Buscar

Crise econômica mundial

Prévia do material em texto

Centro Universitário Jorge Amado
Bacharelado em Administração
Aluna: Tatiana Marques Gomes
Análise econômica e mercado
Salvador
2020
Crise econômica mundial
Crises não são acidentes! São “gestadas” dentro da dinâmica do próprio sistema capitalista. Podem ocorrer por excesso de confiança, pela incerteza nos rumos da economia ou até mesmo ser desencadeada por especulações. Independentemente das causas, uma crise tende a extrapolar fronteiras geográficas, alastrando-se pelo mundo, impondo uma reestruturação na condução da política econômica de cada economia.
Com base no texto e no esquema apresentados responda as questões solicitadas:
A) Descreva o contexto de cada crise da economia mundial, identificando as principais causas e os desdobramentos para a geopolítica mundial.
- 1929: "O crack de 29" ou "A grande depressão"
Teve o seu início em 1928 nos Estados Unidos, com a queda dos valores agrícolas. Já em 1929, a bolsa de Nova York afundou e em três anos, o PIB dos Estados Unidos despencou quase pela metade. Foi mudada a legislação básica da bolsa e foi adotada a lei "Securities Exchange Arc", em 1934, que criou a Comissão de Valores Mobiliários (SEC).
- 2008-2009: "A grande recessão" ou "A crise dos subprimes".
Desde a crise de 1929, essa foi a mais grave. Originada nos Estados unidos, a crise financeira foi um resultado das inadimplências em empréstimos subprime, “créditos de alto risco”, acabou com os gigantes financeiros do país, e essa situação levou o presidente George Bush, e depois o presidente Barack Obama, a lançar em uma intervenção em três etapas em massa do Governo na economia dos Estados Unidos.
A primeira etapa da intervenção foi dada para estabilizar o sistema financeiro com cerca de US$ 700 bilhões. Seu sucessor converteu a medida e lançou um plano de recompra de ativos “tóxicos” para sanear os balanços bancários.
A segunda etapa dada por Obama, foi investir cerca de US$ 787 em investimentos e infraestrutura, educação e emprego.
A terceira etapa, também dada por Obama. foi reformar os mercados financeiros.
B) Disserte sobre as políticas implementadas no Brasil para a superação de cada crise.
- 1929:
A economia do Brasil era simples e praticamente exportava um único produto: café. O governo comprou milhões de sacas de agricultores, simplesmente para incinerar o produto. A política implementada foi: aumentar o gasto público para injetar dinheiro na veia da economia, como foco da geração de empregos.
- 2008-2009:
A economia do Brasil se diversificou e exporta dezenas de produtos, o café perdeu a importância na exportação e o minério de ferro tornou-se o produto mais exportado, seguido pelo petróleo e depois pela soja e seus derivados, respectivamente.
A política implementada foi igual a de 1929, Mudando o foco: aumentar o gasto público para injetar dinheiro na veia de economia, com foco no resgate do sistema financeiro.
Referências:
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1068130-5602,00-CRONOLOGIA+DAS+CRISES+FINANCEIRAS+MAIS+GRAVES+DESDE+A+GRANDE+DEPRESSAO.html 
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/10/veja-diferencas-e-semelhancas-da-atual-crise-economica-e-de-1929.html

Continue navegando