa…
A segunda parte oferecida por Obama, foi aplicar cerca de US$ 787 bilhões em investimentos e infraestruturas, educação e emprego.
A terceira fase também oferecida por Obama, foi reconstruir os mercados financeiros.
b)
· Em 1929:
A condição financeira do Brasil era transparente e praticamente exportava um único produto: café.
O Governo investiu milhões de sacas dos lavradores, simplesmente para incinerar o produto.
A administração elaborada foi: Ampliar a despesa púbica para injetar dinheiro na veia da economia, focando na formação de novos empregos.
· Em 2008-2009:
A economia do Brasil se diversificou e exporta dezenas de produtos, o café perdeu um pouco de interesse na exportação e o minério de ferro tornou-se o produto mais exportado, continuado pelo petróleo e logo depois pela soja e seus derivados, respectivamente.
A política implementa foi qual à de 1929, mudando o foco: Aumentar o gasto público para injetar dinheiro na veia da economia, com foco no resgate do sistema financeiro.
REFERENCIAS:
https://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1068130-5602,00-CRONOLOGIA+DAS+CRISES+FINANCEIRAS+MAIS+GRAVES+DESDE+A+GRANDE+DEPRESSAO.html

Continue navegando